Diversos 11/06/2021

6 Cuidados a serem tomados na hora de obter visto para outros países

6 Cuidados a serem tomados na hora de obter visto para outros países | Rotunno Cidadania
Já sabemos o passo a passo de como tirar o visto para a segunda nacionalidade em outros países, porém, devemos tomar alguns cuidados na hora de obter o visto para outros países. Vamos mostrar quais precauções tomar na hora de solicitar outra nacionalidade.

Preencher o formulário

O primeiro passo na solicitação para tirar o visto é preencher o formulário DS-160, nele estão todas as informações sobre o requerente, dados da viagem, motivo e muito mais.

Algumas dicas importantes na hora de preencher esse formulário:

  • Não preencha com pressa, por ser um questionário extenso e detalhado, invista seu tempo e paciência nele;
  • O documento devem ser preenchidos por todos que participarão da viagem, inclusive as crianças;
  • Anote as informações importantes, como por exemplo a pergunta de segurança e o número da DS-160 (application ID);
  • Depois do envio do documento não será possível corrigir ou alterar qualquer informação no formulário, por isso revise bem antes de despachar;
  • Leve todos os documentos necessários para fazer a comprovação na entrevista, sendo assim, declare apenas coisas que podem ser comprovadas;
  • Não coloque informações desnecessárias, responda as perguntas de forma direta.

Solicitar o tempo errado do visto

Por incrível que pareça esse é um erro muito comum. Existem vários tipos de visto para o mesmo país – para visitantes de negócios, estudantes, jornalistas, trabalhadores temporários e intercambistas – por isso é preciso ver exatamente qual se adequa melhor a viagem que irá fazer e se você atende a todos os pré-requisitos necessários.

Esquecer um documento

Todo o processo para tirar o visto é bem burocrático, requer diversos documentos e tempo a investir. Entretanto, o esquecimento de algum desses documentos pode provocar a reprovação para a entrada em outro país. Os documentos precisam ser levados pelo requerente do visto para a entrevista agendada. Antes de sair de casa confira se você possui todos eles.

Não mostrar o percurso completo da viagem

Durante a entrevista no consulado do país de destino, os profissionais podem querer conferir qual será a rota completa de sua viagem – isso inclui todos os países pelo qual irá passar. As passagens e reservas de todos os pontos do trajeto que fará precisam ser citados para facilitar a aprovação do visto. Para quem vai visitar vários países durante a viagem, essa etapa é extremamente importante.

Durante a entrevista

A entrevista já não é uma tarefa fácil, mas algumas atitudes tomadas durante a conversa com os agentes do consulado podem dificultar o processo de autorização do visto.

Insegurança durante a entrevista

É normal ficar um pouco nervoso durante a entrevista, já que é ela que irá definir se o processo para sua viagem será concluído ou não. Porém, é importante manter a calma durante a entrevista. Responda todas as perguntas que o agente fizer, todas com muita clareza e de forma direta. Desse modo, as chances de aprovação para seu visto serão maiores.

Excesso de confiança

O contrário também pode ser prejudicial. Ser muito confiante durante a entrevista pode passar um ar de arrogância de que conseguirá a permissão para realizar a viagem, por mais que você esteja confortável e saiba o que responder durante a entrevista, lembre-se de que nada é certo. Por isso seja você mesmo sem parecer desrespeitoso com o agente do consulado.

Informações demais

Responda as perguntas de forma simples e direta, sem muita informação. Explicações demais durante a entrevista não devem ser feitas. Caso você comece a falar demais, o agente pode fugir da pauta de perguntas e a entrevista levará um tempo maior do que o necessário.

Ser desrespeitoso

Por mais que seja mais uma etapa burocrática entre tantas para finalmente conseguir o visto, a entrevista é extremamente importante. Então tenha atenção na roupa que irá escolher, optando para uma opção mais formal, mantenha o tom da entrevista leve e demonstre respeito à autoridade na sala. Desse modo a experiência da entrevista será mais branda.

Mencionar conhecidos no exterior

Mesmo que você conheça alguém que more no país em que irá visitar, evite falar isso na entrevista. Caso essa informação seja compartilhada, o agente pode ter algumas perguntas sobre ela, pedindo provas – com documentos, contrato de emprego e até comprovantes bancários dela. Fale apenas que o seu interesse é conhecer o país como um turista normal, assim não serão levantadas suposições e complicações para a retirada do visto.

Dizer que irá à trabalho

A não ser que seu visto seja específico de trabalho, não mencione que irá para o país trabalhar. Os vistos para turistas são exclusivos para visitar o país. Caso seja descoberto sua intenção de trabalhar, seu visto pode ser negado. Muito cuidado para quem você fala, se essa informação for descoberta na imigração, há chances de você ser preso, multado, deportado ou até mesmo banido indefinidamente daquele país. Leia também: qual o melhor destino para estudar inglês e trabalhar.

Chegar atrasado na entrevista

Quando você fizer a solicitação do visto, o consulado agendará um horário para a entrevista. É extremamente importante chegar no horário marcado, atrasos não são tolerados e você pode perder a chance de realizar a entrevista, tendo que reagendar. É recomendado chegar com um tempo de antecedência, assim evita imprevistos e você já saberá o caminho a ser percorrido. Agora que você já sabe quais são os cuidados que devem ser levados em consideração na hora de obter seu visto para outro país é preciso apenas seguir todas as recomendações ditas anteriormente. Pesquise e contrate também uma consultoria especializada. A empresa saberá todas as coordenadas que devem ser feitas para ter seu visto o mais rápido possível. Agora você já tem o conhecimento de alguns cuidados na hora de tirar o visto, contrate uma consultoria especializada para auxiliar no processo. Erros e falta de informações podem ocasionar um tempo maior e prejuízo financeiro. A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada e pode te ajudar com esse processo. Entre em contato conosco.

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.