Validação de diploma de Medicina em Portugal

Validação de diploma de Medicina em Portugal | Rotunno Cidadania
Se você se graduou como médico no Brasil e pretende fazer uma especialização ou mesmo trabalhar no exterior, é provável que já tenha pesquisado por aí sobre como validar o diploma de medicina em Portugal. É grande o número de pessoas que pensam em morar lá, entre eles muitos médicos, mas para atuar em terras portuguesas, é preciso realizar a validação de diploma. Apesar dessa necessidade, muitos não sabem como realizar a validação, o que os impede de exercer a profissão em que se formaram. Sendo assim, surge a pergunta: o que é preciso fazer para conseguir validar diploma de medicina em Portugal? Será que é muito burocrático? É fácil conseguir a validação? Pensando em auxiliar você que está passando por essa dificuldade em entender como realizar esse processo, esse artigo irá tratar inteiramente sobre o assunto. Portanto, não deixe de acompanhar esse texto até o final para compreender tudo de mais importante a respeito de como validar seu diploma de médico em Portugal!

Diploma de medicina em Portugal: Veja como validar o seu!

O primeiro passo para a validação de diploma em Portugal é entrar em contato com uma universidade portuguesa, o que você pode fazer diretamente ou contar com uma assessoria. De um modo geral, as universidades possuem procedimentos próprios para a validação de diploma de medicina em Portugal, o que faz com que cada uma delas possua sua própria lista de documentos. Entretanto, há alguns que costumam ser mais comumente pedidos por essas instituições, como:
  • Documento de identificação (como o RG) válido
  • Certidão ou histórico escolar com todas as notas do curso
  • Programa de cada disciplina, devidamente discriminado, bem como a carga horária de cada uma delas (precisa estar traduzido em inglês, espanhol, português ou francês)
  • Diploma de medicina emitido pela sua universidade
  • Exemplares da sua monografia, da sua dissertação ou do seu relatório curricular, em uma quantidade de quatro
Algumas das opções de universidades para você realizar a validação de diploma de medicina em Portugal são:
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
  • Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Processo de validação de diploma

Após passar pela 1ª etapa do processo de validação de diploma, que é a aprovação dos documentos, você deverá realizar uma prova prática e uma prova teórica. Aprovado nelas, você irá para a última etapa validar seu diploma de medicina em Portugal, que é a defesa do seu trabalho (ou “prova oral”). Se você conseguir a nota mínima de 10, lembrando que em Portugal a nota máxima é 20, então terá sido aprovado no processo. Assim, a universidade portuguesa em questão irá realizar a emissão do documento que irá comprovar que foi feita a equivalência do seu diploma médico do Brasil com um português. A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior. Junte-se a TransferWise

Ordem dos Médicos de Portugal

É preciso dizer que a validação de diploma de medicina em Portugal, realizada como foi dito, serve apenas para a finalidade acadêmica. Isso significa que para poder atuar de forma real, você precisará inscrever-se na Ordem dos Médicos de Portugal (uma espécie de Conselho Federal de Medicina no Brasil). Para isso, é preciso realizar a comprovação de que você possui pelo menos 3 anos de experiência de atividade médica, para só assim poder pedir a autonomia de trabalho na função de médico geral em terras portuguesas. Leia também: Como conseguir a Cidadania Portuguesa

Rotunno Cidadania: Assessoria para validação de diploma

Precisando de auxílio para realizar o pedido de validação de diploma? Então saiba que a Rotunno Cidadania pode atuar prestando assessoria a você nesse processo, o que irá facilitar bastante a sua vida. A maior parte das pessoas que buscam por validação de diploma em medicina em Portugal contam com uma empresa de assessoria, pois com a experiência que possuem, torna menos complicado todo o procedimento necessário. Assim, não deixe de requisitar nosso auxílio se precisar! E se você está buscando por uma empresa que lhe auxilie no processo de cidadania portuguesa, nós da Rotunno também podemos ser sua assessoria.

Conclusão

Como você viu, para quem deseja migrar para terras portuguesas, para estudar ou trabalhar na área médica, é preciso validar o diploma de medicina em Portugal. Neste texto, mostramos a você as principais dicas a respeito de como realizar esse procedimento, que não é tão simples e traz muitas dúvidas para a maioria dos candidatos. Assim, você sempre pode contar com nossos serviços, pois a Rotunno Cidadania é uma empresa experiente nessa área! Leia também: Portugal incentiva imigrantes a morarem no interior. Gostou do artigo de hoje sobre a validação de diploma de medicina em Portugal? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Leia também outras notícias

  • Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior

    Leia mais

  • Retificações documentais no processo de cidadania  - o que fazer? | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Retificações documentais no processo de cidadania - o que fazer?

    Leia mais

  • Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.