Diversos 21/02/2022

Dia do Imigrante Italiano - Data comemora a chegada dos italianos no Brasil

Dia do Imigrante Italiano - Data comemora a chegada dos italianos no Brasil | Rotunno Cidadania


Hoje é comemorado o “Dia do Imigrante Italiano”, a data foi criada pela Lei Federal 11.687 e sancionada em junho de 2008 pelo ex-presidente José de Alencar, em forma de agradecimento pelas contribuições dos imigrantes ao Brasil.


Confira nesse post o contexto histórico da criação da data!

O contexto histórico

Em 21 de fevereiro de 1874, atracava em Vitória (ES) o navio La Sofia contendo os primeiros imigrantes italianos que chegavam ao Brasil, 18 dias em alto-mar e havia na embarcação 386 trentinos e vênetos, que saíram da Europa por conta de uma crise que assolava o continente na época.


A região de Vêneto, aonde veio 30% dos imigrantes, vivia entre a fome e a miséria, sendo que a única alimentação de muitos era somente polenta.
Em contrapartida, a situação no continente americano parecia diferente, o que motivava os italianos se mudarem para lá em busca de uma vida melhor, tendo também a motivação de virarem grandes proprietários agrícolas.


No Brasil, a imigração foi subvencionada, o governo do país pagava as passagens dos imigrantes, a fim de usá-los como mão de obra barata, em vista que esse período foi logo após o abolicionismo.
O principal estado a receber os imigrantes italianos foi a província de São Paulo, devido ao crescimento de suas plantações de café, contabilizando mais de 1 milhão de imigrantes italianos.


Imigração Italiana influenciou na cultura do Brasil

A imigração italiana no Brasil, cresceu de tal maneira que os seus costumes se mesclaram com a cultura brasileira, criando assim uma miscigenação. A religiosidade e a culinária estão entre os maiores fatores que se destacam dessa integração.


Em 1914, o time de futebol Palestra Itália (atualmente, Sociedade Esportiva Palmeiras) foi criado a fim de aproximar e unificar os imigrantes italianos, aos moradores da cidade de São Paulo.


Segundo o Consulado da Itália no Brasil, atualmente existe aproximadamente 25 milhões de descendentes italianos vivendo no país, sendo o lugar com maior número de descentes italianos fora da Itália.

Para saber mais, assista o vídeo completo da explicação no Youtube

Você é descendente italiano e quer ir em busca de sua cidadania italiana? Entre em contato com a Rotunno Immigration Solutions & Business, especialista em processos de imigração e cidadania italiana.

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.