Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?
Leia mais
O euro tem sofrido uma queda significativa, e em 2022, chegou ao menor valor em dois anos, após a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. A queda histórica do euro, pode ser o melhor momento para quem deseja dar entrada no processo de dupla cidadania. Entenda no post a seguir:
Na primeira semana de março deste ano (2022), o euro atingiu o menor valor frente ao dólar desde maio de 2020, período inicial da crise causada pela pandemia da covid-19.
Um dos fatores que estão diretamente ligados atualmente, é a guerra entre Ucrânia e Rússia, que dissemina pânico no leste europeu. Vale lembrar que boa parte do gás natural utilizado na Europa, é produzido pela Rússia, portanto, o conflito culmina em torno da crise energética.
No entanto, não é apenas o conflito bélico que favorece baixa do euro, a elevação de juros diante da inflação global, também é um fator que impacta no valor da moeda europeia.
Quem possui dupla cidadania, além de ter os mesmos direitos do que um nativo do país, ter um passaporte europeu garante livre acesso aos países pertencentes a união europeia, como também facilidades para obter o Green Card nos EUA.
Além disso, ter uma dupla cidadania é considerado hoje como um investimento para próximas gerações. Ainda que você não tenha o sonho de se mudar do Brasil, seus filhos poderão usufruir desse direito quando quiser. Não é possível prever daqui 10, 20, 50 anos como estará a situação do Brasil, mas se o país um dia passar por uma crise econômica, migrar para outro país pode ser uma alternativa.
Existem dois tipos de cidadania: Jus sanguini (de algum antepassado como avós, pais e bisavôs) ou jus solo (referente ao país natal). Por mais que não seja o caso do Brasil, há países que não permitem o cidadão possuir dois passaportes, fazendo com que ele abdique o do país natal caso faça um estrangeiro.
A cidadania portuguesa por exemplo, teve um aumento significativo em pedidos. Em 2019, o número do pedido de cidadania portuguesa para brasileiros, saltou de 44 mil para 58 mil em 2020, e em 2022, o pedido obteve alta de 31%. Já a Itália, tem milhares de brasileiros aguardando na fila para ter seu direito reconhecido.
Primeiramente é importante saber qual a origem exata da sua família, recomenda-se a montagem da árvore genealógica, e fazer uma pesquisa para isso.
Os laços familiares podem mudar conforme o país, como pno caso bisnetos de espanhóis, eles devem viver no país a pelo menos um ano. Já a italiana e a alemã, a cidadania é dada até os trinetos da família paterna. A portuguesa, é dada ao neto, somente se o avô esteja vivo para passá-la.
Se atender aos principais requisitos de início, o próximo passo é reunir os documentos necessários para dar entrada ao pedido. A lista de documentos varia de acordo com o país, mas os mais comuns são: certidão de nascimento, atestado de óbito e certidão de casamento.
Geralmente, é necessário fazer a tradução fiel dos documentos, sendo assim, eles precisam de uma tradução juramentada.
Por conta do alto número de pedidos, o processo para conseguir dupla cidadania pode ser demorado, porém uma alternativa para agilizá-lo é ir ao país originário de sua família, e solicitar o pedido lá.
O custo do processo pode variar em virtude do número de documentos traduzidos, pedidos, e conforme as taxas consulares obrigatórias de cada país. Se for necessário buscar documentos em outro país, o valor consequentemente irá aumentar.
Caso o requerente busque uma assessoria, o que é recomendado, há um acréscimo de honorários. Mas se colocar na ponta do lápis, a economia de tempo e, principalmente, a redução de riscos de não aprovação, acabam compensando essa contratação.
No caso da cidadania italiana, há diferentes tipos de caminhos para obtenção da cidadania. A via juidical, por exemplo, há necessidade de um processo com acompanhamento de advogado.
Já a cidadania portuguesa, os custos envolvem taxas consulares, busca de documentos, caso necessários, montagem da pasta e honorários de uma empresa de assessoria.
Como vimos anteriormente, o valor do processo de dupla cidadania europeia é pago em euro, na moeda usada pelo continente.
Se o euro está baixo, consequentemente o valor que você terá que gastar, também. Portanto, esse é o melhor momento para dar entrada no seu processo de dupla cidadania.
A Rotunno é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter dupla cidadania ou múltipla nacionalidade, entre em contato conosco que iremos te ajudar em todos os detalhes para conseguir esse processo.
A Rotunno trabalha com cidadanias e vistos dos respectivos países:
• Estados Unidos da América
• Itália
• Portugal
• Espanha
• Estados Unidos
Oferecemos diversos serviços que acompanham cada etapa do que é necessário para o pedido de dupla cidadania ou visto internacional. São eles:
• Busca de documentos
• Pesquisa genealógica
• Traduções simples e juramentada
• Validação de diploma no exterior
• Internacionalização de empresas
• Ter passaporte ou o visto de residente permanente de outro país através de investimentos
• Investimentos imobiliários
• Homologação de divórcio no exterior
• Desarquivamento de autos de divórcio
• Retificação administrativa e/ou judicial de registro civil