Diversos 02/09/2020

Visto de Investidor cresce 40% na pandemia

visto de investidor | Rotunno Cidadania

Conforme a consultoria britânica Henley & Partners, pessoas do mundo inteiro passaram a buscar novas possibilidades para obter um segundo passaporte, impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus. O visto de investidor,  que concede livre acesso àqueles que investem no território de um país estrangeiro, passou a ser um dos caminhos mais buscado para esse fim. Tanto que só no primeiro trimestre de 2020 foi registrado um aumento de 40%  no número de interessados.

Os programas podem ser de dois tipos: quando o investidor obtém a cidadania, com todos os direitos de uma pessoa nativa, ou o visto de investidor para residência provisória. Muitos países passaram a adotar a estratégia para fomentar a economia em regiões pouco povoadas ou que necessitem de investimentos para crescimento.

Visto de Investidor EUA

Os Estados Unidos, país com um dos programas mais complexos para se investir, frequentemente revisa novas políticas de incentivo ao visto de investidor (EB-5). Recentemente, circulou no congresso uma nova regulamentação que aumenta para US$ 900.000 dólares o investimento mínimo para obtenção do direito à residência.

Visto de Investidor Portugal

Já o Golden Visa de Portugal, ou Autorização de Residência para atividade de Investimento (ARI), concede residência provisória a quem opta por investir 500 mil euros em imóveis. São garantidos cinco anos de residência temporária, com permissão para trabalhar no país, além de livre circulação em qualquer um dos países da União Europeia. Após esse período, é possível solicitar a cidadania portuguesa.

Visto de Investidor Itália

A Itália aproveitou a pandemia para flexibilizar novos vistos italianos para investidores. O Governo publicou no Diário Oficial em Maio de 2020, um decreto referente ao programa de residência para investimentos de 500.000 e 250.000 euros com redução nos requisitos mínimo.

A estratégia faz parte de um plano de retomada da economia que bateu a pior marca desde a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que essa flexibilização contribua para geração de novos empregos, além de crescimento em inovação e tecnologia.

Brasileiros contribuem para o aumento dessa procura.

No Brasil a população também está atenta a essas mudanças. Segundo a consultoria britânica, houve um aumento de 300% nas buscas por um segundo passaporte. A instabilidade econômica e incertezas quanto ao controle da pandemia são alguns dos principais motivos.

O primeiro passo para quem está querendo iniciar essa pesquisa é encontrar uma empresa especializada que dê todo suporte jurídico e consultivo para encontrar a melhor opção dentro da realidade financeira de cada um. É claro que esse tipo de visto exige um investimento substancial, no entanto existem algumas possibilidades com valores menores, comparados com países mais desenvolvidos.

A Dominica, por exemplo, país de 72.000 habitantes no Caribe, tem o programa de cidadania mais barato do mundo. Ainda assim, é preciso fazer uma doação de pelo menos U$ 100.000 dólares ou comprar U$ 200.000 dólares em imóveis para obter a cidadania. É uma ilha de tranquilidade onde, até agora, ninguém morreu de Covid-19.

 

Conclusão:

O visto de investidor é apenas uma das inúmeras possibilidades de obtenção de cidadania internacional.

Fale com um especialista e estude outras possibilidades.

Also read other news

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Read more

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Read more

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Read more

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.