Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania
Leia mais
Descobrir a origem dos sobrenomes italianos pode ser um ponto de partida para levantar a documentação necessária para solicitar a cidadania italiana. Para isso, você pode contar com o auxílio da Internet. Com uma bela pesquisa, além de encontrar a região onde viveu o ancestral, é possível conferir se a origem é realmente italiana.
Ainda há muita confusão quanto a sobrenomes. Por isso, muitos acreditam ter familiares em países onde não têm. O segredo para evitar esse tipo de transtorno e garantir uma busca muito mais assertiva, é fazer uma árvore genealógica. Este documento é obrigatório para apresentação ao Consulado Italiano e comprovará a origem de cada membro da família. Observar a grafia do sobrenome também pode ajudar. Geralmente, os de origem italiana possuem letra dupla, como Moretti (dois T's).
Amato, Rossi, Grassi, Russo, Lombardo, Rosseti, Pellegrino, Esposito, Bianchi, Caputo, Romano, Colombo, Ricci, Leone, Marino, Serra, Greco, Coppola, De Santis, Marchetti, Giuliani, Ferrari, Barone, Conte, Villa, Vitali, Parisi, Palmieri, Mazza, Testa, Gentile, Martinelli, Sorrentino, Caruso, Milani, Guerra,Farina, Sartori.
Através da Internet, é possível descobrir a origem dos sobrenomes italianos. Basta pesquisar no Google e uma série de sites surgirão para facilitar sua busca. Conheça os principais:
O Family Search disponibiliza mais de 4 milhões de registros históricos de mais de 100 países. É possível encontrar por lá certidões de nascimento, casamento, falecimento e imigração. Os serviços estão disponíveis gratuitamente.
Ao buscar pelo sobrenome italiano no Cognomix, é possível descobrir origem, significado e região com maior densidade. O site está todo em italiano, mas é muito intuitivo, portanto mesmo quem não entende do idioma pode encontrar grandes informações. Além disso, caso precise de uma tradução, o Google Tradutor pode fazer milagres.
Para uma resposta mais assertiva, é preciso tomar alguns cuidados, como: ter certeza de que o sobrenome não foi abrasileirado; não colocar apóstrofo; testar diferentes grafias.
O Ancestry disponibiliza com 20 bilhões de registros de 80 países diferentes e mais de 80 milhões de árvores genealógicas com 8 bilhões de nomes. A maioria dos serviços são pagos e para usar, será preciso recorrer a outro idioma, já que não está disponível em português.
Muitas pessoas realmente encontraram a origem dos sobrenomes italianos pela Internet, mas não é todo mundo que tem essa sorte. Caso as informações sejam mínimas ou seus descentes não estejam em uma das bases de dados, não importa o quanto procure, não encontrará nada. Existem formas, no entanto, de encontrar respostas: contratando um historiador.
A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior
Historiadores especializados em busca de certidões e processos de cidadania podem tornar sua procura muito mais rápida e confortável. Após uma rápida conversa, onde serão informados sobre as principais informações a respeito da sua família, o profissional analisará a etimologia e região típica do sobrenome. Com a ajuda de quem entende, você obterá respostas quanto a origem da sua família.
A Rotunno Immigration Solutions & Business é especializada em processo imigratórios e assessoria jurídica. Além de auxiliar em todas as etapas do processo de cidadania, também podemos te ajudar a descobrir a origem dos sobrenomes italianos. Conheça as principais vantagens de contratar uma assessoria imigratória.
Assim que toda sua documentação estiver em ordem, ainda podemos te ajudar a comprovar a descendência e dar entrada na documentação em um dos três caminhos possíveis para requerer a cidadania: via comune, via consulado ou via judicial.
Adquira sua dupla nacionalidade de uma maneira mais fácil e com o melhor custo-benefício do mercado.