Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?
Leia mais
A cada dia que passa, a quantidade de brasileiros se mudando para o exterior em busca de uma melhor qualidade de vida é cada vez maior, seja para trabalhar ou estudar. Mas o que poucos sabem é que também dá para viver o sonho em poder viver a liberdade se aposentar fora do Brasil. Conheça os benefícios de se aposentar no interior!
Quando falamos na possibilidade de se aposentar no exterior, a primeira dúvida que surge é se há possibilidade de continuar pagando o INSS mesmo morando no exterior, e a resposta é sim!
Quem mora fora pode continuar pagando o INSS como contribuinte facultativo. O processo pode ser feito de forma online, sem a necessidade de voltar ao Brasil se já estiver morando fora.
Vale lembrar que em caso do benefício negado, os tribunais são digitais também, o que facilita o tramite nesses empecilhos. No entanto, o estrangeiro não pode ser sócio de empresa que opta pelo Simples Nacional ou ser Microempreendedor Comum.
As vantagens de se aposentar no exterior são inúmeras, e pode trazer bons frutos futuramente, confira a seguir!
Se já mora fora e deseja contribuir com o INSS, é só utilizar o aplicativo do Instituto Nacional do Seguro social e emitir a guia para o pagamento e avaliar se sua saída do brasil é definitiva ou temporária. Sendo assim você pode:
Saída temporária do Brasil
Se sua saída do Brasil for temporada, você deve pagar o INSS apenas para o Brasil, e apresentar o Certificado de Deslocamento Temporário e Isenção de Contribuição (CDT).
A CDT irá liberar o seu pagamento para continuar contribuindo no país onde está, se houver acordo de previdência com o Brasil, por algum tempo.
O tempo muda de país para país. Confira a a tabela de prazo por país.
Se a saída do Brasil for definitiva você pode fazer a contribuição facultativa para o INSS, como citamos anteriormente, o pagamento a previdência do país no qual você está morando se torna obrigatória, mas é isso que irá te trazer benefícios e uma segurança ao se aposentar no exterior.
Para se aposentar no Brasil morando fora, a pessoa deve completar o tempo de contribuição e os requisitos de cada caso como tempo de contribuição, e critérios adicionais como contribuição extra, idade ou pontos.
Também existe a possibilidade e se aposentar fora do Brasil usando as regras brasileiras previstas no acordo internacional da previdência. Dessa maneira, o contribuinte consegue somar o tempo de trabalho contribuído nos dois países e escolher em qual país oferece a regra mais vantajosa.
Se não houver acordo entre o país que o estrangeiro esta e o Brasil, você continuara contribuindo ao Brasil facultativamente até conquistar a aposentadoria brasileira.
Se você cumprir os requisitos de dois países, consegue contribuir para ambos e consequentemente se aposentar neles.
Um exemplo de como fazer isso é estar morando fora do Brasil, é estar contribuindo como facultativo para receber uma aposentadoria no brasil e outra no exterior.
Também é possível se aposentar em outro pais por meio do acordo internacional, que significa que mesmo que a pessoa se aposente no Brasil e tenha somado tempo de trabalho em dois países, irá receber o benefício fracionado, que significa que cada parte da aposentadoria é paga pelos países no qual tenha somado o tempo de aposentadoria proporcional contribuído.
Um contrato é realizado entre dois países ou mais, a fim de facilitar o processo de aposentadoria para pessoas que trabalharam um período em um país, e outro período no país atual. O acordo internacional oferece proteção social ao migrante!
Se deseja se aposentar no Brasil trabalhando fora, é só manter as contribuições no Brasil ou utilizar o acordo nacional. Sendo assim você pode contribuir de forma facultativa para o Brasil, se residir em um país sem ou com acordo de previdência.
Ou, caso esteja em um país com acordo de previdência, não será necessário manter a contribuição no Brasil, mas somar o tempo de contribuição em ambos quando se aposentar.
O brasileiro no exterior pode ser ressarcido pelo desconto de 25% do seu benefício de aposentadoria.
Em alguns países, existe um acordo bilateral ou multilateral, no qual é possível conseguir um visto ao aposentado, e é só solicitar nas embaixadas ou consulados no Brasil dos países de destino.
Entre em contato com a Rotunno hoje mesmo, e viva a tranquilidade da aposentadoria no exterior sem burocracia.