As vantagens de se obter a cidadania portuguesa para filho direto

As vantagens de se obter a cidadania portuguesa para filho direto | Rotunno Cidadania

A colonização do Brasil por Portugal criou uma grande relação entre os dois países, que dura até hoje, tendo muitos brasileiros algum ascendente português, o que facilita a cidadania portuguesa para filho e neto, por exemplo.

Se você é filho de português, então a facilidade para a obtenção da cidadania portuguesa é muito maior, já que não há poucos riscos de se obter indeferimento no pedido.

Sendo assim, esse artigo tem o objetivo de mostrar um pouco mais sobre como conseguir a dupla cidadania portuguesa para filho direto.

Quer sabe tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Cidadania portuguesa para filho direto: Conheça as vantagens

Quem tem direito à cidadania portuguesa?

Para tornar-se cidadão português, há diversas opções, visto que os estreitos laços entre Brasil e Portugal, desde a época da colonização, o permitem.

Uma pergunta comum que surge é: Quem tem direito à cidadania portuguesa?

Desde filhos até trinetos de portugueses possuem o direito de requisitar a dupla cidadania para tornam-se cidadãos de Portugal.

Além disso, há ainda as opções de se pedir a cidadania portuguesa por meio do casamento ou mesmo por tempo de residência em Portugal, que deve ser de, pelo menos, 5 anos (que podem ser corridos ou intercalados).

Dentre todas essas opções, não há dúvidas de que a obtenção da cidadania portuguesa para filho direto é uma das mais vantajosas que existe, e mais fácil de ser conseguida (deferida).

A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior. Junte-se a TransferWise

Cidadania portuguesa para filho direto

Se você é filho de português ou portugueses, as chances de conseguir a dupla cidadania são de, praticamente, 100%, já que dificilmente o pedido é indeferido.

Assim, por conta do jus sanguini ou direito de sangue, você tem a garantia de que poderá se tornar um cidadão português, o que não é tão simples para netos, bisnetos e trinetos de portugueses.

Outra vantagem de ser filho direto de português para obter cidadania portuguesa é que o pai ou a mãe do requerente não precisa ter nascido em Portugal, ou seja, também pode ser português por atribuição.

Isso significa que se um de seus pais não nasceu em território português e solicitou a cidadania portuguesa diretamente do Brasil, ainda assim o filho terá direito à ser um cidadão português.

Além disso, para fazer o pedido de requerimento da cidadania portuguesa, o parente que lhe concede o direito a ela, o pai ou a mãe, não precisa estar vivo para que o processo possa ter andamento.

Não ter que comprovar os laços com a comunidade portuguesa é também uma outra importante vantagem de ser descendente de português como filho direto.

Sendo assim, dá para notar como os filhos de portugueses possuem uma facilidade muito maior para conseguir a sua dupla cidadania.

cidadania portuguesa para filho direto

Documentos necessários para se obter a cidadania portuguesa para filho direto

Para quem é filho de português, é preciso de alguns documentos para comprovar os laços familiares a serem apresentados na abertura do processo de cidadania.

Esses documentos são:

  • Certidão de nascimento do ascendente português (pai ou mãe), com o estado civil atualizado
  • Certidão de nascimento do requerente, que precisa ter sido emitida há menos de 1 ano, tendo firma reconhecida e sendo legalizada
  • Cópia do RG ou do passaporte do requerente da cidadania, que deve estar autenticada em cartório
  • Formulário Mod. 1C (impresso em frente e verso, em uma folha apenas), contando com a assinatura do requerente à cidadania
  • Vale postal no valor de 175 euros (valor atual)

Rotunno Cidadania: Empresa que oferece toda assessoria em processos imigratórios

Para você que é filho direto de português e pretende fazer o requerimento do pedido de dupla cidadania portuguesa, uma dica é contar com uma empresa especializada.

Com a Rottuno Cidadania, que oferece os melhores serviços consulares para pedidos de cidadania de outros países, você garante que toda a sua documentação estará dentro do exigido, o que irá garantir um processo célere.

Ela ajuda o requerente à cidadania em todos os processos, por meio da assessoria jurídica especializada.

Acesse o site da Rotunno e saiba mais sobre ela: https://rotunnocidadania.com.br/.

Conclusão

Como você viu, os filhos diretos de portugueses possuem diversas vantagens no momento de realizar o processo para pedir a cidadania portuguesa, como a garantia de que o mesmo não será indeferido.

Neste texto, você ainda pôde ver os documentos necessários para requisitar a cidadania portuguesa como filho de português, bem como a Rotunno pode lhe auxiliar nesse processo.

Leia também o Guia completo para conseguir a cidadania portuguesa para saber tudo sobre esse importante tema.

Gostou do artigo de hoje sobre as vantagens de se obter a cidadania portuguesa para filhos direto?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Leia também outras notícias

  • Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior

    Leia mais

  • Retificações documentais no processo de cidadania  - o que fazer? | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Retificações documentais no processo de cidadania - o que fazer?

    Leia mais

  • Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.