Resgate de Origens: Uma viagem inesquecível para o passado

Cidadania Italiana 03/11/2023
resgate-de-origens-uma-viagem-inesquecivel-para-o-passado | Rotunno Cidadania

Quanto vale manter vivas as memórias da sua família?
O Resgate de Origens te proporciona uma viagem ao passado, com possibilidade de revisitar suas raízes, entender a sua origem, conhecer a cidade, o bairro e até a casa do seu antepassado.
Tudo o que você faz tem uma raiz na história dos seus antepassados e isso é mágico, poder entender por que você repete certos hábitos e costumes da sua família até hoje.
As lembranças mais importantes da história dos seus antepassados podem estar se perdendo nesse momento, indo embora com aqueles que partem.
Você pode salvar essas memórias resgatando suas origens e deixando para as gerações futuras um importante legado, que vai trazer sentido ao presente e deixar a sua marca na história.

Sumário

Você sabe o que é resgate de origens?

O Resgate de Origens é uma oportunidade para conhecer de perto a cultura, os costumes e a vivência do seu antepassado, trazendo muito mais sentido à sua rotina e hábitos do dia a dia.
Você pode caminhar por onde ele caminhou e trazer para o presente histórias enriquecedoras que vão contribuir para a composição das suas memórias de família.
Fazer o resgate de origens é perpetuar a marca que a sua família deixou ao passar pelo mundo, os costumes, hábitos, a rotina e como todos esse fatores influenciam na sua vida como é hoje.

Como surgiu o resgate de origens?

Entenda como é feito o resgate de origens

Através do Resgate de Origens, em uma viagem inesquecível, você será levado a visitar a cidade e província de sua família, conhecendo de perto toda a história dos seus antepassados e a terra por onde eles viveram, podendo conhecer até a casa em que a parte mais antiga da sua família viveu.
É mais do que uma viagem, é a oportunidade de construir memórias inesquecíveis, e uma ponte entre o passado e as futuras gerações, onde você será o autor dessa jornada incrível de reconexão com as suas origens.

Quais são as informações necessárias para fazer o resgate de origens
Para dar início ao planejamento do Resgate de Origens, é preciso saber a região em que viveram seus antepassados, descobrir a cidade onde sua família começou, levantar informações sobre seus ascendentes, onde moraram, no que trabalhavam na época, entre outras coisas.
Todas essas informações começam pela pergunta: quem era o seu ascendente italiano?
A pesquisa familiar pode ser o primeiro passo para levantar essas informações e dar início a essa incrível viagem ao passado.

Como saber minha descendência?

Se você quer resgatar suas origens e encontrar seus ascendentes, o primeiro passo é montar sua árvore genealógica.
Para isso, é preciso levantar quem são seus ascendentes diretos até chegar no imigrante italiano da sua família que lhe dará o direito à dupla cidadania.
A primeira forma de levantar essas informações é dentro da sua família, resgatando histórias e memórias que podem te levar até o seu antenato. Dados históricos da migração italiana para o Brasil também poderão te ajudar.
Outra maneira de fazer esse levantamento é através do site Family Search, uma ferramenta muito importante para montar a sua árvore genealógica e dar início ao seu processo de dupla cidadania, facilitando encontrar, por meio dos dados dos ascendentes, todos os membros da sua família.
Entenda mais  detalhes sobre como saber sua descendência através deste artigo.

Migração italiana no Brasil

Encontrando meu ancestral italiano

Se você não sabe quem foram seus ancestrais e quer descobrir se existe um italiano na sua linha de ascendência, você deve iniciar a pesquisa pela sua árvore genealógica para levantar todas as informações e resgatar a origem da sua família, onde estão as suas raízes e toda a sua história.
Para dar início a essa grande jornada e fazer o seu Resgate de Origens, é necessário saber o nome completo, a data de nascimento e de casamento, e o óbito (se houver) do italiano mais próximo que você conhece no seu núcleo familiar.
Com essas informações em mãos, você irá em busca das suas origens, para que se torne possível levantar as certidões dos seus antenatos até chegar no italiano da sua família.
E aí vem uma série de outras medidas com as quais a Rotunno Cidadania pode te ajudar para promover a você esse reencontro com a sua história.

Fazendo a sua pesquisa genealógica

Para iniciar esse retorno ao seu passado, primeiro é necessário saber quem são as pessoas que estamos procurando: bisavós, trisavós, tetravós.

E o primeiro passo é levantar informações básicas, como nome, sobrenome, onde viveu, onde morreu, nascimento, casamento etc.
Com esses dados em mãos, você pode iniciar a busca pelos documentos dos seus antenatos e levantar dados como o local de nascimento, casamento, entre outros fatos importantes da vida dos seus antepassados.
Em posse de todas as informações valiosas, é possível programar uma Viagem de Resgate das Origens, conhecendo a cidade, a vila e até a casa onde seu ascendente viveu, descobrir detalhes sobre os costumes da época em que ele viveu, como se alimentava, o que gostava de fazer, profissão etc.

Qual a importância de fazer o resgate de origens

Quais as memórias mais afetuosas ou divertidas que você tem dos seus avós? São as que você viveu na sua infância ou o que contaram para você?
Imagine que você não tenha vivido histórias com seus antepassados e tudo o que você sabe sobre eles é o que ouviu dos seus pais e de outros familiares.
Essas histórias podem estar prestes a desaparecer dentro da memória daqueles que se vão. E aí, onde você buscaria revisitar o seu passado quando sentir vontade?
Seria muito bom se além dessas memórias pudéssemos igualmente conhecer a fundo todo o acervo de histórias desde os nossos primeiros ancestrais até os dias de hoje, para entender a cultura, os hábitos e costumes e aquelas manias que repetimos até hoje e muitas vezes nem sabemos o porquê.
O Resgate de Origens te fará mergulhar nas suas raízes e vivenciar toda a experiência de estar frente a frente com as histórias mais incríveis que o passado guarda sobre os seus antenatos.

Memória e Ancestralidade

Já pensou o que mudaria na sua vida, se você pudesse conhecer toda história da sua ancestralidade?

Costumes, hábitos diários, pensamentos e sentimentos que muitas vezes sequer sabemos de onde vem, tudo isso está embutido na história dos seus ancestrais e de um jeito mágico isso vem passando de geração em geração, em algum lugar do seu inconsciente, ainda que você não saiba de onde vem.

Tudo isso pode ser redescoberto e revivido através do Resgate de Origens, que fará a conexão entre você e as memórias mais escondidas dos seus antepassados.

Pertencimento

Conhecer nossas origens é uma forma de nos reconectarmos ao nosso passado e resgatarmos nossas raízes.
Ser cidadão de um local específico traz o sentimento de pertencimento, e nada é mais libertador do que pertencer à nossa própria história, às nossas origens, ao local de onde viemos e que guarda tanto dos nossos hábitos e costumes que levamos para a nossa vida cotidiana.

Cultura

Por que gostamos do que gostamos ou por que nos familiarizamos melhor com certos tipos de músicas, danças e costumes típicos de um determinado povo?
Tudo isso está inserido na nossa cultura familiar e muitas vezes não vem dos nossos antepassados mais próximos, como avós ou bisavós, o que requer um mergulho um pouco mais profundo nas nossas raízes.
O Resgate de Origens nos ajuda a entender e conectar o fio do passado que liga esses costumes às tradições do presente, à forma como pensamos e agimos no aqui e agora.

Por que fazer meu resgate de origens?

O Resgate de Origens é uma viagem super especial, que te leva de volta ao passado da sua família.
Documentos, histórias e fotos serão itens frequentes durante o início do processo.
Depois que conhecemos toda sua história através dos documentos, está na hora de materializar tudo e conhecer de perto cada pedacinho do lugar onde os seus antepassados viveram.

Conheça os benefícios

Essa é uma viagem extremamente personalizada, feita sob medida para você.
Para fazer o Resgate de Origens vamos fazer um estudo profundo sobre os seus antepassados.
Te levamos em uma viagem incrível, onde você pode até conhecer a casa do seu antenato.
Você poderá reviver costumes, descobrir coincidências entre os hábitos dos seus antepassados e as manias que você cultiva no seu dia a dia até hoje.
Imagina descobrir como seus trisavós ou tataravós viveram, se reconhecer em objetos antigos ou costumes da época, sentir aromas familiares e finalmente entender de onde vêm inúmeras sensações e sentimentos que você carrega dentro de si.
Essa aventura mágica pode ser vivenciada de maneira única através do Resgate de Origens.

Como organizar uma viagem de resgate de origens em 3 Passos

Deixar as memórias do seu passado desaparecerem pode ser um caminho sem volta.

Buscar o reconhecimento das suas origens é sempre uma experiência única. Porém a Rotunno eleva a um nível ainda melhor.

Com as informações mais precisas do seu passado, transformamos o seu Resgate de Origens em um super livro, além de promover uma viagem de mergulho nas suas raízes, deixando tudo ainda mais nostálgico e emocionante.
Confira o passo a passo para embarcar nessa aventura!

Passo 1

O primeiro passo para dar início ao seu Resgate de Origens é descobrir quem é o seu ascendente italiano, quem é aquele que imigrou para o Brasil e deu origem à sua família por aqui.
Para isso é necessário levantar todas as informações básicas sobre essa pessoa, como nome, data de nascimento, casamento ou óbito para que assim possamos ir em busca dos documentos que nos trarão mais detalhes sobre onde e como viveu o seu antepassado.

Passo 2

É hora de levantar todos os documentos para irmos em busca do seu antenato italiano. De posse das informações como nome, data de nascimento e etc, começamos a busca por documentos para localizar a Comuni onde o seu antepassado viveu e, assim, buscar a emissão das certidões do seu ascendente para ir a procura de todos os detalhes sobre a vida dele.
Você poderá descobrir onde viveu, profissão que exercia, ruas por onde andou, lugares em que trabalhou e até o endereço da casa onde morou o seu antepassado italiano.

Passo 3

Agora chegou o momento de organizar o seu Resgate de Origens, a sua viagem e o seu reencontro com toda a história e o passado da sua família, visitando a cidade, vilas e até a casa onde seu antepassado viveu.
Com todas as informações reunidas e organizadas, você viverá a magia de se reconectar com as suas raízes.
Vamos te guiar para uma jornada de autoconhecimento, revisitando toda sua história e entendendo como seu passado impacta no seu futuro.

Sonhou? A Rotunno realiza

Já imaginou viver tudo isso? A Rotunno pode te ajudar e mergulhar no seu passado e através da história dos seus antenatos, entender o seu futuro, mais do que isso, transmitir às futuras gerações todas as tradições e a cultura que durante anos permeiam os costumes e o seio da sua família. Quer descobrir como? Entre em contato com a gente!

Leia também outras notícias

  • Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Quarentena ocasionada pelo coronavírus prejudica serviços governamentais na Itália e impacta diretamente os processos de cidadania

    Leia mais

  • Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Assessoria para Cidadania Italiana no Rio de Janeiro: Conheça a filial da Rotunno

    Leia mais

  • Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020 | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Governo Italiano discute reajuste na taxa consular em 2020

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.