Cidadania Italiana 11/03/2022

Mudança na cidadania italiana por via judicial

Via Judicial | Rotunno Cidadania

Na hora de ser reconhecido como cidadão italiano, pessoas que nasceram em outros países possuem três formas de ter o seu direito atendido: via consular, via administrativa e via judicial. Esta última segue sendo a mais procurada desde 2018 em função do seu tempo e custo menores que a demais.

Contudo, a partir do dia 1º de julho de 2022, o processo de reconhecimento da cidadania italiana sofrerá algumas mudanças, com isso a reforma no Código de Processo Civil, que foi aprovada recentemente pelo Parlamento, impactará diretamente os pedidos de reconhecimento por via judicial.

Mudanças no processo por via judicial

A partir da data da mudança, o tribunal que julgará as ações de cidadania solicitadas por via judicial pelas pessoas não será mais o tribunal de Roma - Anteriormente, o local administrava todos os pedido.

O trâmite ficará sob responsabilidade do tribunal da região onde houve o nascimento do antepassado italiano da pessoa.

Contudo, é importante ressaltar que o processo seguirá sendo tratado pelo tribunal de Roma para quem deu início no processo antes da data.

A mudança beneficiará as pessoas?

Como ainda não entrou em vigor, não é possível afirmar com 100% de certeza se essa mudança será melhor para quem buscar obter a cidadania por este meio.

Ainda assim, é esperado que a descentralização do trâmite pode trazer uma velocidade maior durante todo o processo. Contudo, algumas regras próprias de regiões italianas podem dificultar a ação. É importante frisar que esta mudança é focada em diminuir em 40% os tempos processuais, trazendo mais simplicidade para os solicitantes e para o governo italiano.

Outras medidas

O brasileiro ainda possui outros dois caminhos caso queira dar início ao processo de cidadania italiana: via consular e administrativa. Mesmo assim, a judicial acabou se tornando popular em razão da pandemia de Covid-19 e por ser uma medida mais rápida em relação as outras.

A via tratada também pode ser coletiva, o que colabora quando é tratado processos familiares em que os decentes compartilham a mesma pasta. Com isso, todos podem ganhar a cidadania numa mesma decisão.

Para saber mais sobre a cidadania italiana, seus benefícios e todo o processo para adquiri-la, você pode entrar em contato com a Rotunno, que é especialista no assunto.

Leggi anche altre notizie

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Coronavírus - como a doença afeta o processo de cidadania italiana

    Leggi di più

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leggi di più

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Reajuste na taxa de cidadania italiana pode chegar a 100% em 2020

    Leggi di più

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.