Passaporte Italiano: Como tirar o seu em 5 passos

Cidadania Italiana 03/07/2023
passaporte-italiano-como-tirar-o-seu-em-5-passos | Rotunno Cidadania

Ter um passaporte italiano permite não só a circulação dentro da União Europeia, mas também traz diversas vantagens.

Neste texto, além de lembrar os motivos pelos quais ele é importante, vamos apresentar um guia com 5 passos para tirar o passaporte italiano, além de outras informações muito importantes, como a validade, a renovação e todos os benefícios.

Sumário 

 

Descubra o que é o passaporte italiano

O passaporte italiano é um documento de identificação emitido pelo governo italiano que certifica a identidade e nacionalidade do titular e permite viajar por todo o mundo.

Com validade de 10 anos ,ele é reconhecido como um dos mais fortes do mundo em termos de acesso a países e benefícios oferecidos.

Qual é o passaporte mais forte do mundo?

Essa é uma pergunta que muita gente faz, principalmente quando saem matérias nos jornais e portais sobre o tema.

E uma notícia boa é que, de acordo com o Henley Passport Index, que classifica os passaportes com base na quantidade de países que permitem a entrada sem a necessidade de visto, o passaporte italiano está entre os mais fortes do mundo.

Atualmente, ele ocupa a 3ª posição, empatado com a Alemanha, a Espanha e a Coreia do Sul, permitindo o acesso a 191 destinos sem visto ou com visto necessário apenas na hora da chegada.

Quais as vantagens do passaporte italiano?

Como você deve saber, o passaporte italiano oferece uma série de vantagens para quem o possui.

Além da facilidade de entrada em diversos países, ele também possibilita o direito de residência e trabalho em qualquer país da União Europeia.

E tem mais: com ele, é possível estudar em universidades europeias com custos reduzidos, obter assistência médica e até mesmo usufruir dos benefícios sociais oferecidos pelos países membros da UE.

O que é preciso para tirar passaporte italiano? 

Para tirar o passaporte italiano, você primeiro precisa da cidadania italiana.

E, para conseguir a cidadania, você precisa provar que é descendente de um cidadão ou uma cidadä italiana, seguir alguns passos e reunir os documentos necessários. Quer saber como fazer tudo isso sem ter dor de cabeça? Clique aqui.

Caso você já tenha a cidadania, será necessário apresentar a documentação comprobatória, como a Carta d’Identitá, que é o RG italiano, ou o documento de reconhecimento da cidadania.

Além disso, também é necessário agendar um horário no consulado italiano mais próximo e pagar as taxas.

Quem pode solicitar o passaporte italiano?

Qualquer pessoa que possua a cidadania italiana tem o direito de solicitar o passaporte italiano.

Você também pode contar com uma assessoria especializada para solicitar o passaporte, juntamente com todo o processo de cidadania.

Quem tem dupla cidadania italiana precisa de passaporte? 

Sim, mesmo para aqueles que possuem dupla cidadania italiana, é necessário obter o passaporte italiano para usufruir de todos os benefícios que ele oferece. Principalmente nos casos em que a pessoa não resida em território italiano.

O passaporte é um dos documentos oficiais que atestam a cidadania e é solicitado para viagens internacionais e para a realização de alguns trâmites burocráticos. 

Saiba o que fazer depois de receber a cidadania italiana

Após receber a cidadania italiana, é importante realizar algumas ações para garantir a sua regularização.

Uma delas é se inscrever no AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all'Estero), que é um cadastro dos italianos residentes no exterior.

A inscrição no AIRE é obrigatória e garante a atualização dos dados junto ao governo italiano.

Saiba mais detalhes sobre essa inscrição clicando aqui.

Como tirar o passaporte italiano no Brasil em 5 passos

Vamos lá. Agora é hora de organizar tudo o que você precisa fazer para ter a cidadania e o seu passaporte italiano no Brasil.

Passo 1: Pesquise os seus antepassados, organize uma árvore genealógica e encontre o documento de origem do seu antepassado que era (ou é) cidadão italiano.

Passo 2: Organize todos os documentos no Brasil, como certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os que estão entre você e o antepassado italiano.

Passo 3: Dê entrada no pedido de cidadania, de acordo com o seu caso, seja pelo Consulado mais próximo, seja na Justiça Italiana, em que todo o processo ocorrerá no Tribunal de Roma, mas você pode aguardar no Brasil.

Passo 4: Aguarde o tempo do processamento no Consulado ou na Justiça Italiana, até que você tenha uma resposta sobre o seu caso.

Passo 5: Quando a cidadania for reconhecida, você pode fazer o pedido do seu passaporte.

Para que todos esses passos ocorram, o ideal é que você tenha assessoria especializada, para que não perca tempo nem dinheiro com erros que podem ser evitados. Por isso, você pode marcar agora mesmo uma conversa com a Rotunno, que é uma assessoria especializada em cidadania italiana.

Passaporte italiano: Tempo de espera

O tempo de espera para a emissão do passaporte italiano pode variar de acordo com a demanda e o consulado italiano responsável pelo processo.

Em geral, o prazo varia de 2 a 6 semanas. O ideal é que você verifique no site do consulado as informações mais atualizadas sobre o tempo de espera.

Mas note que aqui estamos falando do prazo para pedir e receber o passaporte, e não para o processo de cidadania.

Passaporte italiano: Agendamento

O agendamento para tirar o passaporte italiano pode ser feito através do sistema online, chamado Prenot@mi, disponibilizado pelo consulado italiano.

É importante verificar os procedimentos específicos de cada consulado e garantir que todos os documentos estejam em ordem antes de agendar o seu atendimento.

Consulado italiano: Passaporte

Vale lembrar também que o consulado italiano é o órgão responsável pela emissão do passaporte.

É nele que você deve comparecer para entregar a documentação necessária e realizar todos os procedimentos para obter o seu passaporte.

A única exceção é quando você contrata uma assessoria de confiança para fazer isso. Aí, tudo fica sob responsabilidade dela.

Consulado italiano em São Paulo

O Consulado Geral da Itália em São Paulo é um dos principais consulados italianos no Brasil.

Ele está localizado na Avenida Paulista e é responsável por atender solicitações de passaportes, vistos, cidadania e outros serviços consulares.

Consulado italiano no Rio de Janeiro

O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro também é uma importante representação consular no Brasil.

Ele está localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos e oferece serviços consulares para os cidadãos italianos residentes no Rio de Janeiro e região.

Consulado italiano em Curitiba

O Consulado da Itália em Curitiba também realiza atendimentos consulares, incluindo a emissão de passaportes.

Para agendar o seu atendimento em Curitiba ou em qualquer outro, consulte o site do consulado italiano ou entre em contato diretamente com eles para obter informações sobre agendamento e procedimentos.

Para saber mais sobre os consulados e a embaixada da Itália em Brasília, que também tem serviços consulares, leia este texto que preparamos sobre o tema.

Validade passaporte italiano

O passaporte italiano tem validade de 10 anos para pessoas maiores de 18 anos. Para menores de idade, a validade pode variar de acordo com a idade.

Uma dica importante é ficar atento à data de validade do seu passaporte e renovar com antecedência, sempre que for necessário.

Como renovar o passaporte?

Para renovar o passaporte italiano, é necessário agendar, como já mostramos, e comparecer ao consulado italiano com a documentação exigida para a renovação.

Geralmente, será solicitado o passaporte anterior, comprovantes de residência, fotos recentes e pagamento das taxas correspondentes.

E se o passaporte italiano estiver vencido? 

Caso o seu passaporte italiano esteja vencido, o processo de renovação será o mesmo.

Faça o agendamento e compareça ao consulado italiano com a documentação exigida para a renovação e siga as orientações fornecidas.

De novo, vale a dica: é essencial renovar o passaporte antes de sua validade expirar, para evitar problemas em viagens internacionais, principalmente se houver alguma emergência.

Passaporte italiano vs. passaporte brasileiro 

Tanto o passaporte italiano quanto o passaporte brasileiro são documentos de identificação válidos para viagens internacionais.

No entanto, o passaporte italiano oferece uma série de vantagens extras, como a livre circulação dentro da União Europeia e a possibilidade de residência e trabalho em países membros da UE.

Além disso, o passaporte italiano tem maior reconhecimento internacional, permitindo o acesso a um maior número de países sem visto ou com visto apenas na chegada, inclusive para os Estados Unidos.

Quem tem passaporte italiano pode morar nos Estados Unidos? 

Ter o passaporte italiano não garante automaticamente o direito de morar nos Estados Unidos, mas você pode entrar lá como turista sem a necessidade de ter um visto.

A imigração para os Estados Unidos é regulada por leis específicas, e a posse de um passaporte italiano não isenta a necessidade de obtenção de visto de trabalho ou autorização de residência, caso seja exigido pelas autoridades norte-americanas.

É importante consultar as leis de imigração dos Estados Unidos e verificar os requisitos para residência legal no país.

Quem pode ajudar você a ter um passaporte italiano? 

É claro que todas as instruções que você viu aqui só valem para quem já tem a cidadania italiana, e consequentemente pode ter o passaporte vermelho.

Se você ainda não tem sua cidadania, mas é descendente de italianos, uma assessoria como a Rotunno pode ajudar com a documentação e todo o processo no Brasil ou na Itália.

Marque uma conversa com a gente para saber quais são todos os passos para ter a liberdade de poder contar com a cidadania e o passaporte italiano.

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania

    Leia mais

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leia mais

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.