Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?
Leia mais
Muitas pessoas buscam saber como é feito a naturalização para outros países. Com isso, os detalhes de como se tornar um brasileiro reconhecido por lei acaba ficando em segundo plano. Hoje, vamos descobrir e detalhar todas as formas para obter a naturalização brasileira.
Segundo informações oficiais do nosso próprio governo, existem quatro formas diferentes de naturalização, além da possibilidade de você ser brasileiro nato. Todos estes detalhes estão escritos no artigo 12 da Constituição Federal (CF).
É importante lembrar que é possível ter uma manutenção simultânea de sua nacionalidade original com a naturalização brasileira, contudo, isso depende das regras do seu país natal.
Para ser considerado brasileiro nato, a CF define estes termos:
Ademais, esta serve para imigrante criança ou adolescente que veio morar no país por prazo indeterminado antes de completar 10 anos de idade. Futuramente, esta naturalização pode se tornar definitiva caso a pessoa atinja a maioridade e ainda esteja no Brasil.
Em síntese, esta pode ser realizada quando a pessoa tem um relacionamento com um brasileiro(a), há mais de 5 anos. O companheiro precisa estar no país em atividade ao serviço do estado brasileiro. Os requisitos são:
Ambas as naturalizações são concedidas a estrangeiros que já tem um tempo de moradia no Brasil. A diferença é que na Extraordinária exige apenas moradia fixa no país há 15 anos ininterruptos.
Já na Ordinária é necessário alguns requisitos adicionais além de ter residência em território nacional por 4 anos. Confira:
Considerando todos as etapas do processos de naturalização, o governo dá até 180 dias corridos de tempo estimado para a prestação do serviço.
Um passo a passo bem detalhado sobre todas as etapas e documentários necessários para a realização do processo está disponível no site do governo brasileiro.