Diversos 24/12/2020

Visto H-1B: EUA elevam exigências na emissão para trabalhadores estrangeiros qualificados

Visto H-1B | Rotunno Cidadania
O visto H-1B é bastante procurado por estrangeiros que desejam entrar nos Estados Unidos legalmente. Isso porque proporciona muitos benefícios, além de dar alguns direitos ao cidadão que está mudando para o país.

 

De uma forma geral, este é um dos vistos que dão possibilidade de um profissional qualificado entrar no país e exercer as suas habilidades. Mas é claro que existe uma série de processos que devem ser feitos para que isso aconteça.

 

Dificultando ainda mais a obtenção do H-1B, o então governo do presidente Donald Trump, resolveu mudar algumas exigências para que seja emitido. Então se você nutre o desejo de entrar no país, de forma legal, utilizando este tipo de visto, leita o artigo até o final e descubra quais foram as mudanças.

Conheça os principais tipos de vistos EUA

 

De uma forma geral, o visto é um documento que autoriza a entrada de estrangeiros em um país. Pode ser adquirido de diversas formas e devem seguir as leis de cada local.

 

Cada tipo terá as especificações necessárias para que o cidadão entenda quais são os seus direitos e restrições ao entrar em um país diferente do seu, tendo dois exemplos básicos como trabalhar legalmente nos EUA e estudar em uma universidade.

 

Existem muitos tipos de vistos EUA, então cabe ao solicitante buscar informações ou uma assessoria para que o ideal possa ser encontrado.

 

Mas mesmo diante dessa grande variedade, existem quatro tipos que merecem destaque e servirão como exemplos para o entendimento das regras e exigências gerais.

 

A maioria pode ser retirada no Brasil e com a ajuda de empresas localizadas no próprio país. Quando o estrangeiro já se encontra dentro dos Estados Unidos e deseja tirar o seu visto ou renovar, o ideal é que um escritório de advocacia nos EUA seja o seu principal apoio.

 

Visto americano EB-5

Este é o tipo de visto que fornece ao estrangeiro a possibilidade de ter residência permanente no país. Por mais que possa parecer o visto dos sonhos, saiba que a sua criação foi feita pensando nos benefícios que os estrangeiros podem trazer para o país.

 

Então é indicado para pessoas que possuem algum tipo de trabalho ou projeto que irá gerar emprego para os cidadãos norte-americanos. Lembrando que o capital de giro também será analisado.

 

Possui uma lista de exigência tanto nas comprovações financeiras quanto nas questões que envolvem a geração de empregos. Então é essencial que seja realizado através de uma assessoria especializada.

Visto americano E-1 e E-2

Os vistos E-1 e E2 são indicados para investidores. Porém, uma das exigências é de que o país de origem dos estrangeiros, faça parte do Tratado de Comércio com os Estados Unidos.

 

O E-1 é direcionado para aqueles que fazem relação de comércio internacional em seu próprio nome. Existe uma exigência de que o negócio esteja ligado ao comércio ou prestação de serviços.

 

Por mais que o visto seja temporário, tem a possibilidade de renovação, além do cônjuge também ganhar o direito de trabalhar no país.

 

Já o E-2 é direcionado para aqueles que investem uma grande quantia em empresas que estejam localizadas nos Estados Unidos. Então o requerente deverá apresentar provas e também garantias de sucesso no negócio.

 

Visto americano L1-A

 

Administradores de multinacionais podem optar pelo visto L1-A. Funciona como se fosse feita uma transferência de localidade dentro da empresa. Então o funcionário será remanejado para uma posição similar nos EUA.

 

No entanto, não pode ser considerado um visto de trabalho.

 

A validade é de um ano e pode ser prorrogada por mais dois anos, não podendo ultrapassar sete anos. A grande vantagem desse tipo de visto é a possibilidade de realizar o pedido do Green Card.

 

Visto americano H-1B

O visto H-1B é indicado para aquele funcionário que será transferido, temporariamente. No entanto, esse profissional deve possuir habilidades distintas ou que possua méritos em sua profissão.

 

Durante o processo de aprovação, o requerente também deverá demonstrar que o cargo escolhido seja, realmente, indicado para alguém com boas qualificações.

 

O limite de emissão de vistos será de cerca de 65.000 H1-B por ano, então quando a quantia é ultrapassada, a imigração fará um sorteio para a definição do estrangeiro que receberá o visto.

 

O tempo máximo de permanência que um estrangeiro pode ficar no país com o visto H-1B é seis anos. Mas também poderá ser estendido caso seja aberto um pedido de aquisição do Green Card.

 

 

 

 

Visto H-1B e as novas exigências

 

Uma das alegações para que o governo norte-americano dificultasse os processos do H-1b é a “proteção” dos cidadãos estadunidenses. O governo de Trump, nos Estados Unidos, afirma que as medidas são para proteger o emprego da classe média norte-americana, que estaria perdendo espaço para os estrangeiros que realizam o mesmo trabalho por salários menores.

 

As novas exigências fizeram com que o número de cursos superiores que estavam na lista de exigências fosse diminuído, assim como a diminuição do tempo em que o trabalhador pode exercer a sua função.

 

De uma forma geral, as medidas tomadas vão fazer com que a aquisição do visto seja dificultada. Além de prejudicar os trabalhadores que já possuem visto, mas que logo irão necessitar da renovação. 

 

Então senão estiverem dentro das exigências, é possível que a renovação do visto seja negada.

 

 

Rotunno Immigration Solutions & Business pode te ajudar com o Visto H-1B

 

Foi possível perceber que as regras para os vistos podem mudar a qualquer momento. Por isso é importante sempre contar com uma empresa especializada para a realização de todos os processos da aquisição do visto americano.

 

A Rotunno Immigration Solutions & Business é ideal para quem quer mudar os horizontes e começar uma vida nova em outro país. A Rotunno possui profissionais que trabalham há anos no mercado, além de um grande histórico positivo na realização dos trabalhos oferecidos.

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.