Portugal impõe restrições ao visto de trabalho para imigrantes

A nova regra tem o objetivo de ajustar a demanda de trabalho e controlar a imigração

 

Portugal, conhecido por sua hospitalidade e políticas migratórias relativamente abertas, anunciou recentemente novas restrições ao visto de trabalho para estrangeiros que desejam morar no país a trabalho. A medida visa ajustar a demanda de mão de obra estrangeira às necessidades do mercado de trabalho local e reforçar o controle sobre a imigração. “O Decreto-Lei n.º 37-A/2024 traz informações de que a principal mudança é a extinção da ‘manifestação de interesse’, que permitia a legalização de estrangeiros que haviam ingressados em Portugal como turistas e depois optaram por permanecer”, explica Gabriela Rotunno, advogada e CEO da Rotunno Cidadania.

 

As mudanças destacam a necessidade de garantir que a imigração por meio de trabalho atenda às reais necessidades do mercado e contribua para o desenvolvimento sustentável do País. As alterações têm o objetivo de dificultar a permanência legal de estrangeiros e atingem também os brasileiros, embora haja promessa de que nascidos nos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terão preferência na obtenção de vistos.

 

A nova legislação estabelece critérios mais rigorosos para a obtenção de vistos de trabalho, exigindo comprovação de contrato de trabalho ou oferta de emprego previamente estabelecida com uma empresa registrada no País. Além disso, o empregador deve priorizar a vaga para um cidadão português ou da União Europeia. “A prioridade do governo de Portugal é que a entrada de estrangeiros que tenham o objetivo de estabelecer residência definitiva seja feita por meio de solicitação de vistos ainda em seus países de origem”, ressalta Gabriela.

 

Essas regras também introduzem um processo de verificação mais rigoroso, incluindo a análise detalhada dos antecedentes dos candidatos e a exigência de documentação adicional. “A intenção, de acordo com o governo Português, é evitar fraudes e garantir que apenas aqueles que realmente possuem qualificações necessárias e propostas de emprego concretas sejam admitidos”, conta Gabriela Rotunno.

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira