Cidadania Italiana 08/09/2021

Como atualizar o AIRE?

Como atualizar o AIRE? | Rotunno Cidadania

Atualizar o AIRE é muito importante caso você queira retirar seu visto italiano. Mas o que é o AIRE?

No post de hoje vamos explicar o que é preciso para retirar e atualizar o AIRE, além de falar da importância para quem deseja retirar a dupla cidadania europeia.

O que é o AIRE?

O AIRE ou Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero é um cadastro que é realizado com todos os dados dos italianos que moram fora da Itália. Ele é válido para aqueles que nasceram no País, tiveram o reconhecimento da cidadania italiana ou foi naturalizado.

Todo e qualquer residente italiano possui seu próprio número no Anagrafe do Comune e para aqueles que residem no exterior, possuem um AIRE no Consulado Italiano.

É importante salientar que cada consulado possui um cadastro de AIRE individual, nenhum desse documento no mundo é igual. Caso você já possua a cidadania italiana por um dos Consulados Italianos no Brasil, você já possui um AIRE.

É preciso ficar atento em sua atualização, já que o consulado atende apenas pessoas que possuem o cadastro e tenham ele atualizado.

Como atualizar o AIRE

A atualização do AIRE pode ser feito sozinho ou com a ajuda de uma empresa especializada. Cada consulado possui uma determinada maneira de trabalhar e para realizar a inscrição e atualização do AIRE.

Muitas vezes as inscrições podem ser feitas pelo próprio site do Consulado, é sempre válido consultar o mais próximo de você.

Documentos necessários

Cada consulado pede uma documentação diferente, por isso é preciso se informar na instituição mais próxima. Mas normalmente os que são requisitados para o AIRE italiano são:

  • Formulário de requerimento do AIRE preenchido;
  • Comprovante de residência recente com o nome do requerente;
  • RG;
  • Certidão de cidadania.

Caso não tenha a certidão, a cópia do passaporte italiano ou da carteira de identidade italiana podem fazer a substituição.

Atualização AIRE

A atualização do AIRE deve ser feita quando os cidadãos italianos não residem no país europeu.

O AIRE deve ser atualizado toda vez que:

  • Houver mudança de endereço;
  • Houver alteração do estado civil (como casamento ou divórcio);
  • Tiver filhos.

As atualizações devem ser feitas sempre que ocorrer alguma alteração de dados que necessitam ser registrados pelo Consulado. O prazo de alteração desses dados, quando houver a alteração de um deles, é até dentro de 90 dias.

A atualização do AIRE não é tão simples como parece, é necessário documentar toda e qualquer alteração que aconteça em sua vida. Caso tenha se divorciado e casado novamente, é preciso documentar no padrão consular todas as alterações.

Os documentos no padrão consular são:

  • Retirar a emissão em inteiro teor;
  • Tradução juramentada de todos os documentos;
  • Apostilamento de tudo.

Geralmente, os consulados do Brasil permitem remeter todas essas solicitações e documentos atualizados de algumas formas:

  1. Via correio;
  2. Via email;
  3. Via portal Fast It;
  4. Pessoalmente.

Prazo para a atualização

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Itália, há uma lei em que o consulado precisa finalizar todo o processo de inscrição e atualização do AIRE em até 180 dias, a partir da entrega física ou recebimento por e-mail dos documentos através do consulado italiano.

É muito importante lembrar que cada consulado trabalha de maneiras diferentes, por esse motivo é preciso consultar seu.

Custo de atualização

Todos os processos de atualização e inscrição não são cobrados pelos consulados, e também não possuem nenhum custo adicional para serem enviados.

Entretanto, há alguns custos envolvidos na produção dos documentos antes da entrega, isso apenas o consulado de sua escolha que poderá informar o valor exato do processo.

O que acontece caso o AIRE não seja atualizado

Vimos como é importante realizar a inscrição e atualização do AIRE caso você seja um cidadão italiano. Porém, o que acontece caso ele não seja atualizado com frequência?

  • Não é possível emitir um novo passaporte até o cadastro no AIRE estar atualizado no consulado;
  • Além de não poder retirar um novo passaporte, também não terá nenhum acesso a qualquer serviço consular;
  • Irreperibilità, ou seja, o cancelamento anagráfico do cidadão italiano;
  • Não será permitido o direito de voto nas eleições italianas, como em plebiscitos e referendos;
  • Não estará habilitado a enviar comunicações importantes ao consulado.

Agora que já sabe para que serve o AIRE e a importância de sua constante atualização, é necessário pensar em uma empresa especializada para ajudar com todo o procedimento.

Procurar uma empresa que facilite todo o processo para iniciar a retirada da sua cidadania italiana é essencial. Ela ficará responsável por toda a burocracia enfrentada e por todos os documentos que serão necessários para realizar a retirada do passaporte europeu.

A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter dupla cidadania ou múltipla nacionalidade, entre em contato com nossa equipe.

Also read other news

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Coronavírus - como a doença afeta o processo de cidadania italiana

    Read more

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Read more

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Reajuste na taxa de cidadania italiana pode chegar a 100% em 2020

    Read more

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.