Epifania do Senhor: Tudo que você precisa saber sobre a data!

Cidadania Italiana 06/01/2023
epifania-do-senhor | Rotunno Cidadania

O que significa a Epifania do Senhor?

O significado de Epifania é a manifestação ou a aparição de algo, de um sinal. Na doutrina católica, Epifania do Senhor foi o evento de manifestação de Jesus como Filho de Deus e Salvador do mundo, quando uma estrela surgiu no céu aos Magos do Oriente, indicando onde encontrariam o Menino Jesus que acabava de nascer, na gruta de Belém.
Os três Reis Magos representam as raças de todos os povos do mundo. Em outros países, o dia 6 de janeiro é conhecido como o Dia de Santos Reis, ocasião em que se celebram os três Reis Magos e que as pessoas têm por cultura em todo o mundo de desmontar a árvore de Natal, assim como aquela estrela que surgiu no céu e desapareceu, pois tratava-se do sinal de onde se encontrava a verdadeira luz: o Menino Jesus.

O que é o Dia da Epifania do Senhor?

O Dia da Epifania do Senhor é celebrado em 6 de Janeiro, é o dia em que a estrela apontou no céu a localização exata onde Maria havia dado à luz o Menino Jesus, para que os três Reis Magos pudessem visita-lo levando presentes: ouro, incenso e mirra. Foi daí que surgiu a cultura de presentear as pessoas no Natal.
Este é também o dia de desmontar a árvore de Natal, celebrando o encerramento de todas as comemorações festivas referentes a essa data. No Brasil é celebrado o Dia de Santos Reis, em referência aos Três Reis Magos.

Epifania do Senhor: Conheça as tradições na Itália

L’Epifania tutte le feste porta via (A Epifania encerra todas as festas)
O Dia da Epifania do Senhor, na Itália, é popularmente conhecido como o dia da Befana. No folclore italiano, a Befana é uma senhora idosa que entrega presentes para crianças em toda a Itália na véspera da Epifania (5), enchendo as suas meias com doces, balas, frutas secas e brinquedos, caso tenham se comportado bem. Caso contrário, aqueles que se comportaram mal encontram suas meias cheias de carvão ou alho.
É uma figura ligada ao Natal italiano. Essa é uma data muito comercializada na Itália. Nos supermercados e lojas vendem as meias já com doces e guloseimas, ou também é possível comprar meias e personalizar com presentes. As maiores marcas de doces comercializam meias com chocolates.

Aproveite a Epifania do Senhor com a Rotunno!


Imagine comemorar uma data tradicional na Itália, como a Epifania do Senhor, vivenciando toda a cultura do local?
A Rotunno pode te ajudar! Se você tem descendência italiana, é possível morar na Itália ou em 27 países da União Europeia, se beneficiando de todos os direitos de um cidadão europeu, sem necessidade de um visto específico, e comemorar todas as datas especiais nesse país.


Venha fazer o reconhecimento da sua cidadania italiana com a Rotunno, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!


Quer saber mais? (Acesse nosso site ou clique aqui ou fale com nosso time etc)

Leia também outras notícias

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania

    Leia mais

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leia mais

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.