Epifania do Senhor: Tudo que você precisa saber sobre a data!

Cidadania Italiana 06/01/2023
epifania-do-senhor | Rotunno Cidadania

O que significa a Epifania do Senhor?

O significado de Epifania é a manifestação ou a aparição de algo, de um sinal. Na doutrina católica, Epifania do Senhor foi o evento de manifestação de Jesus como Filho de Deus e Salvador do mundo, quando uma estrela surgiu no céu aos Magos do Oriente, indicando onde encontrariam o Menino Jesus que acabava de nascer, na gruta de Belém.
Os três Reis Magos representam as raças de todos os povos do mundo. Em outros países, o dia 6 de janeiro é conhecido como o Dia de Santos Reis, ocasião em que se celebram os três Reis Magos e que as pessoas têm por cultura em todo o mundo de desmontar a árvore de Natal, assim como aquela estrela que surgiu no céu e desapareceu, pois tratava-se do sinal de onde se encontrava a verdadeira luz: o Menino Jesus.

O que é o Dia da Epifania do Senhor?

O Dia da Epifania do Senhor é celebrado em 6 de Janeiro, é o dia em que a estrela apontou no céu a localização exata onde Maria havia dado à luz o Menino Jesus, para que os três Reis Magos pudessem visita-lo levando presentes: ouro, incenso e mirra. Foi daí que surgiu a cultura de presentear as pessoas no Natal.
Este é também o dia de desmontar a árvore de Natal, celebrando o encerramento de todas as comemorações festivas referentes a essa data. No Brasil é celebrado o Dia de Santos Reis, em referência aos Três Reis Magos.

Epifania do Senhor: Conheça as tradições na Itália

L’Epifania tutte le feste porta via (A Epifania encerra todas as festas)
O Dia da Epifania do Senhor, na Itália, é popularmente conhecido como o dia da Befana. No folclore italiano, a Befana é uma senhora idosa que entrega presentes para crianças em toda a Itália na véspera da Epifania (5), enchendo as suas meias com doces, balas, frutas secas e brinquedos, caso tenham se comportado bem. Caso contrário, aqueles que se comportaram mal encontram suas meias cheias de carvão ou alho.
É uma figura ligada ao Natal italiano. Essa é uma data muito comercializada na Itália. Nos supermercados e lojas vendem as meias já com doces e guloseimas, ou também é possível comprar meias e personalizar com presentes. As maiores marcas de doces comercializam meias com chocolates.

Aproveite a Epifania do Senhor com a Rotunno!


Imagine comemorar uma data tradicional na Itália, como a Epifania do Senhor, vivenciando toda a cultura do local?
A Rotunno pode te ajudar! Se você tem descendência italiana, é possível morar na Itália ou em 27 países da União Europeia, se beneficiando de todos os direitos de um cidadão europeu, sem necessidade de um visto específico, e comemorar todas as datas especiais nesse país.


Venha fazer o reconhecimento da sua cidadania italiana com a Rotunno, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!


Quer saber mais? (Acesse nosso site ou clique aqui ou fale com nosso time etc)

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania

    Leia mais

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leia mais

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.