Vistos Australianos 02/01/2020

Imigrar para a Austrália - tipos de visto

Imigrar para a Austrália - tipos de visto | Rotunno Cidadania

A Austrália recebe milhares de imigrantes anualmente. Além da enorme extensão territorial, com diversidade de climas e atividades sociais, a qualidade de vida surpreende. Os índices de violência e corrupção são baixos e a renda é muito bem dividida, com ofertas altas de emprego. Não é para menos que brasileiros procurem cada vez mais sobre formas de imigrar para a Austrália.

Existem possibilidades de vistos, mas não é tão simples assim conseguir. Se você quer saber como conseguirá realizar seu sonho de morar no exterior, continue lendo. Vamos te ensinar qual é o melhor caminho para conseguir a residência permanente.

 

Tipos de vistos para imigrar para a Austrália

Existem alguns tipos de vistos que permitem a imigração para a Austrália. Entenda em qual critério você se encaixa.

Programa de Imigração Qualificada –  Skilled Visa

O General Skilled Migration Program foi criado pelo Governo Australiano, com o objetivo de abrir portas aos profissionais de diversas áreas em demanda no país. Funciona por um sistema de pontuação. Quanto mais critérios a pessoa cumprir, mais chances tem de conseguir o visto.

São dois tipos:

Visto Subclasse 189 de Imigração Permanente Qualificada

Saiba como aplicar para a imigração permanente qualificada:

√ Ter uma profissão em demanda que esteja na lista Medium and Long-Term Strategic Skills List (MLTSSL)*;

√  Obter reconhecimento profissional com o órgão profissional competente de sua área;

√  Obter, no mínimo 65 pontos, no Teste de Pontos da Imigração que avalia conforme idade, qualificações, experiências profissionais, proficiência na língua inglesa;

√ Homologar uma Expression of Interest (EOI) com o Departamento de Imigração via database SkillSelect;

√  Aguardar um convite para dar entrada em um processo de visto.

Visto Subclasse 190 de Imigração Qualificada com Nomeação Estadual ou Territorial

Entenda como conseguir a aprovação do visto de imigração qualificada com nomeação estadual ou territorial:

√  Ter uma profissão em demanda na Medium and Long-Term Strategic Skills List (MLTSSL)* ou na STSOL, chamada Short-Term Skilled Occupation List;

√ Obter reconhecimento profissional com o órgão profissional competente de sua área;

√ Obter, no mínimo 65 pontos, no Teste de Pontos da Imigração que avalia conforme idade, qualificações, experiências profissionais, proficiência na língua inglesa;

√ Ser nomeado por um Estado ou território Australianos que procure por profissionais de sua área.

Visto de trabalho ou visto com Nomeação empregatícia 

O visto de trabalho é concedido por uma empresa que comprova a necessidade de ter você como funcionário. Nessa categoria, há um visto temporário – 482 Temporary Skill Shortage Visa – e dois permanentes – Subclasses 186 e 187 – que requerem um empregador.

Um agente de imigração deve ser consultado para entender mais sobre as regras desse tipo de visto, já que são diferentes. Confira quais são os critérios básicos:

√ Obter uma oferta de emprego em período integral na Austrália, em um cargo que esteja na MLTSSL ou na STSOL e também a ROL (lista para as profissões em demanda nas áreas regionais);

√ Proficiência no inglês de acordo a profissão em questão;

√ Se enquadre em uma faixa salarial compatível com os valores de mercado e estabelecida pelo Departamento de Imigração;

√ Tenha tempo de experiência na área em que o emprego foi oferecido;

√  Qualificação necessária exigida pelo Departamento de Imigração perante a lei vigente;

Visto regional para imigrar para a Austrália

A maioria dos imigrantes vai para Sydney, Melbourne e Brisbane. Como iniciativa do governo foram criados os vistos regionais para desafogar os grandes centros e consequentemente aumentar o desenvolvimento das áreas pouco desenvolvidas. Após três anos, candidatos que viveram e trabalharam nessas áreas por período mínimo de 3 anos, poderão pedir um visto permanente.

Consideram as profissões da ROL – Regional Occupation List e são menos exigentes quanto a tempo de experiência e o nível de inglês.

Morar na Austrália

Quais são as profissões presentes na lista de vistos por pontos ?

Planejador de redes de telecomunicação, Soldador, Gerente ambiental, Músico (Instrumental), Estatístico,  Economista, Engenheiro de mineração, Engenheiro de petróleo, Profissionais de engenharia geral, Químico, Engenheiro/Técnico de alimentos, Consultor/Cientista Ambiental, Geofísico, Bioquímico, Biotecnologista, Botanista, Biólogo marinho, Microbiologista, Zoologista, Conservador, Metalúrgico, Meteorologista, Docente universitário, Especialista em multimídia, Programadores de software e aplicativos em geral, Treinador de cavalos, Físico,  Administrador artístico, Bailarino ou coreógrafo, Diretor musical/artístico, Treinador de tênis, Jogador de futebol.

Confira outras profissões em alta no site da Imigração Australiana.

Como obter a pontuação no Teste de Pontos da Imigração? 

A aceitação de um imigrante na Austrália é baseada em um sistema de pontos. A nota é baseada na soma de aptidões e histórico, além da quantidade de interesses da Austrália nas habilidades do candidato.

Como é o teste de proficiência? 

A exigência no teste de proficiência é de, pelo menos, 7 (máximo de 9) no exame IELTS. Entretanto, a dificuldade é muito alta. Muitas vezes nem um nativo de um país de língua inglesa consegue atingir a pontuação necessária.

Para o visto 482 a nota do IELTS exigida é 5.0, com nenhum dos componentes (leitura, escrita, fala e escuta) menor do que 4.5.

Como imigrar para a Austrália ?

Imigrar para a Austrália não é fácil. Separar toda a documentação, escolher o visto ideal e entender como funciona Departamento de Imigração Australiano exige tempo e dedicação. A melhor coisa que você pode fazer é encontrar um profissional dedicado para te ajudar com isso.

Apesar de muitos consideraram "bobeira" inserir uma terceira pessoa no processo, ter alguém que entenda de leis de imigração e que está em constante atualização e estudo junto aos órgãos é um diferencial. O agente de imigração registrado pelo OMARA (Office of the Migration Agents Registration Authority) esclarecerá todas as dúvidas e te ajudará com a melhor possibilidade de imigração.

A Rotunno pode ajudar com o processo. Após análise de documentos e entendimento de qual visto é mais indicado,  o processo será montado. Somos empresa especializada em processo imigratórios e assessoria jurídica, que pode auxiliar em todas as etapas para você imigrar para a Austrália.

Se vocês quiser conhecer sobre outros processos de imigração, principalmente os vistos para os EUA, também pode contar conosco.

Leia também outras notícias

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.