A América do Sul foi um dos principais locais para onde cidadãos da Itália imigraram entre o final do século XIX e o início do século XX, e isso faz se ter no Brasil o maior número descendentes italianos fora do “país da bota”.
O Rio Grande do Sul, com ênfase nas cidades da serra gaúcha, foi um dos principais estados que recebeu imigrantes, tendo tido diversas colônias imperais, como as atuais cidades de Veranópolis e Caxias do Sul.
Isso faz com que muitos brasileiros, incluindo aqueles do sul do país, tenham direito à dupla cidadania italiana, já que muitos nos estados sulistas são descendentes de italianos, em especial no Rio Grande do Sul.
Esse artigo, portanto, tem o objetivo de mostrar a você os números sobre os descendentes de italianos no Brasil por estado, entendendo em quais há a maior predominância deles.
Quer saber tudo sobre o assunto e também sobre a possibilidade do pedido de cidadania brasileira a esses descendentes?
Então leia o texto até o final!
Descendentes italianos no Brasil: Veja os números por estado
No Brasil, há mais de 30 milhões de brasileiros que são descentes de italianos, com a grande maioria estando presente nas regiões sudeste e, principalmente, sul do país.
Os três estados brasileiros com maior número de descendentes de imigrantes italianos são:
- São Paulo: 13 milhões de descendentes (representam 32,5% da população)
- Paraná: 3,7 milhões de descendentes (representam 37% da população)
- Rio Grande do Sul: 3 milhões de descendentes (representam 27% da população)
O único estado sulista que não está no top 3 é Santa Catarina, que se encontra no 4º lugar da lista, com também 3 milhões de descendentes de italianos (o que representa 50% da população catarinense).
Os outros três estados da região sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) possuem, juntos, quase 4 milhões de descendentes de italiano, 1/3 de todo o estado de São Paulo.
Já nas regiões norte, centro-oeste e nordeste do país, a quantidade de descendentes de imigrantes italianos são 1 milhão, 400 mil e 150 mil, respectivamente.
Descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul
Como visto, no Rio Grande do Sul há 3 milhões de pessoas que são descendentes de italianos, o que mostra que praticamente 1/3 da população do estado tem ascendentes imigrantes da Itália.
A maior parte desses descendentes de italianos encontram-se nas cidades da região da serra gaúcha, já que foi lá onde chegaram e se estabeleceram os primeiros imigrantes.
Esse grande número de descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul faz com que o número de pedidos de cidadania italiana, no estado, seja muito alto.
Quem possui pais, avós ou bisavós italianos têm o direito de pedir a dupla cidadania por Jus Sanguinis (direito de sangue).
Para isso, é necessário ter em mãos documentos que comprovem a ligação de sangue, como as certidões de nascimento, casamento e de óbito (quando aplicável) do requerente e de todos os descendentes até o italiano.
Esses documentos são válidos para o processo apenas quando traduzidos para o idioma italiano por um profissional oficial, de modo que possuam a autenticidade necessária.
Para pedir a cidadania italiana em Porto Alegre, capital gaúcha, é preciso buscar uma empresa de confiança que preste serviços consulares, como a Rotunno Cidadania.
Na própria Rotunno, inclusive, você tem parceiros para fazer a tradução juramentada dos seus documentos para o processo de pedido de cidadania italiana.
Se você quer saber mais sobre a cidadania italiana, leia também Itália é o país que mais concede cidadania a brasileiros.
Conclusão
Como você viu, o número de descendentes italianos no Brasil é tão alto que o país é o que possui a maior quantidade de pessoas com ascendência italiana fora da própria Itália.
Neste texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre como é a distribuição dos descendentes de imigrantes da Itália no Brasil, observando como a grande maioria está presente no sudeste e no sul, principalmente.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, quase 1/3 da população é formada por descendentes de italianos, enquanto no Paraná esse número sobe para quase 40%.
Gostou do artigo de hoje sobre os números de descendentes de italianos no Brasil por estado?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.