A importância da árvore genealógica para o processo de cidadania

Diversos 24/05/2022
A importância da árvore genealógica para o processo de cidadania | Rotunno Cidadania

Para ter acesso aos processos de dupla cidadania em diversos países do mundo, é necessário na maioria dos casos que você tenha noção da sua árvore genealógica, além de que ela te beneficie para se adquirir outra nacionalidade.

Em resumo, este registro é feito através de pesquisas e estudos que acabam revelando seus antepassados, até a origem do próprio sobrenome da família. Uma curiosidade é que grande parte desses nomes sofreram mudanças de grafia durante os anos, e que também será mostrado neste processo de montagem.

O que é uma Árvore Genealógica?

A explicação vem com uma analogia para o nome disso ser 'árvore'. Assim como o objeto natural, o documento é criado desde a 'semente' da sua família, que acaba dando origem às folhas. E vale lembrar que uma árvore contém diversas folhas, nenhuma delas iguais as outras.

Ademais, esta construção nada mais é que todo o processo de vivência da sua família até a sua chegada, levando em conta várias gerações passadas. Para estabelecer todas essas conexões é preciso de diversos documentos que comprovem estas ligações.

Vale ressaltar que quanto mais antigo o processo vai buscando, mais complicado fica. Já que achar documentos de décadas passadas acaba sendo muito mais difícil.

Importância da árvore genealógica

E é ai que entra a necessidade da árvore genealógica para o processo de cidadania. Em síntese, muitos países, principalmente europeus, os mais buscados pelos brasileiros, exigem que você tenha algum parentesco com um antenato nativo naquele país.

Vale lembrar que existem outros jeitos de ter sua cidadania reconhecida, como por casamento, investimento e residênci.

Além de poder obter uma dupla nacionalidade, a criação de sua árvore genealógica também pode te apresentar um pouco mais da sua história, já que tem muitas coisas que não sabemos da nossa própria família.

Um primeiro passo importante para começar a entender mais o seu passado e conseguir montar o documento, é importante falar com seus parentes e procurar entender melhor suas descendências.

Como montar?

Existem várias formas de montar sua árvore genealógica. Primeiramente, você obviamente pode fazer por si só. Anotando nomes e tudo que você descobriu com a pesquisa dos documentos de sua família.

Não existe uma ciência exata no formato de como montar o documento, então vai dá escolha da pessoa escolher como organizar todas estas informações.

 

Sites podem fazer este trabalho

Atualmente, existem dois endereços eletrônicos que podem realizar este trabalho. Um deles é o Family Search, que é gerido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Este talvez seja a melhor opção, por ser confiável, seguro e gratuito.

Aliás, vale lembrar que você confiar todos esses dados em um site é realmente algo a se pensar, já que envolve dados pessoas não só seus como de boa parte de sua família.

O site tem um grande banco de dados e você pode começar a descobrir toda a história dos seus antepassados ainda hoje. Diversos documentos digitalizados também são disponíveis na plataforma digital.

Outra boa opção é o My Heritage. Este foi criado em 2003 e conta com muitas similaridades em relação ao FamilySearch.

Em resumo, o endereço conta com mais de 35 milhões de árvores feitas, e é completamente traduzido em português e outros 41 idiomas. Seu plano básico é oferecido de forma gratuita, contudo, para obter maiores vantagens e ajudas é necessário comprar os outros planos, que giram em torno de R$ 600 anualmente.

Finalizando as opções, também é possível contratar profissionais de genealogia para realizarem a sua árvore genealógica. Estes poupam o seu trabalho e procuram encontrar documentos e traçar a narrativa familiar dos seus antepassados.

O trabalho pode até ser benéfico já que alguns documentos só poderão ser encontrados em outros países, ou seja, uma passagem para outro lugar do mundo também sairá caro.

Valor emocional

Ademais, algumas pessoas não procuram realizar este trabalho para conseguir uma dupla cidadania. Muita gente tenta buscar sua árvore genealógica para descobrir mais sobre seu passado e de sua família.

Isso vai muito além de um outras questões e entra no âmbito emocional e o valor que aquilo pode trazer para o interessado.

Outras vantagens

Sabendo mais sobres seus parentes diretos, também é possível estudar sobre algumas doenças de cunho genético. Um exemplo é o câncer, que mesmo não possuindo a genética como principal causa, ainda pode ser prevenido com exames de antecedência através da descoberta originaria na árvore.

Até em animais o processo é comum, neste caso é para saber se o cachorro possui pedigree.

Ou seja, árvore genealógica é determinante para diversos fatores, seja para traçar cruzamentos na sua origem, para solucionar problemas em relação a saúde e também descobrir sua própria linhagem.

A Rotunno Immigration Solution & Business é uma organização que trabalha ajudando pessoas a tirar a cidadania e pode te ajudar em todo esse processo. Se ficou curioso, entre em contato e faça seu orçamento.

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.