Como saber se tenho direito à cidadania de outro país?

Diversos 17/10/2022
Como saber se tenho direito à cidadania de outro país? | Rotunno Cidadania

Conforme os últimos dados do Itamaraty, o número de brasileiros no exterior chegou a 4,2 milhões. Em 10 anos, o número de brasileiros que deixaram o país para o exterior aumentou 36%. Dados atuais da Polícia Federal confirmam esse movimento, mais de 130 mil brasileiros deixaram o país e não retornaram no primeiro semestre deste ano.

Entre os cinco países com maior número de brasileiros estão os Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.

São vários os motivos que incentivam o brasileiro a se naturalizar como estrangeiro.

O que é a cidadania estrangeira e ela como funciona?

A cidadania estrangeira é a capacidade de um brasileiro adquirir a titularidade em outra nacionalidade. Esse procedimento é legalizado pela Constituição Federal e é aberto a todos os cidadãos brasileiros.

A dupla cidadania é comum. Então você pode ter duas nacionalidades. Dessa forma, é possível manter a cidadania brasileira e garantir outra cidadania.

O processo de obtenção da dupla cidadania é burocrático e caro, pois cada país tem seus próprios requisitos. O principal requisito é que você preencha uma das três condições para obter a  cidadania no exterior:

Descendentes de sangue

A primeira opção é direito de sangue. Filhos, netos e bisnetos têm o direito de solicitar a cidadania do país de nascimento de seus descendentes. O grau de parentesco exigido varia conforme as regras de cada país.

Casamento

Após alguns anos de casamento com estrangeiro, você pode solicitar a cidadania no exterior. Em geral, a duração mínima do casamento é de 3 anos, mas varia de país para país.

Residência Legal Mínima

 Se você mora no exterior há vários anos, você pode solicitar a dupla cidadania lá. Em geral, a permanência mínima para o exercício do direito é de 6 anos de residência.

Quais são os países permitem dupla cidadania?

Existem vários países que permitem dupla cidadania. Alguns exemplos: Alemanha, Espanha, Itália, Estados Unidos da América, Portugal, entre outros países que permitem a dupla cidadania!

*Segundo o Itamaraty, a naturalização é opcional, mas em países como Alemanha e Itália, os laços de sangue são obrigatórios para obter a cidadania estrangeira nesses países.

Você pode perder sua cidadania brasileira?

A perda da cidadania brasileira é possível em países que não permitem a dupla cidadania. Portanto, é necessário renunciar à cidadania original para obter a cidadania estrangeira.

Quais documentos são necessários para obter a cidadania estrangeira?

Para iniciar o processo de dupla cidadania, primeiro você deve verificar as condições do país de destino e certificar-se de que atende aos requisitos. Após determinar sua situação, você deve procurar o maior número possível de documentos, de:

 Certidão de Naturalização Negativa (CNN) emitida pelo Ministério Público

 Certidão de nascimento mais recente que deve ser do requerente

 Certidão de nascimento de descendente naturalizado

 Certidão de óbito se descendente for falecido

 Certidão de casamento em caso de dupla cidadania por casamento

Todos os documentos estão disponíveis em cartórios físicos e online!

 Solicitar a cidadania estrangeira tem muitas vantagens, incluindo:

 É mais fácil estudar no exterior

 Mais oportunidades de trabalhar em uma empresa estrangeira

 É mais fácil encontrar moradia

 Permite viajar com mais tranquilidade

 Permite usar o sistema de saúde e outros serviços sociais de benefícios no país

Portanto, se você já tem interesse em obter a cidadania estrangeira, inicie o processo agora. O primeiro procedimento pode ser iniciado no consulado do país no Brasil ou no país de destino. A primeira é burocrática, mas a segunda é mais cara porque há custos associados a passagens, hospedagem, certificados e taxas.

O que pode ajudar nesse processo é a ajuda de empresas especializadas em procedimentos de vistos para  outros países. Eles não apenas coletam tudo o que é necessário para se candidatar a  outra nação, mas também ajudam nos processos burocráticos.

A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter dupla cidadania ou múltipla nacionalidade, entre em contato com nossa equipe para encontrar o melhor caminho.

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.