Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior
Leia mais
Este passaporte é um dos mais cobiçados pelos brasileiros. Os benefícios da obtenção da cidadania portuguesa não se limitam ao território de Portugal, mas a toda a União Europeia. Ser cidadão português e assim ter passaporte europeu é uma coisa muito positiva em todas as áreas, do ponto de vista profissional é uma vantagem ótima em relação a outras pessoas, pois ser portador de um passaporte português, antes de tudo, coloca você em posição de candidatura a cargos públicos e trabalhos em empresas privadas em qualquer um dos países membros da União Europeia.
Não é só em Portugal que a pessoa com cidadania portuguesa pode morar. Como dissemos anteriormente, tornar-se cidadão europeu significa que uma pessoa tem os mesmos direitos e obrigações que qualquer outro cidadão europeu. Isto inclui o direito de visitar, estudar, trabalhar e viver em qualquer país da União Europeia.
Se o requerente obtiver a nacionalidade portuguesa e passaporte, considera-se cidadão europeu. Isto significa que, a partir desse momento, esta pessoa goza dos direitos de qualquer outro cidadão nascido na Europa.
O único requisito é o preenchimento de um formulário de registro, que pode ser feito durante a imigração, caso seja necessário entrar noutro país que não, seja Portugal para residir por mais de três meses.
Portugal é um dos países europeus com melhor qualidade de vida. Viver no país não é tão caro, embora os salários portugueses sejam relativamente inferiores aos salários brasileiros. Mesmo que ganhem menos, quem mora em Portugal terá um padrão de vida muito mais alto, pois o poder de compra é maior.
Também é um benefício o direito à aposentadoria e à assistência médica, outro valor importante em relação à qualidade de vida do cidadão português é a questão da saúde pública. Por mais incrível que possa parecer, o serviço público de saúde é a escolha da maioria dos cidadãos lusitanos.
Os preços dos produtos em Portugal são justos e na maioria das vezes acessíveis. Mesmo um brasileiro que muda para o país, mas não tem um alto cargo no trabalho, pode ter uma qualidade de vida melhor do que no Brasil.
À medida que os preços caem, o poder de compra e com ele o padrão de vida aumenta. Itens de baixo custo incluem roupas, utensílios domésticos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, mantimentos e muito mais.
Além das vantagens de residência, a cidadania portuguesa também permite frequentar universidades e cursos em qualquer estado-membro da União Europeia a um preço muito mais baixo - o mesmo que os cidadãos europeus pagam, tendo em vista que estrangeiro não beneficia do “desconto” da educação.
Viajar pela Europa é geralmente muito fácil. Em Portugal, especificamente, as cidades estão muito próximas umas das outras, tornando muito fácil fazer uma viagem pelo país para um fim de semana ou feriado.
Esta facilidade de circulação não se limita a Portugal, estende-se a boa parte da Europa. As pequenas distâncias entre os países, o fácil acesso a transportes e preços razoáveis permitem ao cidadão português descobrir novos lugares mesmo aos fins de semana ou feriados.
As distâncias são muito parecidas e os preços também são, em simples comparação, viajar de um estado brasileiro para outro é como viajar de um país para outro na Europa.
O transporte em Portugal definitivamente não será um estresse para quem vive no país.
Ser filho ou filha de cidadão português nato é garantido pelo jus sanguinis que se pode requerer a cidadania portuguesa. Isto significa que é direito consanguíneo das crianças portuguesas obter a cidadania portuguesa. É hereditário.
Assim, se a sua mãe é cidadã natural portuguesa - nasceu em Portugal ou recebeu a cidadania dos pais, ela pode transferir o direito de cidadania para você, filho(a). Se adquirir a nacionalidade portuguesa, também tem o direito de transmiti-la aos seus filhos.
Eles, no que lhe concerne, se tiverem filhos – netos podem dar a cidadania portuguesa aos filhos. E por aí vai. Outra grande vantagem, pois é uma forma de perpetuar esse direito ao longo das gerações.
O chamado Programa de Isenção de Visto permite que cidadãos de determinados países entrem nos Estados Unidos, sem a necessidade de visto, seja para negócios ou turismo. Portanto, o período de permanência no país deve ser de no mínimo 90 dias.
Isso exige que o cidadão preencha uma Autorização de Viagem Eletrônica (ESTA).
Essa é apenas mais uma das vantagens da cidadania portuguesa, a isenção de visto consular, o que significa que não é necessário visto para entrar em países como os Estados Unidos da América, Canadá e Japão. Esta é a razão das boas relações diplomáticas entre Portugal e muitos outros países.
Se tiver alguma dúvida sobre este tema, quiser perguntar ou gostaria de saber se tem direito a cidadania portuguesa para usufruir destes benefícios, não deixe de contatar a nós da Rotunno Cidadania, temos o auxílio de uma assessoria, estamos aqui para facilitar o processo para você!