Cidadania Italiana 03/09/2019

AIRE Italiano: como se inscrever?

AIRE Italiano: como se inscrever? | Rotunno Cidadania

Conquistar a cidadania italiana é o sonho de muitos brasileiros. Porém, o caminho para conquista não é fácil a ser trilhado. Ao se tornar cidadão de outro país, é preciso cumprir uma série de direitos e obrigações. Entenda agora o que é o AIRE italiano, a importância, como e quando a inscrição deve ser feita.

O que é o AIRE italiano? 

O AIRE italiano (Cadastro de Italianos Residentes no Exterior) é uma das obrigações do cidadão maior de idade que pretende residir fora da Itália por um período superior a um ano. É válido para quem nasceu na Itália, teve a cidadania italiana reconhecida ou foi naturalizado.

Além de realizar a inscrição, que deve ser individual, é preciso manter atualizado sempre. Portanto, em caso de mudança de endereço, nascimento de filhos, casamento ou separação, divórcio ou viuvez, alteração de nome, interdição, entre outros, o consulado deve ser informado.

Como se inscrever no AIRE italiano? 

Antes de mais nada, para realizar a inscrição no AIRE italiano, o cidadão deve entrar no site do consulado italiano da região, baixar o formulário do requerimento no formato PDF e preenchê-lo com todos os seus dados. É necessário conferir questões em relação a documentação e já digitalizar tudo para ser anexado.

Assim que completar com todas as informações, o formulário deve ser encaminhado ao mesmo consulado italiano, juntamente com os documentos que forem requisitados.

Aire italiano - Guia Completo

Quais são os documentos necessários para realizar a inscrição no AIRE italiano? 

Não há uma regra sobre quais documentos devem ser encaminhados para a inscrição no AIRE italiano, portanto é necessário em contato com o consulado competente para obter maiores informações. Normalmente, os documentos requisitados são:

√ Formulário de requerimento de AIRE preenchido

√ Comprovante de residência recente em nome do requerente

√ RG

√ Certificato di cittadinanza (certidão de cidadania)*

*Se não tiver esse certificado, uma cópia do passaporte italiano ou da carta d’Identità (carteira de identidade italiana) podem substituí-lo.

A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior

Qual é o prazo de registro no AIRE?

É obrigação do cidadão realizar a sua inscrição AIRE no consulado italiano da sua circunscrição no país em que irá estabelecer residência por mais de 6 meses. O prazo para deferimento da inscrição é de até 180 dias da data do pedido.

Aire italiano inscreva-se

Quais são as punições para cidadãos italianos sem AIRE?

Cidadãos italianos que vão viver no exterior por mais de um ano podem ter seus direitos de cidadão privados, como a impossibilitar de solicitar ou renovar passaporte e documentos de identidade. O mesmo vale para quem realizou todo o processo na Itália.

Para evitar esse tipo de transtorno, empresas especializadas contam com serviço de atualização do AIRE para os seus clientes no qual realizam tal procedimento.  A Rotunno Immigration Solution & Business oferece o melhor atendimento e o melhor preço do mercado. Entre em contato com o nosso time comercial para obter mais informações.

Leia mais sobre quais os custos retirar a cidadania italiana.

Veja o conteúdo completo no vídeo a seguir:

Conheça agora a Rotunno e mantenha seu AIRE atualizado

Somos uma empresa especializada em processo imigratórios e assessoria jurídica. Podemos te ajudar com a inscrição no AIRE italiano e com a atualização do momento. Também trabalhamos com processos de cidadania portuguesa, americana, alemã, brasileira ou espanhola.

 

Leia também outras notícias

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania

    Leia mais

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leia mais

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.