Guia completo: Cidadania Espanhola por descendência, casamento e por residência
Leia mais
A cidadania espanhola é uma das mais procurada entre os brasileiros. Ademais, é possível adquiri-la de diversas formas. Em média, todos os tipos de processo (que serão citados abaixo) levam cerca de dois anos para serem concluídos.
A nacionalidade do país é feita em três vias diferentes: Originária (filhos de espanhóis e nascidos na Espanha sem nacionalidade), por tempo de residência na Espanha e por opção (casos mais específicos, como descendência ou adoção).
Ainda assim, cada via tem suas ressalvas, já que a lei local diferencia espanhóis naturais dos que nasceram em outros lugares.
Está é o único meio de você conseguir a nacionalidade espanhola estando no Brasil. Para isso, você precisa ser filho de pais espanhóis.
Em resumo, estas pessoas podem ter sua cidadania reconhecida até os 21 anos. Após este período, mesmo tendo parentes que nasceram no país, só é possível ter direito ao benefício após morar por um ano na Espanha e conseguir o visto através do processo de residentes.
Os netos de espanhóis podem adquirir a cidadania se um dos pais também já for espanhol. Assim como na citada acima, eles podem até os 21 anos tirar a nacionalidade em um consulado ou embaixada presente no Brasil.
No caso de bisnetos, o imbróglio é semelhante, contudo, pode ser um pouco mais complicado caso o parente tenha perdido a nacionalidade por algum motivo.
Nos dois casos casos citados acima, os pais podem registrar o filho antes dele atingir a maioridade. Ainda assim, é preciso que a pessoas solicite a conservação da nacionalidade espanhola dos 18 aos 21 anos. Caso o tempo passe, ainda é possível realizar o processo de recuperação de nacionalidade.
Quem é casado com um espanhol pode pedir a cidadania por tempo de residência. Este leva uma leve vantagem de morar apenas por uma ano no país. Se não, a pessoa precisa esperar dois anos se for brasileira e dez dependendo da nacionalidade.
Sobre o visto por residência, estudantes mesmo que fizerem uma graduação de quatro anos na Espanha, esse período não irá contar para adquirir a nacionalidade por residência.
Essa é a mais simples das opções. Se seu filho nascer em território espanhol basta você solicitar uma declaração de não nacional para ele para o país reconhecê-lo como cidadão local.
Contudo, este pedido deve ser feito em um consulado brasileiro no país.
Quer saber mais sobre detalhes e documentos necessários para dar início ao seu processo de dupla cidadania? Entre em contato com a Rotunno.