salário mínimo em Portugal: Descubra qual é

salario-minimo-em-portugal-descubra-qual-e | Rotunno Cidadania

Mudar para outro país, em especial para Portugal, é um sonho para muitos brasileiros. Para você também é?

As pessoas levam em consideração aspectos como a segurança e a possibilidade de ter maiores salários como as principais motivações para ir para a “terrinha”, como Portugal é  chamado por alguns. Mas, afinal, quando se vive lá, qual é o valor de salário ideal? É possível viver com um salário mínimo?

Por isso, é necessário fazer as contas. Afinal, mudar para Portugal é uma decisão que envolve diversos fatores, e um dos aspectos mais importantes é entender o custo de vida e as condições salariais e de carreira no país.

Então, se você está pensando em se mudar para Portugal, é importante saber sobre o salário mínimo, além de entender qual é o custo de vida e quais são as melhores oportunidades de emprego.

Vamos explorar agora o que você precisa saber sobre os salários em Portugal, o custo de vida, as vantagens de morar no país, como conseguir emprego e muito mais.

Sumário

Afinal, qual é o salário mínimo em Portugal?

Para quem está pensando em morar e trabalhar em Portugal, saber o valor do salário mínimo é fundamental, porque ele é a referência para entender o nível salarial de diversas atividades de trabalho por lá.

Em 2023, o salário mínimo em Portugal foi definido oficialmente em 760 euros. Mas lembre-se de que este não é o valor líquido, que tem ainda descontos de impostos e taxas.

Porém, vale lembrar que, além dos salários mensais, há também um bônus, que funciona de forma similar ao nosso décimo terceiro salário, e que pode ser dividido mensalmente, de acordo com o que for combinado. Então, a remuneração acaba sendo um pouco maior.

Descubra como é o custo de vida em Portugal

Como dissemos, é fundamental, ao considerar se mudar para Portugal, entender como o salário mínimo se alinha ao custo de vida. E isso vai depender de inúmeros fatores, como você vai ver.

Vamos explorar algumas questões importantes:

 

Qual o valor médio do aluguel em Portugal?

O custo do aluguel varia de acordo com a região em que você pretende morar.

Em Lisboa e no Porto, por exemplo, os aluguéis tendem a ser mais altos. Para um apartamento T1 (como eles chamam lá quando a residência tem apenas um quarto), não tão próximo ao centro de Lisboa, o aluguel médio pode variar entre 800 e 1200 euros por mês.

Esses preços altos fazem com que muita gente esteja agora se mudando para o interior, para conseguir viver com aluguéis mais baratos, mesmo que tenha que gastar mais tempo no transporte.

 

Escolas e faculdades em Portugal: Custo médio

Se você está se mudando com a família e tem filhos em idade escolar, é importante considerar o custo da educação.

As escolas públicas em Portugal são gratuitas, mas as escolas privadas têm mensalidades que partem de pelo menos 500 euros ou mais, dependendo do nível de ensino.

O que é interessante é que no ensino público tem qualidade muito melhor que o do Brasil, o que faz com que você possa tranquilamente tirar esse valor das suas contas.

Já as universidades, mesmo sendo pagas, podem oferecer bolsas de estudo, principalmente se você é cidadão português ou da União Europeia (Itália e Espanha, por exemplo).

 

Alimentação e mercado em Portugal

Os gastos com alimentação podem variar de acordo com as suas preferências, mas, em média, uma pessoa pode gastar cerca de 200 euros por mês em compras de supermercado.

Comer fora também é uma opção, com refeições em restaurantes custando entre 7 e 20 euros, dependendo da localização e do estilo.

É claro que, se você estiver com a família, esses custos devem ser multiplicados.

 

Sistema de saúde para quem mora em Portugal

Portugal tem um sistema de saúde público acessível e de alta qualidade, o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esse é um dos motivos pelos quais muita gente opta por não ter plano de saúde.

Os custos que você vai ter, mesmo tendo um convênio, são geralmente mais baixos do que em muitos outros países. No entanto, vale lembrar que os planos de assistência médica em geral preveem coparticipação em caso de utilização dos serviços.

 

Qual é o salário mínimo em Portugal em 2023?

O salário mínimo em Portugal, como mencionado anteriormente, é 760 euros por mês. Esse valor pode variar de acordo com acordos coletivos de setores específicos da economia.

Devido à estabilidade da moeda (o Euro), os aumentos de salários, embora aconteçam em geral todos os anos, não são tão significativos.

Por isso, é essencial usar esse valor como uma referência, porque o que vale mesmo é quanto se paga para a carreira que você pretende desenvolver por lá. Embora o salário mínimo seja um indicativo de quanto se ganha em Portugal, faça uma pesquisa com as pessoas que trabalham na área em que você quer atuar.

 

Salário mínimo em Portugal convertido em reais

Com a constante variação dos valores de câmbio, é importante considerar quanto o salário mínimo em Portugal representa em reais. Atualmente, um euro equivale a pouco mais de cinco reais, mas é claro que esse valor está sempre sujeito a alterações.

Portanto, um salário mínimo português equivale a um pouco mais de 4000 reais. Porém, lembre-se sempre de que esta conta pode enganar bastante, porque os preços em Portugal também são em euros.

 

É possível viver com um salário mínimo em Portugal?

Viver com o salário mínimo em Portugal é um grande desafio, especialmente nas grandes cidades, onde o custo de vida é mais alto.

No entanto, se você planejar bem, e tiver mais de uma pessoa na família com salário próximo ao mínimo, é possível administrar suas despesas através de orçamento cuidadoso e escolhas inteligentes.

Mas não se engane: os preços aumentaram muito nos últimos tempos, desde os aluguéis até as contas do dia a dia, como supermercado.

 

Descubra quais as vantagens de morar em Portugal

Apesar dos desafios financeiros, morar em Portugal oferece várias vantagens. Desde o clima agradável até a cultura e a história, o país tem muito a oferecer para quem quer passar a viver por lá.

Lembre-se também de que, em termos de segurança e tranquilidade para viver, Portugal é uma referência até mesmo entre os países da Europa.

Você pode ver outras vantagens neste texto que preparamos sobre este tema.

 

Entenda o que precisa para morar em Portugal

Se você está pensando em morar em Portugal, existem algumas considerações importantes a serem feitas, incluindo questões legais e burocráticas.

Primeiramente, se você só tem a cidadania brasileira, tem vários desafios para conseguir ter uma autorização para viver lá.

Porém, se você tem cidadania portuguesa ou de outro país da União Europeia, então é basicamente ir para lá e tirar os documentos necessários para ter no dia a dia.

 

Precisa de visto para morar em Portugal?

Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal como turistas. No entanto, se você deseja residir no país por um período mais longo, será necessário obter o visto apropriado.

E, para isso, uma das opções é procurar o Consulado Português mais próximo, com algum emprego concreto, para solicitar um visto de trabalho.

Outra possibilidade é ir como estudante, tirando o visto a partir da matrícula em uma instituição de ensino reconhecida.

Alguns brasileiros também optam por entrar como turistas e tentar conseguir emprego por lá, para só então solicitar o visto. Embora seja a forma mais arriscada, ela tem sido utilizada.

 

Qual o jeito mais fácil para morar em Portugal?

Para muitos brasileiros, a maneira mais fácil de viver em Portugal é através do Visto D7.

Esse visto é destinado a aposentados e indivíduos com renda estável, permitindo-lhes residir em Portugal.

O valor previsto é de pelo menos o equivalente a um salário mínimo português para a primeira pessoa da família, 50% do valor para os outros adultos e 30% para cada criança ou jovem menor de idade.

Se você tem renda de investimentos ou é aposentado, essa é uma boa saída.

 

Quanto de dinheiro precisa para morar em Portugal?

O valor exato que você vai precisar para viver em Portugal não é fácil de definir, porque depende do seu padrão de vida.

Por isso, continue lendo este texto para entender um pouco mais sobre quais são os custos que você vai ter.

 

Como conseguir um emprego em Portugal: 3 dicas para te ajudar!

Conseguir um emprego em Portugal pode ser desafiador, mesmo que nós tenhamos a mesma língua. Como o país não é muito grande, as oportunidades também são limitadas.

Porém, com a abordagem certa, é possível encontrar oportunidades adequadas às suas habilidades e à sua experiência.

Por isso, é fundamental que você dedique um tempo para compreender todo o cenário, de forma muito racional, levando em conta que esta é uma decisão que impacta diretamente a sua vida, além da sua família.

 

1. Pesquise as oportunidades disponíveis

Antes de se mudar, pesquise as oportunidades de emprego na sua área de atuação. Sites de empregos e redes profissionais podem ser úteis nesse processo.

Um exemplo importante é o LinkedIn, que sempre pode mostrar como está a “temperatura” da área em que você trabalha.

Outra questão importante é verificar oportunidades em empresas que têm atuação tanto no Brasil quanto em Portugal, o que pode facilitar os contatos e o processo de expatriação.

 

2. Adapte seu currículo e a sua carta de apresentação

Adapte o seu currículo e a sua carta de apresentação para atender às expectativas do mercado de trabalho português. Destaque suas habilidades relevantes e experiências anteriores.

É interessante também entender que, mesmo com a mesma língua, alguns termos que usamos são diferentes dos deles, principalmente quando se trata de ambientes profissionais. Por isso, observe artigos no LinkedIn e em blogs de empresas de lá para saber se você está usando a linguagem correta.

 

3. Esteja preparado para entrevistas virtuais

Muitas empresas realizam entrevistas virtuais, portanto, certifique-se de estar familiarizado com as tecnologias e esteja preparado para demonstrar suas habilidades durante a entrevista.

Isso é importante que você faça antes de sair do Brasil, porque com o custo de vida mais alto, ir para lá antes de ter uma oportunidade de trabalho pode ser ainda mais desafiador.

 

Quais as profissões que Portugal precisa?

Portugal tem uma demanda crescente por profissionais qualificados em diversas áreas, mas é claro que tudo depende da pesquisa que você vai fazer sobre as oportunidades.

Afinal, se você não encontrar a sua área na lista de atividades que mais precisam de profissionais em Portugal, não se preocupe. A sua capacidade de criar network é mais importante do que o que está nos jornais e portais de notícias.

Porém, é claro que algumas profissões estão em destaque. Além de setores como tecnologia, engenharia e saúde, Portugal também depende muito da mão de obra estrangeira (principalmente brasileira) para outras áreas.

 

Qual o valor de uma diarista em Portugal?

Para você ter uma ideia dos valores que alguns profissionais ganham, use como referência o valor pago a uma diarista em Portugal, que pode variar bastante, mas em média fica 5 e 8 euros por hora.

 

Quanto é o salário de um lavador de pratos em Portugal?

 

Profissionais da área de restauração (como eles chamam quem trabalha em restaurantes) também são referências para entender qual é a possibilidade de brasileiros ganharem em Portugal, já que existem muitos nessa área.

O salário de um lavador de pratos pode variar, mas a média para quem trabalha em tempo integral é o valor do salário mínimo.

 

Quanto ganha um garçom em Portugal por mês?

Assim como lavadores de pratos, os garçons em geral também têm o salário mínimo como remuneração.

O que pode melhorar o valor, neste caso, são as gorjetas, principalmente para quem trabalha em destinos turísticos que recebem muitos estrangeiros no verão.

 

Qual a profissão mais bem paga em Portugal?

As profissões ligadas à saúde, como medicina e odontologia, além de engenharia e Tecnologia da Informação (TI) costumam ter os salários mais altos em Portugal.

Por isso, observe as oportunidades nessas áreas, se você tem conhecimento e experiência.

Porém, como já dissemos, não são somente essas profissões. Portugal hoje tem uma economia muito dinâmica e tem grandes oportunidades em diversas áreas.

 

Conheça profissões pagam mais que um salário mínimo em Portugal

Além das profissões mencionadas, há diversas oportunidades que oferecem salários acima do mínimo.

Afinal, o salário mínimo lá só é pago para profissões que não exigem tanta formação.

Por isso, atividades que exigem nível médio ou superior têm salários melhores.

Novamente, é fundamental que você pesquise sobre a sua área e veja também os anúncios de empregos em portais de lá.

 

Quais os empregos mais comuns para brasileiros em Portugal?

Em Portugal, tem brasileiros trabalhando em praticamente todas as áreas.

TI, engenharia, saúde, universidades, centros de pesquisa, empresas de telemarketing, são diversos os lugares que têm nossos conterrâneos trabalhando.

Sem ter tanta exigência e com mais empregos disponíveis, no entanto, muitos brasileiros encontram empregos em áreas como hotelaria, restaurantes, construção civil e saúde, principalmente na função de cuidadores de idosos e auxiliares de enfermagem.

 

Como se aposentar em Portugal?

A aposentadoria em Portugal é possível para cidadãos estrangeiros, principalmente para brasileiros, que podem usar o tempo de contribuição no Brasil, desde que sejam seguidos todos os passos definidos pelo acordo entre os países.

Para isso, mesmo quando você trabalha de forma autônoma, é necessário contribuir com a Seguridade Social, equivalente ao nosso INSS, para que possa ter acesso aos benefícios, como pensões e aposentadoria.

 

Conheça as vantagens de ter a cidadania portuguesa

Tudo fica mais simples, porém, se você tiver a cidadania portuguesa, ou mesmo de um outro país da União Europeia.

E obter a cidadania portuguesa oferece diversas outras vantagens, como a possibilidade de viver e trabalhar em qualquer outro país da Europa, com diversos benefícios que podem ser ainda melhores do que em Portugal.

Portanto, se você tem direito à cidadania portuguesa, não perca tempo e corra atrás da sua. Afinal, apesar de dar algum trabalho e ter um certo custo, é um investimento para você e para a sua família.

 

Por que escolher a Rotunno como sua parceira para realizar este sonho?

A Rotunno é uma empresa especializada em processos de cidadania italiana, espanhola e portuguesa, com profissionais experientes que podem ajudar você a realizar este sonho.

Por isso, se você tem antepassados italianos, espanhóis ou portugueses, fale com a Rotunno e saiba como você pode ter um passaporte para abrir as portas do mundo para você e a sua família.

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior

    Leia mais

  • Retificações documentais no processo de cidadania  - o que fazer? | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Retificações documentais no processo de cidadania - o que fazer?

    Leia mais

  • Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.