Diversos 04/02/2020

Entenda o Brexit e os impactos para brasileiros com dupla cidadania na UE

Entenda o Brexit e os impactos para brasileiros com dupla cidadania na UE | Rotunno Cidadania

Após 47 anos, o Reino Unido anunciou em 31 de Janeiro de 2020 sua saída da União Européia. O Brexit, que na tradução literal significa "Saída Britânica", já vinha sendo discutido ao longo dos últimos 3 anos, motivados por um plebiscito realizado em 23 de junho de 2016, onde a maioria dos eleitores britânicos decidiram pela saída do bloco.

Durante esse período de negociações e anúncio da saída definitiva, muitas dúvidas e incertezas preocupavam brasileiros e estrangeiros com dupla cidadania na União Européia. Entre 2012 e 2017, ao menos 170 mil novos brasileiros obtiveram cidadania de países europeus.

Mas afinal, o que de fato mudará?

Criada após a segunda guerra mundial, a União Européia tinha como objetivo construir a Europa devastada pelo conflito. Antes do Brexit, o grupo era composto por 27 países, tendo sua primeira saída oficial somente em 2020, após 47 anos de fundação.

Com a saída da Inglaterra do bloco, especialistas afirmam que o país ainda precisa definir algumas novas regras, no entanto eles acreditam que não haverá grandes mudanças em relação ao turismo e imigrantes já residentes, apenas algumas novas burocracias. Antes da saída, UE e Reino Unido estabeleceram o programa chamado EU Settlement Scheme, que visa proteger os cidadãos europeus e parentes que vivem no Reino Unido.

De acordo com a Embaixada Britânica em Brasília, 2,7 milhões já solicitaram o cadastramento no EU Settlement Scheme. Destes, 2,4 milhões já receberam a validação do cadastro e a segurança de permanência no país.

Quais são os próximos passos do Brexit?

Dentre o período de transição ou implementação, que deve terminar em 31 de dezembro de 2020, Reino Unido e UE precisam decidir como será seu relacionamento futuro.

Durante este período de 11 meses, o país continuará a seguir todas as regras da UE e sua relação comercial permanecerá a mesma.

A mudança para turistas brasileiros que desejam visitar o Reino Unido

O país nunca aderiu à zona européia sem fronteiras internas, o Espaço Schengen. Brasileiros sempre precisaram fazer imigração ao entrar no Reino Unido, mesmo vindo de outros países europeus. Isso continuará igual.

Leia também: Como fazer e porque tirar o passaporte Europeu.

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.