Cidadania italiana via Consulado: saiba o tempo de espera e conheça o processo

Cidadania Italiana 05/07/2023
cidadania-italiana-via-consulado-saiba-o-tempo-de-espera-e-conheca-o-processo | Rotunno Cidadania

A cidadania italiana é um assunto que desperta a curiosidade de muita gente, principalmente de quem é descendente de italianos. E essa curiosidade vem sempre com uma pergunta: afinal, qual é a melhor forma de fazer o processo de cidadania?

Neste texto, vamos falar sobre o processo de obtenção da cidadania italiana por meio do Consulado, além de esclarecer os passos necessários para alcançar esse objetivo e comparar com outras possibilidades que podem ser mais rápidas.

Afinal, ter a cidadania italiana traz uma série de benefícios, como a possibilidade de viver e trabalhar na União Europeia sem restrições.

Sumário

Cidadania italiana via Consulado: descubra todos os passos

Se você é neto, bisneto e até mesmo tataraneto de um cidadão italiano e deseja obter a cidadania por meio do Consulado, é importante compreender todo o processo envolvido.

A primeira etapa é ter bem detalhada a sua árvore genealógica, com cada um dos seus antepassados, suas datas e locais de nascimento, casamento e óbito, para ter uma “história” que deve ser, posteriormente, comprovada com documentos.

Com essa história bem conhecida e documentada, você precisa seguir alguns passos para tirar a cidadania italiana via Consulado.

Como tirar a cidadania italiana pelo Consulado?

Tirar a cidadania italiana pelo Consulado é um processo que exige alguns itens. Veja um roteiro geral para a conseguir conquistar esse sonho:

  1. Reúna a documentação inicial: O primeiro passo é reunir todos os documentos exigidos para comprovar sua ascendência italiana, inclusive o de origem de quem veio da Itália. Isso inclui certidões de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados italianos e brasileiros que descendem deles. Observe cada detalhe para ver se existem erros.

  2. Tenha documentos corretos, em inteiro teor e traduzidos: Peça para os cartórios todas as alterações necessárias, para corrigir datas, nomes e locais, pois, às vezes, principalmente em documentos mais antigos, eles estão errados. Depois, tenha todas as certidões em inteiro teor e traduzidas (por tradutor juramentado). E também é recomendado que essa documentação seja apostilada, para compor a Apostila de Haia.

  3. Agende uma data para iniciar o processo: Através do portal Prenot@mi, marque uma data para dar início ao processo de obtenção da cidadania italiana. Na hora em que for até lá, você deverá apresentar toda a documentação e os formulários necessários.

  4. Aguarde a análise: Após a entrega dos documentos, o Consulado italiano vai realizar uma análise minuciosa do seu processo. Esse procedimento pode levar muito tempo, considerando a demanda e os prazos estabelecidos.

  5. Acompanhe o status do processo: Fique atento às atualizações do Consulado sobre o andamento do seu processo. Em alguns casos, pode ser necessário fornecer informações adicionais ou esclarecer dúvidas.

  6. Receba a resposta do Consulado: Após a análise do seu processo, o Consulado italiano vai informar se a sua solicitação de cidadania italiana foi aprovada ou não. Em caso de aprovação, você vai receber as orientações sobre os próximos passos, como o agendamento para obtenção do passaporte e a inscrição no AIRE, que é obrigatório para todos os cidadãos italianos que não moram na Itália.

É importante lembrar que os procedimentos e as exigências podem ser alterados de acordo com novas orientações do governo italiano. Portanto, é fundamental estar atento a essas alterações ou conversar com quem pode ajudar você neste processo e apresentar as soluções mais viáveis para o seu caso.

É preciso falar italiano para tirar cidadania via consulado?

Esta é uma dúvida comum para as pessoas que desejam obter a cidadania italiana: afinal, é necessário falar italiano?

A boa notícia é que, para tirar a cidadania italiana por meio do Consulado, não é obrigatório ter conhecimento do idioma. Se você é descendente de um cidadão italiano, tem o chamado “direito de sangue” (jure sanguinis).

No entanto, pense sempre que é importante saber falar italiano para facilitar o seu processo de integração na Itália, caso você decida morar lá ou pelo menos passar umas férias.

Como funciona o Consulado italiano no Brasil?

Uma coisa que muita gente não sabe é o papel do Consulado. Ele é a instituição responsável por tratar de diversos assuntos administrativos, como os relacionados à cidadania italiana, além de prestar assistência aos cidadãos italianos que vivem no país.

É por isso que também é através do Consulado que os brasileiros com ascendência italiana podem dar início ao processo de obtenção da cidadania.

Como há muitos italianos e descendentes no Brasil, há diversos Consulados no país, facilitando o acesso aos serviços que são prestados por eles.

Saiba quais são as cidades brasileiras que têm consulado italiano

Para iniciar o processo de obtenção da cidadania italiana via Consulado, como vimos, é necessário agendar a apresentação dos documentos no mais próximo da sua região.

No Brasil, existem diversos Consulados italianos localizados em diferentes cidades. Veja quais são:

  • Consulado de São Paulo (SP)
  • Consulado de Curitiba (PR)
  • Consulado de Porto Alegre (RS)
  • Consulado do Rio de Janeiro (RJ)
  • Consulado de Belo Horizonte (MG)
  • Consulado italiano de Recife (PE)
  • Embaixada Italiana em Brasília (DF), que também tem serviços consulares

Você pode ter mais informações sobre eles neste texto que preparamos sobre este tema.

Quanto tempo demora um processo de cidadania italiana via Consulado?

Outra dúvida que você deve ter em obter a cidadania italiana via Consulado é em relação ao tempo de espera.

E, infelizmente, a notícia não é muito boa: o tempo de espera pode variar consideravelmente, dependendo de diversos fatores, como o volume de solicitações e a eficiência do Consulado responsável pelo processo, mas em geral pode chegar a até 15 anos.

Mas é claro que é importante ter em mente que a obtenção da cidadania italiana é um procedimento que demanda paciência e é um investimento para toda a vida.

A boa notícia é que existem outras formas de conseguir a cidadania italiana, como vamos ver abaixo.

Entenda como funcionam as filas para tirar cidadania italiana via Consulado

Os Consulados italianos trabalham com um sistema de agendamento prévio para atender os requerentes de cidadania.

Geralmente, a demanda é alta e as vagas para agendamento podem se esgotar rapidamente. Portanto, é importante estar atento aos prazos e procedimentos para garantir sua vaga na fila de espera.

Por isso, é importante conversar com profissionais especializados para saber se realmente a espera pelo Consulado é a sua melhor opção.

Quanto custa a cidadania italiana via Consulado?

Os custos envolvidos no processo de obtenção da cidadania italiana via Consulado podem variar de acordo com as taxas consulares, que são em euros, e os serviços necessários.

Além das taxas consulares, que são obrigatórias e hoje equivalem a 300 euros, é necessário considerar outros gastos, como traduções de documentos, autenticações, emissão de certidões, entre outros.

Tem como fazer cidadania italiana por conta própria?

Embora seja possível fazer o processo de obtenção da cidadania italiana por conta própria, é recomendado buscar orientação profissional especializada.

O processo é sempre complexo e exige conhecimento detalhado das leis italianas.

Contar com a assessoria de profissionais experientes na área pode evitar erros e agilizar o processo, aumentando as chances de sucesso na avaliação do seu caso pelo Consulado.

Por mais que você pense que pode economizar se fizer sozinho, os custos dos possíveis erros podem ser grandes, além de atrasar e até mesmo inviabilizar a conquista da cidadania.

Como tirar a cidadania italiana rápida?

Se você quer ter a cidadania italiana de forma mais rápida, existe a opção de ingressar com um processo via judicial, diretamente no tribunal italiano.

Esse método, no entanto, envolve um conjunto de requisitos específicos e demanda mais recursos financeiros, mas que com certeza pode valer a pena.

A escolha entre a via consular e a via judicial depende das circunstâncias individuais de cada caso. Se você tiver tempo para esperar, pode decidir por esperar a fila do Consulado.

Se houver alguma necessidade específica de viver na Europa ou viajar com mais tranquilidade nos próximos anos, então o ideal é que se tente uma outra alternativa, como a via judicial, ou até mesmo uma ida para a Itália para dar entrada lá.

Cidadania italiana via consulado vs. via judicial 

Tanto a cidadania italiana via consulado quanto a via judicial têm suas vantagens e desvantagens. A via consular é o caminho mais comum e costuma ser mais acessível para a maioria das pessoas.

Já a via judicial pode ser mais rápida, mas, como dissemos, exige uma fundamentação sólida e a contratação de um advogado especializado na Itália, afinal o processo ocorre lá.

É importante avaliar cuidadosamente as opções e buscar orientação adequada antes de decidir qual caminho seguir. Por isso, conversar com outras pessoas e com profissionais que se dedicam a isso é o melhor caminho.

Aproveite para ler mais sobre essa opção, neste texto que preparamos, e para marcar uma conversa com um profissional da Rotunno, para saber tudo o que é necessário.

Entenda como a Rotunno pode ajudar você

Embora seja um sonho para muita gente, a obtenção da cidadania italiana pode ser um processo complexo e burocrático. É nesse momento que contar com a assessoria de profissionais especializados pode fazer toda a diferença.

A Rotunno é uma empresa especializada em serviços de cidadania italiana, oferecendo suporte completo em todas as etapas do processo.

Com uma equipe experiente e dedicada, a Rotunno está pronta para ajudar você a realizar o sonho de obter a cidadania italiana, além de outros serviços, como a cidadania espanhola, a portuguesa e obtenção de vistos para outros países.

Então, se você é descendente de italianos, pense nas opções: obter a cidadania italiana via Consulado requer paciência, organização e conhecimento sobre os processos envolvidos.

Mas lembre-se: se você quiser que seja mais rápido, também existe a opção de tentar pela via judicial.

Aproveite agora, que você já está pensando nisso, e agende uma conversa com a Rotunno.

 

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania

    Leia mais

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leia mais

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.