Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania
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Conquistar a cidadania italiana é uma grande vitória. Mas, além da comemoração e dos planos, também há obrigações: e o AIRE é uma delas.
Isso é importante porque o Estado Italiano precisa saber onde estão os cidadãos por diversos motivos, inclusive para enviar as informações sobre participação em eleições, emissão do passaporte, entre tantas outras coisas.
Então, que tal saber sobre o que é importante para você fazer depois de conquistar a cidadania?
Primeiramente, parabéns! Você conseguiu algo que é o sonho de muita gente. O a cidadania italiana é o primeiro passo, mas agora você tem algumas etapas para cumprir:
Informe-se sobre direitos e benefícios: como cidadão italiano, você tem direito a uma série deles, como acesso a serviços de saúde, educação e possibilidade de trabalhar e residir em qualquer país da União Europeia. Pesquise sobre esses direitos e descubra como eles podem ser aproveitados na sua situação específica.
Além disso, se você reside ou pretende residir na Itáliam, você pode (e deve) ter diversos outros documentos italianos: a carteira de identidade italiana (Carta d'Identità) e o código fiscal (Codice Fiscale), que é como se fosse o CPF, são os principais, mas também a Tessera Sanitaria, para ter acesso aos serviços da saúde pública.
Também é hora de planejar as viagens, porque, com um passaporte italiano, pode viajar para vários países sem a necessidade de visto.
Outra coisa importante é a conexão com a comunidade italiana, com associações locais de italianos no Brasil ou de brasileiros na Itália. Isso pode ajudar você a se conectar com outras pessoas, compartilhar experiências, participar de eventos culturais e ter suporte.
Você precisa também explorar oportunidades de trabalho e estudo, porque, é claro, agora tem a liberdade de viver em outros países da União Europeia.
Por isso, aproveite seu novo status de cidadão ou cidadã italiana e explore as muitas possibilidades que ele oferece!
O AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all'Estero) tem a função de localizar os cidadãos italianos frente ao governo e às instâncias do Estado. Ele é o cadastro que todo cidadão italiano residente fora da Itália possui.
E uma coisa que você tem que entender: manter o cadastro AIRE atualizado é uma obrigação do italiano residente no exterior (isto é, fora da Itália).
Todos os cidadãos italianos que residem em um país estrangeiro por um período superior a 12 meses devem se inscrever no AIRE. E o Brasil também é um país estrangeiro para a Itália.
É recomendado que você faça a inscrição no AIRE assim que possível após se estabelecer em um país estrangeiro. O prazo recomendado para se inscrever é de 90 dias após a sua chegada ao país de residência, mas você pode registrar seu AIRE no consolado a qualquer momento.
Às vezes, as pessoas confundem. O AIRE é o registro oficial para cidadãos italianos que vivem fora da Itália, enquanto o Fast.it é um serviço online que permite aos cidadãos italianos realizar várias transações e obter informações relacionadas à sua situação fiscal e de residência.
O Fast.it é uma plataforma conveniente para acessar serviços relacionados ao AIRE, mas é importante distinguir que o AIRE é o registro oficial e obrigatório.
Então, lembre-se, mesmo que você já tenha o passaporte, o recomendado é estar com os todos os documentos em dia. Embora ele prove a sua cidadania, o AIRE é essencial, pois é o registro oficial para cidadãos italianos que vivem no exterior.
Para verificar se você já está inscrito no AIRE, você pode entrar em contato com o Consulado ou Embaixada italiana no lugar em que você reside, ou acessar o Fast.it.
Assim, você pode ter as informações precisas sobre o seu status de inscrição no AIRE e como fazer para tirar quaisquer dúvidas ou fazer as atualizações necessárias.
O formulário de inscrição no AIRE pode variar de acordo com o país onde você reside, mas em geral é o mesmo se você faz online pelo Fast.It.
Geralmente, você precisará fornecer informações pessoais, como nome, data de nascimento, endereço, informações de contato, bem como comprovante de residência no país estrangeiro e documentos que comprovem sua cidadania italiana.
É importante preencher o formulário de forma correta e fornecer todos os documentos necessários para garantir uma inscrição que não cause dor de cabeça posterior.
Alguns (quase todos) Consulados ou Embaixadas italianas oferecem a opção de preencher o formulário de inscrição no AIRE online, no Fast.it.
Nesse caso, você precisará acessar o site e seguir as instruções fornecidas para o preenchimento do formulário online.
E não se esqueça de ter todos os documentos necessários digitalizados e prontos para enviar junto com o formulário.
Quando você se inscreve no AIRE no consulado italiano no Brasil, é necessário fornecer determinados documentos como parte do processo. Os documentos geralmente solicitados para a inscrição no AIRE são:
Formulário de inscrição preenchido: é o documento oficial no qual você informa seus dados pessoais, endereço atual e outras informações relevantes.
Passaporte italiano: você precisará apresentar seu passaporte italiano válido (pelo menos o número) como prova de sua cidadania italiana, caso você não tenha ele, poderá apresentar algum outro documento válido, como por exemplo a certidão de nascimento ou casamento italianas.
Comprovante de residência: Você precisará fornecer um comprovante de residência no Brasil, que pode ser uma conta de luz, água, telefone ou alguma conta de consumo que mostre seu endereço.
É importante ver com atenção o que é pedido no Fast.It ou entrar em contato com o consulado italiano no Brasil específico em que você deseja solicitar o AIRE para obter informações precisas sobre quais documentos são necessários no seu caso específico, pois os requisitos podem variar ligeiramente de acordo com cada consulado.
Para solicitar o AIRE no Brasil, você precisará entrar em contato com o consulado italiano mais próximo, ou tentar via Fast.it, se tiver os dados para conseguir acesso.
Uma boa opção também é contar com os serviços de uma assessoria especializada, como a Rotunno. Com certeza, tudo vai ser mais fácil.
Se preferir, o consulado tem a maior parte das orientações no site. Lá você pode encontrar informações sobre o procedimento, agendamento de horário e quais são os documentos necessários.
Certifique-se de verificar os horários de funcionamento do consulado e se há necessidade de agendamento prévio.
Se você não sabe ou não se lembra muito bem o que é o Consulado, aqui vai uma informação importante. Ele é a representação administrativa de um país em outro.
Ao contrário da Embaixada, que tem a função de representação política, o consulado é onde os documentos são feitos e as questões burocráticas são resolvidas.
São seis os consulados da Itália no Brasil, além da Embaixada em Brasília, que também tem uma seção de serviços consulares:
Você pode ter mais informações sobre eles neste texto.
É importante lembrar que, se você está morando fora do Brasil, deve sempre saber qual é o consulado (ou a embaixada) da Itália que o lugar em que você mora está subordinado.
A inscrição no AIRE é um procedimento gratuito, feito pelo próprio interessado pelo registro on-line Fast.It, disponibilizado no site da autoridade consular de jurisdição.
Mas, como já dissemos, é importante que, se você tiver qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato com uma assessoria que possa fazer o serviço para você.
O tempo necessário para o processamento e emissão do AIRE pode variar dependendo do Consulado ou Embaixada italiana responsável pela sua região.
Geralmente, leva algumas semanas a alguns meses para que o registro seja concluído.
É interessante que você entre em contato com o Consulado ou Embaixada para obter informações mais precisas sobre os prazos de processamento do AIRE na sua região, mas em vias gerais o prazo é de 180 dias.
Se você não se preocupou com isso antes e precisa regularizar o AIRE, entre rapidamente no Fast.it e preencha o formulário de inscrição no AIRE.
Forneça os documentos necessários, como comprovante de residência no país estrangeiro e documentos que comprovem sua cidadania italiana.
É importante seguir todas as instruções e fornecer informações precisas e atualizadas.
Caso haja alguma pendência ou documentação em falta, o próprio sistema vai informar sobre as etapas adicionais necessárias para regularizar o seu registro no AIRE.
A transferência do registro no AIRE ocorre quando você muda de endereço dentro do mesmo país estrangeiro.
Nesse caso, é necessário informar o Consulado ou Embaixada italiana sobre a sua nova residência para que possam atualizar as informações no seu registro do AIRE.
Geralmente, você precisará preencher um formulário de transferência e fornecer o comprovante de residência no novo endereço.
Entre no site do Fast.It ou fale com o Consulado para obter orientações específicas sobre como transferir o seu registro no AIRE.
Normalmente, o AIRE não precisa ser traduzido, pois é um documento emitido em italiano. No entanto, em algumas situações específicas, pode ser necessário fornecer uma tradução certificada do AIRE, juntamente com o documento original.
Isso pode ocorrer, por exemplo, ao lidar com autoridades ou instituições estrangeiras que exijam uma versão traduzida. Se necessário, entre em contato com o Consulado ou Embaixada italiana ou consulte as exigências das autoridades para determinar se é necessária uma tradução do seu registro no AIRE.
Porém, uma coisa é importante. Você não deve perder tempo tentando entender as complexidades nem correr o risco de fazer de forma errada, o que pode levar você a ter problemas.
Por isso, faça seu AIRE com a Rotunno!