Reconhecimento da Cidadania Italiana por descendência – Jure Sanguinis

O reconhecimento da cidadania italiana por descendência tem sido bastante procurada por brasileiros. O motivo disso é que no país existem 30 milhões de pessoas com antepassados italianos.

Porém, é preciso reforçar que independentemente do direito de sangue, o requerente da dupla cidadania deve ter a ciência de que se trata de um processo administrativo.

Isso significa que uma série de documentos são exigidos para comprovar ligação com o descendente. Como precisam ser traduzidos por um tradutor público e passar pelo apostilamento de Haia, é aconselhável contar com a ajuda de um especialista em imigração para que tudo ocorra corretamente.

Para saber tudo sobre o reconhecimento da cidadania italiana por descendência, leia o texto a seguir. Vamos esclarecer todos os detalhes sobre.

Cidadania Italiana por descendência

Quem tem direito a cidadania italiana por descendência?

Pesquisas apontam que cerca de 15% da população brasileira está apta a solicitar a cidadania italiana por reconhecimento. Ou seja,  30 milhões de pessoas poderão dar andamento nos processos.

Alguns pontos precisam ser observados para entender se a solicitação é válida ou não.

• É importante investigar se o antepassado abriu mão da sua nacionalidade no momento da imigração. Caso sim,  será necessário entender se foi antes ou depois do nascimento do filho. Se aconteceu antes, a transmissão de nacionalização não foi feita, então, consequentemente, o requerente atual não tem direito;

• Verifique a data de nascimento do antepassado, caso seja mulher. Isso, porque até 1° de janeiro de 1948, as pessoas do gênero feminino não tinham o direito de transmitir a cidadania. Caso seja seu caso, você precisará entrar com um processo judicial exigindo o reconhecimento;

• Pesquise se o antepassado faleceu após 17 de março de 1861. A Itália passou pelo processo de unificação em 1861, então para que o reconhecimento seja válido, essa informação é muito importante. Para os antepassados que residiam na região de Veneto, o falecimento precisa ocorrido após 22 de outubro de 1866.

É importante lembrar, no entanto, que não basta o requerente ter a descendência, é necessário comprovar através da documentação para que os órgãos responsáveis validem a dupla nacionalidade. As certidões precisam estar apostiladas e serem traduzidas por um tradutor público.

Cidadania italiana via advogado

É comum ouvir histórias de brasileiros que esperaram cerca de 10 anos para que a cidadania fosse reconhecida através do consulado no Brasil. Por isso, muitas pessoas buscam caminhos alternativos para que esse processo aconteça de uma forma mais rápida.

Visto que realizar o processo via comune, ou seja, diretamente na Itália, pode ser muito custoso (em média, R$ 45 mil reais) e demanda muita disponibilidade (em torno de quatro meses em solo europeu), um excelente caminho é apostar no processo de cidadania via judicial.

Existe uma lei italiana que exige que a aprovação de um descente seja reconhecida em até dois anos. Como as filas estão enormes, o prazo não está sendo cumprido. Com isso, é possível entrar com uma ação no Tribunal de Roma.

O primeiro passo para isso é solicitar  junto ao Consulado Italiano no Brasil a cidadania. Com o comprovante da solicitação em mãos, basta entrar em contato com um advogado habilitado e preparar a ação judicial.

Confira as listas de documentos necessários:

• Registro de nascimento do antepassado;
• CNN ou Certidão Negativa de Naturalização;
• Certidão de casamento e óbito, originais;
• Procuração judicial;
• Protocolo ou comprovante de inscrição.

Além dos prazos menores, quando o requerente faz a opção de reconhecimento da cidadania italiana por descendência via judicial, os advogados serão os responsáveis por resolver tudo em nome do requerente.

O processo poderá ser acompanhado via aplicativo da justiça italiana (Giustizia Civile).

A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior

Realizando o procedimento com uma empresa especializada

Ao contratar uma equipe especializada, o requerente terá todo o auxílio para a busca de documentação, tradução e apostilamento, além de contar com apoio no preenchimento da solicitação e orientações gerais referentes ao processo movido no Tribunal de Roma.

A Rotunno Immigration Solutions & Business conta com advogados experientes no assunto. Podemos realizar seu processo com maior assertividade.

Quanto custa tirar cidadania italiano? Entenda melhor

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira