Confira os números de descendentes italianos no Brasil por estado

Descendentes-italianos-no-Brasil

A América do Sul foi um dos principais locais para onde cidadãos da Itália imigraram entre o final do século XIX e o início do século XX, e isso faz se ter no Brasil o maior número descendentes italianos fora do “país da bota”.

O Rio Grande do Sul, com ênfase nas cidades da serra gaúcha, foi um dos principais estados que recebeu imigrantes, tendo tido diversas colônias imperais, como as atuais cidades de Veranópolis e Caxias do Sul.

Isso faz com que muitos brasileiros, incluindo aqueles do sul do país, tenham direito à dupla cidadania italiana, já que muitos nos estados sulistas são descendentes de italianos, em especial no Rio Grande do Sul.

Esse artigo, portanto, tem o objetivo de mostrar a você os números sobre os descendentes de italianos no Brasil por estado, entendendo em quais há a maior predominância deles.

Quer saber tudo sobre o assunto e também sobre a possibilidade do pedido de cidadania brasileira a esses descendentes?

Então leia o texto até o final!

Descendentes italianos no Brasil: Veja os números por estado

No Brasil, há mais de 30 milhões de brasileiros que são descentes de italianos, com a grande maioria estando presente nas regiões sudeste e, principalmente, sul do país.

Os três estados brasileiros com maior número de descendentes de imigrantes italianos são:

  • São Paulo: 13 milhões de descendentes (representam 32,5% da população)
  • Paraná: 3,7 milhões de descendentes (representam 37% da população)
  • Rio Grande do Sul: 3 milhões de descendentes (representam 27% da população)

O único estado sulista que não está no top 3 é Santa Catarina, que se encontra no 4º lugar da lista, com também 3 milhões de descendentes de italianos (o que representa 50% da população catarinense).

Os outros três estados da região sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) possuem, juntos, quase 4 milhões de descendentes de italiano, 1/3 de todo o estado de São Paulo.

Já nas regiões norte, centro-oeste e nordeste do país, a quantidade de descendentes de imigrantes italianos são 1 milhão, 400 mil e 150 mil, respectivamente.

Descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul

Como visto, no Rio Grande do Sul há 3 milhões de pessoas que são descendentes de italianos, o que mostra que praticamente 1/3 da população do estado tem ascendentes imigrantes da Itália.

A maior parte desses descendentes de italianos encontram-se nas cidades da região da serra gaúcha, já que foi lá onde chegaram e se estabeleceram os primeiros imigrantes.

Esse grande número de descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul faz com que o número de pedidos de cidadania italiana, no estado, seja muito alto.

Quem possui pais, avós ou bisavós italianos têm o direito de pedir a dupla cidadania por Jus Sanguinis (direito de sangue).

Para isso, é necessário ter em mãos documentos que comprovem a ligação de sangue, como as certidões de nascimento, casamento e de óbito (quando aplicável) do requerente e de todos os descendentes até o italiano.

Esses documentos são válidos para o processo apenas quando traduzidos para o idioma italiano por um profissional oficial, de modo que possuam a autenticidade necessária.

Para pedir a cidadania italiana em Porto Alegre, capital gaúcha, é preciso buscar uma empresa de confiança que preste serviços consulares, como a Rotunno Cidadania.

Descendentes de italianos no Brasil

Na própria Rotunno, inclusive, você tem parceiros para fazer a tradução juramentada dos seus documentos para o processo de pedido de cidadania italiana.

Se você quer saber mais sobre a cidadania italiana, leia também Itália é o país que mais concede cidadania a brasileiros.

Conclusão

Como você viu, o número de descendentes italianos no Brasil é tão alto que o país é o que possui a maior quantidade de pessoas com ascendência italiana fora da própria Itália.

Neste texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre como é a distribuição dos descendentes de imigrantes da Itália no Brasil, observando como a grande maioria está presente no sudeste e no sul, principalmente.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, quase 1/3 da população é formada por descendentes de italianos, enquanto no Paraná esse número sobe para quase 40%.

Gostou do artigo de hoje sobre os números de descendentes de italianos no Brasil por estado?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira