Já pensou se existisse um jeito de realizar o processo da retirada da cidadania italiana de forma mais rápida? Isso já é possível graças a pasta familiar. Mas o que ela é e como funciona?
No post de hoje veremos como realizar a pasta de família no processo de cidadania italiana e saber como ela pode ser executada.
O que é a pasta de família no processo de cidadania italiana?
O conceito da ‘pasta familiar’ é quando um parente já requisitou – e conseguiu – a cidadania italiana. Desse modo, os documentos dessa solicitação devem estar guardados em uma ‘pasta’ de sua família no consulado italiano em que foi realizado o processo ou no Comune italiano.
Assim, com toda a documentação já validada e guardada, é preciso apenas acionar os documentos referentes a si e sua cidadania italiana ficará pronta de maneira muito mais eficaz.
Pasta familiar solicitada no Brasil
Muitos acham que vão conseguir o reconhecimento da cidadania em um estalar de dedos, mas não é bem assim. Todo processo que seu parente realizou para solicitar a cidadania italiana deve ser feito novamente por você.
Mas então, qual o lado bom da pasta familiar no processo de cidadania italiana? Caso você tenha um parente que já é considerado um cidadão italiano – tendo realizado esse processo – ele terá toda a documentação correta e organizada, sendo fácil de achar.
O que deve ser feito a seguir é apenas juntá-los com sua própria documentação atualizada para o processo. Desse modo, uma das etapas que pode ser considerada a mais demorada pode ser ‘cortada’, economizando tempo e dinheiro.
Pasta familiar solicitada na Itália
Já sabemos que é possível solicitar o reconhecimento da cidadania italiana no próprio país. Esse é um processo que necessita com que o requerente more por um tempo na Itália, porém, é muito mais rápido que o reconhecimento no Brasil.
A vantagem que você terá com a pasta familiar no processo de retirada da cidadania italiana será entregar menos documentos na hora de requisitar a cidadania.
Se um parente próximo solicitou a cidadania italiana e conseguiu, é possível tentar aproveitas os documentos que ele organizou para pedir o reconhecimento da sua própria, mas somente se:
- Seu parente próximo for um irmão/ã ou primo/a direto/a;
- Você mora na mesma cidade em que ele entrou com o pedido da cidadania italiana;
- Tiver a autorização por escrito do parente em questão de que pode usar seus documentos para realizar o processo;
- Tiver e souber qual a data em que o processo de seu parente foi realizado, e o número de registro;
- Caso o reconhecimento da cidadania dele tenha sido feita em uma data não muito distante, por causa da atualidade das informações na documentação.
Caso seu parente que retirou a cidadania antes, e vocês tenham um bisavô italiano em comum, você terá que unir ao processo de seu parente aos seus próprios – de seus pais, avós, etc – que vão transmitir a cidadania italiana.
É muito importante saber se todos esses detalhes para poder se preparar para os próximos passos do processo, que envolvem também a entrega de toda a documentação solicitada e presença em determinados locais no país europeu.
A pasta familiar não irá trazer benefícios caso você queira que o tempo de requerimento do pedido seja menor. Entretanto, ela pode ajudar caso você faça sua solicitação de cidadania na Itália, e possuir um parente próximo que tenha feitos há pouco tempo.
O lado bom desse processo é que por seu parente já ter feito todo o requerimento previamente, a documentação que eles usaram ainda está guardada e separada e, o mais importante, atualizada. Dessa forma não será necessário correr em cartórios para conseguir achar as certidões que serão necessárias para o processo.
Quais documentos são necessários para retirar a cidadania italiana?
A documentação exigida para o reconhecimento da cidadania italiana depende da formação da árvore genealógica de sua família e de onde o processo será realizado.
Há uma distinção entre a solicitação feita no Brasil e na Itália. Geralmente, no país europeu, os Comunis não exigem as certidões de óbito dos parentes falecidos.
O Consulado Italiano de São Paulo, por exemplo, não permite a reutilização de certidões já arquivadas. O Consulado de Curitiba, por outro lado, autoriza a utilização da pasta da família para realizar o processo.
Documentos necessários para o processo de reconhecimento da cidadania italiana:
- Certidão de naturalização (somente para italianos);
- Certidões de nascimento;
- Certidões de casamento;
- Certidões de óbito.
Documentos básicos:
Bisavô italiano
- Certidão de nascimento (italiana);
- Certidão de casamento (brasileira ou italiana);
- Certidão de óbito;
- Certidão de naturalização (positiva ou negativa).
Avô
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito (caso tenha falecido).
Pai
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito (caso tenha falecido).
Filho (requerente)
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento (caso haja).
Agora que já sabemos o que significa a pasta de família no processo de cidadania italiana, é muito mais fácil realizar o requerimento, caso tenha um parente que tenha feito a solicitação há pouco tempo.
Procurar uma empresa que facilite todo o processo para iniciar a retirada da sua cidadania italiana é essencial. Ela ficará responsável por toda a burocracia enfrentada e por todos os documentos que serão necessários para realizar a retirada do passaporte europeu.
A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter dupla cidadania ou múltipla nacionalidade, entre em contato com nossa equipe para encontrar o melhor caminho.