Portugal vive ao longo dos últimos anos a evasão da população para grandes centros urbanos, gerando uma baixa densidade demográfica nas cidades do interior. Além disso, o país vive um quadro de especulação imobiliária, do mercado saturado e da concorrência empresarial acirrada no eixo Lisboa-Porto.
Esse cenário vem se agravando ano após ano, motivados pela crise econômica e pela queda da natalidade. O governo português prevê que até 2140 haverá uma perda de 1,7 milhão de trabalhadores ativos.
Preocupados com a situação, o país passou a adotar como iniciativa comum nas Câmaras Municipais, projetos autônomos de atração de trabalhadores e imigrantes para cidades menos povoadas do interior.
A estratégia das prefeituras vão desde oferecer terrenos e prédios a preços irrisórios, incentivos fiscais, redução de impostos e até mesmo pagamento de auxílio aluguel.
A expectativa é tornar as cidades menos povoadas em pequenos Eldorados, com oferta de novos empregos e movimentação da economia local. Essa é uma excelente oportunidade para imigrantes brasileiros residentes em Portugal que buscam por uma oportunidade.
Leia também: Como adquirir a Cidadania Portuguesa?