Entenda o Brexit e os impactos para brasileiros com dupla cidadania na UE

Após 47 anos, o Reino Unido anunciou em 31 de Janeiro de 2020 sua saída da União Européia. O Brexit, que na tradução literal significa “Saída Britânica”, já vinha sendo discutido ao longo dos últimos 3 anos, motivados por um plebiscito realizado em 23 de junho de 2016, onde a maioria dos eleitores britânicos decidiram pela saída do bloco.

Durante esse período de negociações e anúncio da saída definitiva, muitas dúvidas e incertezas preocupavam brasileiros e estrangeiros com dupla cidadania na União Européia. Entre 2012 e 2017, ao menos 170 mil novos brasileiros obtiveram cidadania de países europeus.

Mas afinal, o que de fato mudará?

Criada após a segunda guerra mundial, a União Européia tinha como objetivo construir a Europa devastada pelo conflito. Antes do Brexit, o grupo era composto por 27 países, tendo sua primeira saída oficial somente em 2020, após 47 anos de fundação.

Com a saída da Inglaterra do bloco, especialistas afirmam que o país ainda precisa definir algumas novas regras, no entanto eles acreditam que não haverá grandes mudanças em relação ao turismo e imigrantes já residentes, apenas algumas novas burocracias. Antes da saída, UE e Reino Unido estabeleceram o programa chamado EU Settlement Scheme, que visa proteger os cidadãos europeus e parentes que vivem no Reino Unido.

De acordo com a Embaixada Britânica em Brasília, 2,7 milhões já solicitaram o cadastramento no EU Settlement Scheme. Destes, 2,4 milhões já receberam a validação do cadastro e a segurança de permanência no país.

Quais são os próximos passos do Brexit?

Dentre o período de transição ou implementação, que deve terminar em 31 de dezembro de 2020, Reino Unido e UE precisam decidir como será seu relacionamento futuro.

Durante este período de 11 meses, o país continuará a seguir todas as regras da UE e sua relação comercial permanecerá a mesma.

A mudança para turistas brasileiros que desejam visitar o Reino Unido

O país nunca aderiu à zona européia sem fronteiras internas, o Espaço Schengen. Brasileiros sempre precisaram fazer imigração ao entrar no Reino Unido, mesmo vindo de outros países europeus. Isso continuará igual.

Leia também: Como fazer e porque tirar o passaporte Europeu.

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira