Reajuste na taxa de cidadania italiana pode chegar a 100% em 2020

Cidadania Italiana 01/01/2020
Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania

Para quem pretende conseguir a dupla cidadania, com a italiana sendo conquistada pelo processo de solicitação no Brasil ou na Itália, deve saber que a taxa de cidadania italiana requerida terá um reajuste.

Esse projeto de lei do governo italiano está em andamento e deve começar a valer para o ano de 2020, e o reajuste tenderá a ser de até 100% do valor atual para a taxa de reconhecimento da cidadania italiana jus sanguini.

Isso significa que aqueles brasileiros que pretendem requerer sua cidadania por direito de sangue (por possuírem algum ascendente italiano), na rede consular, terão um grande aumento no investimento necessário para tal.

Mas o que gerou esse reajuste na taxa de cidadania italiana? Quanto ficará o valor depois que ele for aprovado?

Tudo isso você verá, a partir de agora, nesse artigo completo sobre esse importante assunto para todos que desejam tornar-se cidadãos italianos.

Acompanhe!

Taxa de cidadania italiana: O reajuste pode chegar a até 100%

A taxa atual de cidadania foi instituída em 2014 com o objetivo de melhorar os serviços realizados nos consulados, bem como tornar mais ágil as filas de espera para aquisição de cidadania.

Da taxa cobrada, apenas um terço é voltada realmente para a finalidade de melhorar esse processo como um todo, então surgiu a proposta de aumentar o valor da taxa em quase 100%.

Em comparação com outros serviços consulares, o valor subiu 5 vezes mais, visto que em ocasiões como registros de casamentos, por exemplo, o reajuste foi de apenas 20%.

Sendo assim, esse reajuste vem tendo uma grande crítica de parte da cúpula dos políticos italianos, bem como de outros países, que a veem como uma forma de “punir” os ítalo-descendentes que desejam ter a cidadania italiana.

De acordo com Gabriella Rotunno, especialista e advogada em direito internacional e sócia fundadora da Rotunno Immigration Solutions and Business, o aumento visa frear a alta demanda de novas solicitações. “Temos vistos diversos movimentos políticos que visam criar barreiras para o processo de cidadania, privando o descendentes de requererem seu direito constitucional” ressalta Gabriella.

Quanto ficará a taxa de cidadania italiana após o reajuste?

O último reajuste realizado na taxa de cidadania italiana, como dito anteriormente, foi em 2014, quando se instituiu o valor de 300 euros.

Com a aprovação da lei, os consulados italianos passarão a cobrar, de estrangeiros que desejam a cidadania, cerca de 600 euros.

Pelas últimas cotações, esse valor, quando convertido em real, ficará em torno de R$ 1,5 mil, aumentando bastante a necessidade de investimento de quem deseja tornar-se um cidadão italiano por jus sanguini.

Assessoria especializada na cidadania italiana

Para você que está buscando dar entrada na solicitação da sua cidadania italiana, é de suma importância contar com uma assessoria para processos imigratórios.

As assessorias trabalham com todas as etapas do processo, inclusive na cobrança da taxa de cidadania italiana, facilitando bastante a vida do requerente.

Seja qual for o tipo de solicitação que você deseje fazer, por via administrativa no Brasil ou na Itália, ou via judicial em território italiano, contar com uma assessoria é importante para cumprir tudo da forma mais célere possível.

No caso do pedido de cidadania italiana, é preciso entregar, junto ao consulado, toda a documentação com tradução juramentada, inclusive as certidões necessárias.

A tradução deve ser feita por um tradutor juramentado, que é aquele tradutor público que prestou concurso e possui matrícula na Junta Comercial de qualquer estado do Brasil.

De um modo geral, as próprias assessorias ficam responsáveis pela contratação do serviço de tradução juramentada dos documentos, visto que elas possuem parcerias com as melhores empresas do país.

Uma delas é a 4Doc, uma empresa bastante qualificada e com experiência na área de traduções simples e juramentada, além da apostila de Haia.

Conclusão

Como você viu, o governo italiano está estudando a possibilidade de se fazer um reajuste na taxa de cidadania italiana, que pode chegar a até 100% do valor atual.

Neste texto, você pôde conhecer mais sobre a proposta do governo da Itália de reajuste dos serviços consulares e qual será o preço, caso seja aprovado esse projeto, da taxa necessária para requerer a cidadania italiana.

Além disso, você ainda viu a importância de contar com uma empresa de assessoria para lhe auxiliar no processo de entrada de cidadania italiana, inclusive para encontrar a melhor parceira para fazer a tradução dos documentos.

Parliamo?

Nostri esperti di Rotunno possono aiutarti con il tuo processo di cittadinanza, in modo rapido e sicuro

Leggi anche altre notizie

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Coronavírus - como a doença afeta o processo de cidadania italiana

    Leggi di più

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leggi di più

  • Cidadania italiana em Porto Alegre | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Cidadania italiana em Porto Alegre

    Leggi di più

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.