Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania
Leia mais
O mês de agosto na Itália é mais do que apenas um período de férias de verão. É o momento em que o país se prepara para celebrar o Ferragosto, uma data rica em história e significados.
Neste texto, saiba o que é o Ferragosto, como ele surgiu, por que tudo para na Itália durante essa época e como você pode aproveitar esse momento único para programar suas férias.
Isso porque, se você está pensando em ter a cidadania italiana ou já tem, é sempre bom saber quais são as principais características do país.
Este é mais um motivo para descobrir por que o Ferragosto é tão especial para os italianos, além de saber como ele pode se encaixar na sua agenda para viajar para a Itália neste momento.
Antes de saber em detalhes o que é o Ferragosto, é importante entender como o mês de agosto é visto na Itália. Principalmente por ser no ápice do verão, com temperaturas escaldantes em vários pontos do país, este é um período em que muitos italianos tiram merecidas férias para desfrutar do clima e das maravilhas que o território italiano (principalmente as praias) tem a oferecer.
No entanto, o auge dessas férias está ligado ao Ferragosto, um feriado nacional amplamente celebrado em todo o país.
Uma coisa tem que ficar clara, se você pretende ir para a Itália por algum motivo específico que precisa de contato com serviços públicos: neste período, eles são mais lentos, e muitas coisas ficam fechadas.
Mas vamos ao que é importante, a explicação do Ferragosto. Ele é mais do que apenas um feriado, é uma celebração cultural profundamente arraigada na tradição italiana.
Este dia é oficialmente comemorado em 15 de agosto e tem suas raízes em uma antiga festividade romana em honra ao deus da colheita. Ao longo dos anos, o Ferragosto evoluiu e se transformou em uma celebração que marca o ápice das férias de verão.
Portanto, não é somente em 15 de agosto que o país para, mas durante todo o mês.
De acordo com os historiadores, as origens do Ferragosto remontam a época do imperador Augusto, que instituiu a celebração em 18 antes de Cristo, como uma forma de homenagear a deusa Diana e promover um período de descanso após a colheita. A palavra Ferragosto é originada do termo Feriae Augusti, ou seja, os Festivais do Imperador Augusto.
Essa tradição foi posteriormente associada à Assunção de Maria, uma referência religiosa católica, tornando o Ferragosto também um dia de relevância religiosa atual.
Esse é mais um dos inúmeros momentos e festas que lembram tradições da época pagã, mas foram incorporados ao calendário cristão quando a igreja católica se tornou a religião oficial.
Como dissemos, o Ferragosto se tornou, com o tempo, mais do que apenas um feriado de um dia.
Na verdade, ele marca o auge das férias de verão na Itália, com muitos negócios, escritórios e até cidades inteiras fechando suas portas por uma semana ou mais.
É um momento em que os italianos abraçam o espírito de relaxamento e aproveitam para viajar, passar tempo com a família e amigos, e desfrutar das belezas do país.
Devido ao número de pessoas que saem de férias, durante o Ferragosto, é comum encontrar uma série de estabelecimentos fechados em toda a Itália.
Desde pequenas lojas até grandes empresas, muitos lugares optam por suspender suas operações para que seus funcionários possam desfrutar das férias.
Isso inclui restaurantes, lojas, museus e outras atrações turísticas, além de diversos serviços públicos. Portanto, se você estiver fazendo algum processo de cidadania e precisa desses serviços lá, é sempre bom conversar com uma assessoria especializada para não perder tempo, nem a viagem inteira.
Em Roma, a capital da Itália e principal destino do país, o Ferragosto também tem um grande impacto.
Muitos dos pontos turísticos mais populares têm seus horários reduzidos e alguns lugares ficam completamente fechados durante esse período. Porém, há inúmeros outros eventos.
Portanto, se você estiver planejando visitar Roma em agosto, é importante estar ciente desses possíveis fechamentos e planejar suas atividades da melhor forma.
Se você quiser saber o que está acontecendo na cidade neste período (e em todos os outros), uma boa dica é a página de eventos de Roma, para ficar por dentro de tudo.
O Ferragosto é uma oportunidade para os italianos e para os visitantes desfrutarem de muitas festas.
Várias cidades realizam eventos especiais, como desfiles, festivais de comida e fogos de artifício, para marcar essa ocasião.
Para participar das celebrações do Ferragosto, basta se juntar aos habitantes locais, experimentar a culinária tradicional e aproveitar a atmosfera única que o país tem durante essa época.
Diversos desses programas são gratuitos, e a única coisa que você tem que fazer é pesquisar nos sites dos Comunes (as prefeituras) para saber os mais interessantes para o seu estilo.
Se você está planejando visitar a Itália durante o Ferragosto, é importante considerar alguns fatores.
Primeiramente, saiba que este é um período de alta temporada, o que pode afetar a disponibilidade de acomodações e aumentar os preços. Por isso, nada melhor do que comprar as passagens e reservar os hotéis com bastante antecedência.
Além disso, esteja preparado para a possibilidade de fechamentos temporários de atrações e restaurantes em algumas cidades, principalmente as que não estão entre os principais destinos nessa época.
Durante o Ferragosto, como dissemos, muitos italianos optam por fugir das cidades e se dirigir a destinos de férias populares.
As praias costumam ser destinos favoritos, com cidades litorâneas na Costa Amalfitana, na Costa Azzurra, na Sardenha e tantos outros pontos do extenso litoral italiano recebendo uma grande quantidade de turistas.
Esses locais oferecem não apenas belas praias, mas também uma atmosfera descontraída e diversos eventos.
Mas não são só as praias: quem prefere fugir do calor também pode ir para destinos mais ao norte, que tem temperaturas mais amenas e não têm tanta procura quanto no inverno, em que as estações de esqui fazem muito sucesso.
Uma dúvida que muita gente tem é quanto se gasta em média por dia na Itália, afinal é importante considerar o orçamento necessário em qualquer viagem.
Os custos médios diários na Itália, com em qualquer destino, podem variar dependendo da região que você está visitando e do estilo de vida que deseja ter durante a estadia.
Em geral, é possível encontrar nas cidades mais importantes, hotéis a partir de 70 euros por noite, ou ainda menos, se você puder ficar em um albergue.
Na hora das refeições, é muito difícil achar qualquer opção por menos de 10 euros, a não ser que você esteja disponível para comprar um sanduíche em um supermercado.
Mas é claro que esses são somente algumas referências, e você deve pesquisar antes de ir.
Se você está planejando uma viagem à Itália, pode estar se perguntando qual é a melhor época para visitar.
Embora o Ferragosto e todo o verão possa ser um período movimentado e emocionante para estar no país, também é importante considerar outras épocas do ano, como a primavera e o outono.
Essas estações oferecem temperaturas mais amenas e menos agitação turística, o que pode resultar em uma experiência mais tranquila e autêntica.
E, claro, se você quer curtir um pouco mais de frio, principalmente mais ao norte do país, também pode optar pelo inverno.
Uma coisa é clara: se você quer ir para a Itália sempre com muito mais tranquilidade, ter a cidadania é fundamental. Assim você evita filas na entrada da União Europeia e pode ficar no país o tempo que quiser.
Por isso, se você tem ascendência italiana, pesquise sobre as suas origens e faça o processo para se tornar cidadão do país.
Se você tem dúvidas se tem direito ou não, leia este texto.
A obtenção da cidadania italiana pode ser um caminho complexo, mas com a ajuda certa, torna-se muito mais acessível. A Rotunno é uma empresa especializada em cidadania italiana, dedicada a auxiliar indivíduos em cada etapa do processo. Com nossa orientação e experiência, você pode pode passar pelo processo de obtenção da cidadania com tranquilidade e gastando apenas o necessário.
Por isso, aproveite a inspiração do Ferragosto para trazer de volta toda a sua tradição familiar italiana, entre em contato com a gente e saiba tudo o que precisa para ter a sua cidadania italiana.