Especialista explica alteração em lei para cidadania portuguesa a brasileiros

Estimativa é de que no brasil tenha mais de 30 milhões de descendentes

 

O processo para obter a cidadania portuguesa se tornou mais fácil acessível, rápida e transparente para aqueles que desejam fazer parte da rica história e cultura de Portugal. A mudança foi implementada pelo Parlamento Português com a alteração décima alteração à lei 37/81, que traz modificações legislativas à lei da nacionalidade portuguesa. “Esse é um movimento histórico e representa um marco na inclusão e na adaptação às realidades contemporâneas que oferece aos brasileiros à possibilidade do direito à nacionalidade Portuguesa”, relata nome do porta-voz da pauta.

 

Dentre as modificações, uma delas é a eliminação da restrição de idade para acesso à nacionalidade por filiação. “Essa mudança permite que a filiação estabelecida na maioridade também possa levar à obtenção da nacionalidade portuguesa, desde que ocorra por processo judicial”, relata.

 

Outra alteração relevante diz respeito ao regime de naturalização para descendentes de judeus sefarditas. “Agora, além da demonstração de ligação a Portugal por meio de elementos como apelidos ou idioma familiar, é necessário que os requerentes tenham residido legalmente em Portugal por, pelo menos, três anos”, conta.

 

Mais um aspecto importante das novas medidas é referente ao prazo de cinco anos de residência legal no país para ter direito à nacionalidade lusitana. A alteração envolve a contagem para conseguir o documento e não somente da emissão deste tipo de autorização. nome do porta-voz da pauta explica: “Muitas vezes, demora até dois anos para ser concedido o título de residência. Esse tempo de espera, agora, passa a ser considerado na contagem”.

 

As mudanças nas regras de cidadania portuguesa representam não apenas uma simplificação burocrática, mas também uma abertura para a inclusão de estrangeiros de forma mais eficiente no país, trazendo esperança e otimismo para muitas famílias que buscam uma vida melhor em terras lusas.

 

“Essas alterações contribuem não apenas para facilitar o processo de naturalização para muitas pessoas, mas também fortalecer os laços de Portugal com as suas comunidades no exterior e com aqueles que escolhem o país como seu lar. Uma legislação mais inclusiva e adaptada às realidades atuais é um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”, finaliza nome do porta-voz da pauta.

 

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira