Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país

Os Estados Unidos anunciaram, através de um decreto assinado pelo presidente Donald Trump, a restrição na entrada de pessoas vindas do Brasil. Trump já havia cogitado a medida anteriormente, mas o estopim foi o registro de mortes de brasileiros, que já é maior do que de americanos.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, divulgou uma nota que dizia que a ação tem o objetivo de proteger a população e garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções. Por isso, não serão aceitas admissões de quem esteve no país durante um período de 14 dias antes.

Apesar disso, a relação entre os dois países segue amistosa. No comunicado, foi enfatizado que os Estados Unidos apreciam a estreita coordenação do Governo do Brasil no combate à pandemia e reconhecem seus esforços para fazê-lo. Prova disso é a doação de 1 mil ventiladores para ajudar as necessidades de saúde. “Essas restrições de viagem são projetadas para proteger os cidadãos e não refletem de forma alguma uma redução no forte relacionamento bilateral entre nossos dois países”.

Uma alta autoridade do governo também informou que Trump e Bolsonaro conversaram duas vezes entre março e maio e compartilharam experiências sobre a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

O Itamaraty, em resposta, também declarou que “as restrições não afetam o fluxo de comércio entre os dois países”. Além disso, reforçou que Brasil e Estados Unidos têm mantido importante cooperação bilateral no combate à Covid-19. Foram anunciadas doações norte-americanas de cerca de US$ 6,5 milhões para os esforços brasileiros de mitigação dos impactos à saúde e socioeconômicos da Covid-19”.

O assessor especial da presidência brasileira para assuntos internacionais, Filipe Martins, comentou nas redes sociais que ao banir temporariamente a entrada de brasileiros nos EUA, o governo americano está seguindo parâmetros quantitativos previamente estabelecidos e que não houve motivo específico.

Vale ressaltar que os EUA já tinham proibido a entrada de pessoas provenientes de outros países, como da China (excluindo Hong Kong e Macau), do Irã, de países europeus membros da zona Schengen, do Reino Unido e da Irlanda.

Quanto ao Brasil, desde o final de março, a entrada de estrangeiros está proibida.

 Exceções

O governo americano, no entanto, estabeleceu algumas exceções para o decreto.

  • Pessoas que residam nos Estados Unidos, sejam casadas com um cidadão americano ou que tenha residência permanente no país
  • Filhos ou irmãos de americanos ou residentes permanentes, desde que tenham menos de 21 anos
  • Membros de tripulações de companhias aéreas
  • Pessoas que ingressem no país a convite do governo dos EUA também estão isentas da proibição.

Leia também: Morar nos EUA vale a pena?

Mais informações

Se você deseja obter mais informações sobre o assunto, assista a live da Rotunno Immigration Solutions & Business. A especialista Gabriela Rotunno esclareceu as principais dúvidas de quem deseja obter o visto americano.

 

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira