Diversos 20/09/2020

O que é apostila de Haia e quanto custa?

Apostila de haia | Rotunno Cidadania

A Apostila de Haia é uma das grandes aliadas de brasileiros que pretendem morar no exterior ou fazer negócios internacionais. Você já sabe do que se trata?

Possivelmente, um dos mais importantes acordos firmados entre nações, a apostila é um recurso que simplifica e desburocratiza o reconhecimento de documentos fora do país de origem.

A medida é relativamente recente para nós. Foi somente em 2015 que o Brasil passou a ser parte do tratado que reúne mais de 100 países. Por isso, muitos não a conhecem.

Neste artigo, explicamos do que se trata e o quanto custa para realizá-la. Vamos lá?

Apostila de Haia: origem e membros

A Apostila de Haia é um certificado cuja finalidade é autenticar um Documento Público no exterior, estabelecido pela Conferência da Haia de Direito Internacional Privado (HCCH) – organização intergovernamental de caráter global. Trata-se de um selo ou carimbo emitido por autoridades competentes.

Cada país pode nomear uma autoridade de sua escolha para coordenar e regulamentar o apostilamento. No Brasil, a tarefa foi designada ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

A autenticação é feita exclusivamente entre países signatários do acordo. Para saber quais são, confira a lista de participantes no site da CNJ.

Para que serve a Apostila de Haia?

A Apostila de Haia é uma forma ágil e simples de fazer com que documentos brasileiros no exterior e documentos estrangeiros no Brasil tenham reconhecimento legal mútuo. Lembrando que isso é feito apenas entre os países signatários.

Além de agilizar a obtenção de dupla cidadania, a certificação também facilita transações comerciais e jurídicas. Isso, porque reúne todos os dados que tornam um Documento Público válido no exterior em um único certificado.

Documentos aptos ao apostilamento

Nem todos os documentos podem ser apostilados. Assim como a seleção de autoridades competentes, cada país determina, particularmente, quais serão válidos para o processo. Confira quais são no Brasil:

  1. Atos Notariais;
  2. Documentos Administrativos;
  3. Documentos provenientes de autoridade, como de Ministério Público, ou funcionário vinculado a qualquer alçada do país, como um escrivão de direito;
  4. Declarações oficiais, como vistos e menções de registo;
  5. Diplomas escolares.

Sendo assim, a Apostila de Haia não abrange:

  1. Documentos consignados por agentes diplomáticos ou consulares;
  2. Documentos administrativos de caráter mercantil ou alfandegário;
  3. Documentos destinados a países não signatários da Convenção de Haia.

Documentos eletrônicos são válidos?

Sim, documentos eletrônicos podem ser apostilados. As regras disso, no entanto, são um tanto diferentes.

O documento deve ser emitido em formato compatível ao sistema do CNJ e seguir os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-Ping), além de assinado por meio de certificado digital.

Caso não esteja assinado ou for incompatível para upload, a autoridade responsável deverá imprimir o registro em papel, com:

  1. Justaposição da data e hora da autenticação;
  2. Indicação do site de confirmação,
  3. Confirmação da assinatura digital;
  4. Selo de autenticidade.

Como fazer o apostilamento?

Para que um documento receba o selo da Apostila de Haia, basta encaminhá-los a um cartório ou tabelionato autorizado pelo CNJ. Acesse o site oficial para saber qual é o mais próximo de você.

A certificação concede duas vidas: uma física e outra eletrônica (na plataforma E-Apostila). A primeira é colada ou apensada ao documento, enquanto a segunda é registrada em sistema próprio para controle e consulta.

A autoridade apta a receber a documentação podem fazer requisitos adicionais, como contratar os serviços de um tradutor juramentado.

Tradução Juramentada X Apostila De Haia

Tradução juramentada (ou Tradução Pública) é um serviço que traduz oficialmente o conteúdo de um documento original para outro idioma. Responsável por atribuir existência legal à papéis estrangeiros, mas não os substitui.

Como cada país determina seu próprio processo, a tradução pode ser requerida ou não. Diante disso, recomenda-se consultar o consulado ou embaixada do país de destino antes de encaminhar a documentação.

No Brasil, por exemplo, o tradutor juramentado é imprescindível para o Apostilamento de Haia.

Qual é o preço da Apostila de Haia?

Cada cartório e tabelionato determina seu próprio valor e forma de pagamento para o serviço. Felizmente, foi firmado um acordo que instituiu os mesmos valores a nível estadual, embora variem de estado para estado.

Confira o valor da tradução (data base: 2020) por estado a seguir:

Unidade Federativa Valor (em R$)
SANTA CATARINA 39,80
Acre 42,50
Rondônia 36,49
Distrito Federal 47,30
Ceará 42,10
Amazonas 43,20
Piauí 47,19
Rio de Janeiro 49,98
Alagoas 50,00
Rio Grande do Sul 50,32
Espírito Santo 50,86
Amapá 51,30
Bahia 54,24
Tocantins 56,49
Goiás 57,80
Rio Grande do Norte 62,27
Paraíba 62,70
Sergipe 65,08
Pernambuco 77,46
Mato Grosso 78,54
Mato Grosso do Sul 83,70
Maranhão 85,40
Paraná 90,30
Minas Gerais 103,00
São Paulo 107,10

Em quanto tempo um documento é apostilado?

O tempo necessário para o apostilamento varia de cartório para cartório, visto que depende exclusivamente da demanda de cada um. A boa notícia é que há um limite legal de 5 dias para a entrega.

Por outro lado, a Apostila de Haia, em si, não tem um prazo de validade. Apesar de não prolongar a validade dos documentos apostilados. Contanto que o registro seja válido, o selo também será!

Conclusão

Neste texto explicamos que a Apostila de Haia é a validação de documentos estrangeiros no Brasil e vice-versa, atribuindo reconhecimento mútuo à atos notariais, documentos administrativos e autoridades credenciadas, declarações oficiais e até diplomas escolares.

A depender do país pretendido para o apostilamento, pode ser necessário ou não fazer a tradução juramentada, sendo que no Brasil é um serviço indispensável para a validação.

Caso precise de ajuda com a Apostila de Haia, confira a Rotunno Immigration Solutions & Business.

Trabalhamos de forma personalizada para assistir todo e qualquer processo imigratório, e com o maior custo-benefício do mercado. Solicite um orçamento já!

Leia também: Como validar um diploma em Portugal, nos EUA e Canada.

Also read other news

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Read more

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Read more

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Read more

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.