Se você mora no Paraná ou em Santa Catarina, dois dos estados que têm mais descendentes de italianos em nosso país, você pode estar procurando pelo Consulado Italiano de Curitiba em busca da dupla cidadania.
Para quem está atrás de obter informações para imigração ou intercâmbio para a Itália, é de extrema importância que saiba onde fica o consulado, além de seus horários de funcionamento e os contatos possíveis da instituição.
Saber sobre esses tópicos pode te ajudar muito a agilizar a parte burocrática com filas e agendamentos, visto que é um processo que depende de vários documentos e comprovações.
Por isso, neste texto, vamos falar sobre o Consulado Italiano de Curitiba, para que você veja e entenda quais são os principais serviços oferecidos pela instituição.
Para que serve um consulado?
Antes de procurar pelo Consulado Italiano de Curitiba, é preciso entender o que essa instituição faz, principalmente quando se quer tirar dúvidas sobre o processo de cidadania italiana.
Um consulado, essencialmente, é a organização estatal máxima de uma nação estrangeira em um lugar fora de seu território, logo, os Consulados Italianos no Brasil são as maiores representações italianas no país.
Essas instituições devem aconselhar e dar assistência aos conterrâneos que estão em nosso país, neste caso, os italianos.
Pessoas que têm descendência italiana também são consideradas cidadãs pelo governo da Itália e, por isso, dão assistência aos que querem ir para o país buscando emigrar.
Porém, emitir cidadanias não é a única função dessa instituição. Abaixo, listaremos outras funções de um consulado:
Emitir documentação certificada
Documentos e atividades essenciais como a emissão de passaportes italianos são de responsabilidade dos consulados.
Estar com documentações certificadas em mãos, carimbadas pelas respectivas instituições são importantíssimas para executar atividades legalmente.
Por isso, essas instituições não são só responsáveis por passaportes, mas também por documentos de identidade, certidões de nascimentos, de óbitos, de casamentos e divórcios.
Apostilamento de documentações
O apostilamento de Haia e a legalização de documentos também podem ser realizados por consulados, afinal, esses procedimentos facilitam a certificação de documentos emitidos no exterior com assinaturas que serão utilizadas judicialmente.
Além disso, ter em mãos documentos revistos por instituições importantes, mantém sob controle situações adversas durante a estadia em outro país.
Dar autorização de viagem para menores
Para crianças e adolescentes, os consulados podem também emitir autorizações para viagens, tudo dentro do consentimento da lei.
Caso seja sua necessidade, separe e organize os documentos necessários, que geralmente estão listados no site oficial da instituição (você pode ligar também), para gerar essa autorização, assim, não terá problema nenhum no processo.
Oportunidades de trabalho
Os consulados também podem oferecer oportunidades de trabalho, que geralmente são publicados online.
Participar da equipe de uma instituição como essa é uma vantagem para os que querem evoluir linguística e culturalmente, podendo ter experiências suficientes com o estrangeiro para aperfeiçoar a sua fala, escrita e convivência.
Documentos que precisam ser entregues ao consulado para tirar dupla cidadania italiana
Agora que você entendeu as funções de um consulado, pode imaginar como são burocráticos seus processos, isso não é diferente para os que buscam tirar a cidadania italiana.
Porém, isso não significa que você não possa adiantar algumas coisas para não ter que lidar com a espera. Uma boa dica para resolver as coisas com mais facilidade é ir atrás da documentação.
No processo de cidadania, existem vários documentos que precisam ser validados, por isso, estar com eles em mãos é importante. Alguns deles são:
- Certidão italiana de nascimento de antepassados;
- Certidões brasileiras de todos os envolvidos na linha de descendência que faz a ligação entre o candidato e seu ascendente italiano;
- Certificado de casamento da mesma linhagem de descendência;
- Certidão de óbito do antepassado italiano;
- Certidão Negativa de Naturalização do antepassado italiano;
- Certidões brasileiras passadas por tradução juramentada e apostilamento.
Caso seu antepassado italiano tenha vindo ao Brasil numa época onde ainda não era utilizado registro civil, será aceito o certificado do batismo, que deve ser emitido pela paróquia. Caso os parentes em questão tenham se casado na Itália, será necessário solicitar ao país esse documento.
Consulado Italiano de Curitiba, onde fica? Quando posso ser atendido?
O Consulado Italiano de Curitiba, como já dito, não representa apenas o Paraná, como também Santa Catarina. Abaixo, mais informações sobre o local
Endereço: R. Mal. Deodoro, 630 – 21º andar – Centro, Curitiba – PR, 80010-010
Atendimento: 8h30 à 12h45 (segunda e quarta 8h30 às 17h15)
Telefone: (41) 3883-1750
Site: https://conscuritiba.esteri.it/consolato_curitiba/it/
E-mail: [email protected]
Mas é preciso lembrar que, para requerimentos de dupla cidadania, o Consulado Italiano de Curitiba usa o seguinte sistema: são chamadas 3 mil pessoas por vez.
Cada pessoa tem um número de cadastro, que vai sendo chamado. Para ver os números que estão na fila, é preciso verificar no site do consulado.
Atualmente estão apenas chamados os inscritos do número 50.001 ao 51.000 (dados de julho de 2021).
Seja auxiliado por uma empresa para lidar com o consulado italiano no Brasil
Como visto neste artigo, o processo de comunicação com um consulado pode ser complicado e burocrático, porém, existem métodos para que isso seja facilitado.
Procure profissionais em empresas como a Rotunno, que garante a agilidade na comunicação com o consulado italiano no Brasil.
A Rotunno auxilia em todas as etapas envolvendo a busca por dupla cidadania, já que tem legalidade atestada tanto no Brasil como na Europa, fazendo assim com que as portas se abram com mais facilidade.
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