Estudar em Portugal: Quais os caminhos

Estudar em Portugal: Quais os caminhos | Rotunno Cidadania
Estudar em Portugal é um grande sonho para muitos brasileiros, devido à grande proximidade cultural que os dois países possuem. Além disso, o clima é muito parecido com o Brasil e possui um custo de vida menor quando comparado com outros países europeus. Muitos afirmam que, devido a língua ser muito parecida com a nossa, facilita os estudos e adaptação. O grande incentivo para os brasileiros é a burocracia simplificada de conseguir visto para Portugal, pois aqueles que permanecem no país por 90 dias, não precisam justificar a permanência. Para aqueles que pretendem estudar em Portugal, a grande notícia é que a nota do ENEM é considerada nas Universidade em Portugal, tanto para cursos de graduação, quanto para pós-graduação, mestrado e doutorado. As escolas e universidades portuguesas possuem ótimas avaliações. Os acordos com o Brasil e as diversas mudanças na legislação diminuíram as dificuldades em realizar o intercâmbio de estudantes. Quer saber mais sobre como estudar em Portugal? Confira o texto a seguir. Vamos te dar as principais dicas para concretizar seu sonho.

Quais são as melhores universidades para estudar em Portugal?

Portugal possui diversas universidades, algumas, inclusive, são reconhecidas internacionalmente. Geralmente, as de  Lisboa e Porto ganham destaque na área tecnológica e podem competir com instituições renomadas dos Estados Unidos e Londres. A Universidade de Coimbra, uma das mais prestigiadas e a mais antiga do país, disponibiliza mais de 600 vagas para brasileiros, e aceita o ENEM como requisito de ingresso, assim como a de Algarve, Aveiro, e o Instituto Politécnico de Porto, entre outras. No Brasil, muitas instituições possuem acordo com universidades portuguesas para a realização de intercâmbio no decorrer do curso, tendo um período estimado entre 6 a 12 meses. A CAPS, Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e o CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico, lançam editais para doutorado, incluindo estudos em Universidades Portuguesas de acordo com a experiência no Brasil.

Como participar do processo seletivo para ingressar em universidades de Portugal?

O ano letivo em Portugal tem início em setembro. Portanto é importante ficar de olho quando o processo seletivo irá abrir. Devido à grande procura por alunos estrangeiros, algumas até estão iniciando o ano letivo em dois períodos diferentes, assim como ocorre no Brasil. Pesquise o calendário da instituição de interesse para não perder as datas. Para conseguir estudar em Portugal, o primeiro passo é realizar o cadastro no site da universidade, acessar o link de inscrição, escolher o curso, preencher formulário, anexar documentos (pessoais, histórico escolar e nota do ENEM) e realizar o pagamento de uma taxa que pode chegar a 50 euros. Feito esse cadastro e inscrição, basta aguardar para que os responsáveis entre em contato. Para cursos de mestrado, é preciso apresentar o diploma universitário, e o seu currículo profissional, onde será avaliado seu perfil para a vaga. Em Portugal, existem muitas universidades renomadas.  Quanto mais famosa for, mais concorrido será o processo seletivo. validação de diploma

Quanto custa estudar em uma universidade portuguesa?

O valor das universidades portuguesas ficam em média 3 mil euros por ano. Devido a acordo firmados com o Brasil, também há a possibilidade de solicitar desconto. A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior. Junte-se a TransferWise

Vale a pena estudar em Portugal?

Uma das melhores maneiras para residir no país é através do visto para estudante em Portugal. Para conseguir, primeiramente, você deve ser aceito na universidade escolhida. Com isso, deve reunir toda documentação, ir até o local de solicitação de visto e pedir o de estudo em Portugal. Vale ressaltar que para fazer matrícula em instituições portuguesas, é preciso ter validação de diploma em Portugal . Ou seja, o seu diploma de qualquer grau precisa ser validado e legalizado no país, e esse processo é feito em cartórios no Brasil.

Conclusão

Com essas informações, podemos observar que realmente vale a pena estudar em Portugal, pois o custo de vida é baixo, a cultura e a língua são parecidas com a nossa, e a grande experiência de estudar fora do país, irá agregar muito em seu conhecimento. Leia também nosso artigo sobre quem tem direito a cidadania portuguesa. Se você precisa de ajuda com o processo ou para separar a documentação, conte com a Rotunno Immigration Solutions & Business. Somos especialistas em processos imigratórios e podemos te ajudar a resolver toda a burocracia com maior facilidade.

Also read other news

  • Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Governo de Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior

    Read more

  • Retificações documentais no processo de cidadania  - o que fazer? | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Retificações documentais no processo de cidadania - o que fazer?

    Read more

  • Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA

    Read more

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.