Diversos 06/11/2019

Diferenças entre nacionalidade e cidadania: entenda

Diferenças entre nacionalidade e cidadania: entenda | Rotunno Cidadania

Afinal, existem diferenças entre nacionalidade e cidadania? Na maioria das vezes, esses termos são vistos como sinônimos, mas vamos te contar algo que você, provavelmente, não sabe: nacionalidade nem sempre garante uma cidadania.

Quer entender o motivo? Aprenda agora quais são as diferenças

Quais são as diferenças entre nacionalidade e cidadania?

O conceito de nacionalidade tem a ver com o pertencimento de alguém a um país. Sendo assim, deve haver vínculos históricos e culturais compartilhados. De acordo com o artigo 15º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade, no entanto, cada país define um requisito para isso.

Em geral, tem a ver com o direito de sangue (Jus sanguinis). Ou seja, por descendência. Portanto, se alguém tem um pai italiano, automaticamente pode solicitar a nacionalidade italiana.

A cidadania, apesar de estar relacionada à nacionalidade, é diferente. Juridicamente falando, só é considerado um cidadão aquele que possui direitos e deveres civis e políticos de um Estado. Conforme o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (DEDIHC), é "processo contínuo de construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária”.

Um exemplo de exercer a cidadania é através do voto eleitoral, que é um dever e um direito político de todo cidadão; cumprimento das leis; exercendo o direito de ir e vir. Em alguns países, a cidadania plena é comprometida devido a questões econômicas e políticas (como no caso de guerras civis).

Diferenças entre nacionalidade e cidadania

Então, como funciona o processo de cidadania estrangeira?

É normal, depois de entender ambos os significados, que haja confusão quando o assunto é solicitação de cidadania estrangeira.  Bom, nesses casos, nem sempre a dupla nacionalidade significa dupla cidadania. Vamos te explicar:

Em alguns países, como o México, uma pessoa nacionalizada só é considerada cidadão ao completar 18 anos. Isso, porque só a partir dessa idade é que deverá cumprir os direitos e deveres. Lembrando que a lei varia de país para país, portanto é importante conferir.

Como funciona a dupla nacionalidade/cidadania para brasileiro?

Segundo a  Constituição Federal, os brasileiros podem ter múltiplas nacionalidades/cidadanias caso a nacionalidade originária seja reconhecida por lei estrangeira ou quando a norma estrangeira impõe nacionalidade por processo de naturalização.

Vale a pena solicitar a cidadania de algum país?

Caso você tenha direito a solicitar a cidadania de um país estrangeiro, mas está com dúvidas se deve, a resposta é: não pense duas vezes. Com a dupla nacionalidade, você estará garantindo direito de morar e estudar sem precisar de visto. Se for de algum país europeu, então, você ganha direitos em 28 países da União Europeia e dispensa de visto consular para outros tantos.

Conheça a Rotunno Immigration Solution & Business

Quer conquistar a dupla cidadania? Você pode com uma ajudinha da Rotunno Immigration Solution & Business. Somos uma empresa especializada em processo imigratórios e assessoria jurídica. Podemos te auxiliar em todas as etapas do processo de nacionalidade, seja ela italiana, americana, portuguesa, alemã, brasileira ou espanhola. Adquira sua dupla nacionalidade de uma maneira mais fácil e com o melhor custo-benefício do mercado.

Also read other news

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Read more

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Read more

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Read more

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.