Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania
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Conforme o avanço do novo coronavírus mundialmente, tornou-se difícil renovar ou emitir um passaporte italiano na pandemia.
Muito se deve pelo incentivo ao isolamento social, o que fez alguns postos de trabalho funcionarem parcialmente, incluindo os consulados italianos no Brasil.
Por conta disso, essas instituições ficaram impossibilitadas de dar continuidade a seus processos de emissão de passaporte.
Agora, com as doses da vacina e as flexibilizações da quarentena, os processos voltaram ao normal e, pouco a pouco, as pessoas estão tentando novamente essa emissão e/ou renovação.
Se você é uma dessas pessoas que foram impedidas de prosseguir, continue lendo o texto, pois falaremos sobre a emissão do passaporte italiano na pandemia.
Todo cidadão italiano pode solicitar um passaporte, sendo assim, antes de possuir esse documento, é preciso ter uma cidadania.
Logo, é preciso passar pelo processo de dupla cidadania italiana por descendência, matrimônio ou ter residido legalmente na Itália por mais de 10 anos.
Se você tem sua cidadania, estar em dia com sua inscrição e documentação no consulado italiano responsável pela sua região é indispensável.
Mesmo na pandemia, o processo de emitir um passaporte italiano continua sendo relativamente fácil, dependendo do estágio que você encontra e das suas necessidades.
Com sua cidadania em dia, existem duas maneiras principais de emitir seu passaporte italiano na pandemia.
A primeira é ir a um consulado italiano no Brasil, para passar por uma entrevista de emissão, que deve ser agendada online, com a possibilidade de ser feita via videochamada.
Abaixo, links para os canais de marcação de cada consulado e quais estados brasileiros atendem:
Na maioria dos consulados italianos no Brasil não é possível fazer a entrevista fora dos horários marcados, com exceção dos de São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
O prazo médio para receber o passaporte é de 30 dias, porém, geralmente, alguns lugares conseguem emitir o documento no mesmo dia ou na mesma semana depois da entrevista.
A segunda forma de emitir seu passaporte italiano na pandemia é indo até a Itália e emitindo de lá mesmo.
Neste caso, você precisa residir no país e fazer a inscrição na cidade que vive como residente.
Feito isso, é preciso ir a um departamento de polícia italiano ou agendar esse processo pelo site de passaportes online.
Os lugares que emitem o passaporte são a Questura da Província e o Ofício Passaporto do Comissariato do Comune.
Os documentos necessários para tirar o passaporte, são:
Agora, se por quaisquer motivos você ainda estiver receoso de haver alguns problemas, entre em contato com o consulado e tire suas dúvidas.
Certifique antes da hora da entrega dos seus documentos se você está com todos eles em mãos e que estão em dia.
Existe uma taxa para se emitir o passaporte, que é de aproximadamente €116,00.
Sendo €42,50 o valor da emissão e €73,50 o preço da taxa administrativa (dados de 2021).
Você pagará essa taxa no dia da emissão do passaporte.
Todo cidadão italiano que reside fora da Itália precisa ter um cadastro AIRE (Anagrafe dos Italianos Residentes do Exterior ou Anagrafe degli Italiani Residenti all'Estero, em italiano).
O AIRE foi criado pelo governo italiano para unir informações sobre os cidadãos italianos que estão morando fora da Itália.
Porém, ele também é utilizado por cidadãos italianos para manterem seus direitos e deveres perante o governo da Itália, incluindo o da emissão e renovação de passaporte.
Por isso, o interessado em um passaporte italiano, que mora fora da Itália há mais de um ano e está com sua cidadania em dia, precisa estar registrado e atualizado no AIRE.
Esse registro também inclui pessoas que tiveram sua cidadania italiana reconhecida ou foram naturalizadas.
Não existe diferença entre a renovação e a emissão de um passaporte italiano na pandemia.
A renovação de passaportes já vencidos não é possível, logo, é preciso emitir um passaporte totalmente novo no consulado italiano.
O interessado na renovação precisa ter seu AIRE atualizado e irá pagar novamente a taxa de emissão.
É preciso ressaltar que alguns consulados italianos no Brasil não permitem que os passaportes italianos sejam renovados a qualquer momento.
O documento deve estar há pelo menos 6 meses antes do fim de sua validade.
Um passaporte italiano é válido por 10 anos, porém, o prazo se altera para cidadãos menores de 18 anos.
Para cidadãos de até 3 anos, o consulado italiano estipula um período de aproximadamente 3 anos de validade.
A partir dos 3 até os 17 anos, o período de validade é de 5 anos.
Como pode ser visto no texto, o processo de emitir ou renovar um passaporte italiano na pandemia pode ser relativamente complicado.
Sendo assim, procurar por uma empresa como a Rotunno irá contribuir para que o processo seja realizada de forma rápida e assertiva, seja para emissão ou renovação do passaporte italiano.
Outros meandros do processo, como a inscrição AIRE, também estão inclusas como serviços prestados pela empresa.
Se ficou curioso e quer saber mais como pode ser ajudado nesse processo, entre em contato com a Rotunno Immigration Solution & Business e faça seu orçamento.