Os melhores passaportes do mundo e como tirar?

Diversos 04/08/2022
morar-em-portugal | Rotunno Cidadania

A Henley Passport Index, empresa que monitora com um ranking a força dos passaportes divulgou na última semana sua atualização trimestral. Em síntese, o Japão segue tendo o principal documento, que dá acesso a 193 locais diferentes.

Ademais, outro destaque da nova lista é o Brasil, que subiu uma posição e agora ocupa a 19ª colocação, junto da Argentina. Ambos dão acesso a 170 destinos.

Ainda sobre o ranking, a Rússia segue ladeira abaixo após diversas proibições de viagens e fechamento de seu espaço aéreo acabou afetando a entrada da sua comunidade em outros países. Atualmente, o local tem uma pontuação de isenção de visto de 119. Mas se engana quem acha que este é o pior passaporte. O pior documento, é o do Afeganistão, que dá acesso a apenas 27 destinos.

Melhores passaportes atualmente

Como já citado, o Japão ocupa a primeira posição da tabela. Curiosamente, outros dois países asiáticos ocupam a segunda colocação: Cingapura e Coreia do Sul. Comparado ao topo da lista, ambos os locais contam com apenas uma localização a menos no passaporte.

Nas colocações mais abaixo, os países europeus tomam conta do ranking. Com destaque para Itália (4ª posição - 189 países) e Portugal (6ª posição - 187 países), ambos têm um ótimo passaporte e para adquiri-los é simples, caso você se encaixe nas especificações.

Abaixo, você confere a disposição dos primeiros colocados na última atualização realizada pela Henley Passport Index

  • Japão – 193, 1ª posição
  • Cingapura e Coreia do Sul – 192, 2ª posição
  • Alemanha e Espanha – 190, 3ª posição
  • Finlândia, Itália e Luxemburgo – 189, 4ª posição
  • Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia – 188, 5ª posição
  • Portugal – 187, 6ª posição

Mesmo com ótima posição da Ásia, é importante ressaltar a força do continente europeu. Ademais, a boa relação destes países, além do forte poder econômico faz com que estes locais sejam muito visados em outras regiões. Muito em função do próprio turismo, que espera um retorno alto de dinheiro com estes visitantes.

Como ter acesso a esses passaportes?

Na Itália, a constituição implementa que filhos de italianos sejam cidadão do país mesmo se nascerem em outro local. Ou seja, se você tiver um ascendente na família, seu documento já está encaminhado.

Contudo, ser casado com uma pessoa que seja reconhecida como cidadã daquele local também conta.

Logo depois, após se informar e ver se tem o direito, é preciso juntar diversos documentos para a montagem do processo e após isso a situação será julgada pelo Consulado Italiano no Brasil. Vale lembrar que documentos de todos os familiares envolvidos no processo precisam ser apresentados.

Em Portugal, a situação é semelhante. E é necessário um parente direto que seja reconhecido como português para seguir adiante. Todas as relações das documentações foram inseridas em uma publicação do Consulado Geral de Portugal, localizado em São Paulo, confira aqui.

É importante ressaltar que para dar sequência a solicitação, o requerente não pode ter nenhum registro na polícia tanto no seu país de origem, quanto no local que vai tirar a segunda nacionalidade.

Todo o processo demanda um certo tempo para que seja realizado e concretizado, então é bom não perder tempo caso tenha interesse.

Benefícios da cidadania europeia

Além de conseguir tirar um dos melhores passaportes, e conseguir viajar para diversos países. Ter a cidadania em um país europeu te permite transitar e morar em grande parte da Europa sem que tenha dores de cabeça.

A informação é um grande adicional para os interessados, já que algumas pessoas pensam que ter a cidadania do lugar limita ela a poder transitar apenas por aquele espaço.

Henley Passport Index

O ranking trazido no início da matéria é um ótimo local para saber quais locais cada passaporte tem vigência. Em resumo, o portal traz todas as localizações e quais documentos são aceitos lá.

Com isso, é possível se programar e ter ciência de onde você pode ir sem que tenha maiores problemas.

Como tiro minha cidadania?

Para saber mais sobre estas demandas, é possível contratar a Rotunno Cidadania, que oferece uma assessoria completa e segura para este e outros processos internacionais.

Além de serviços consulares, a empresa também oferece traduções simples e juramentadas de documentos.

Em suma, no próprio site da Rotunno é possível ter mais informações e até agendar uma conversa com os profissionais.

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.