Desde a época da escola e até quando lemos nomes em notícias, sabemos da presença dos sobrenomes italianos no Brasil, afinal, é o país com mais descendentes italianos fora da Itália.
Especialmente no Centro-Sul do país, os números já chegam na casa dos 30 milhões, e de acordo com o Istituto Nazionale di Statistica (órgão estatístico governamental italiano) e a Itália é o país com mais sobrenomes do mundo, são cerca de 350 milhões de famílias.
Quer saber os sobrenomes italianos mais comuns no Brasil? Será que o seu sobrenome está na lista? Descubra neste texto!
30 Milhões de Brasileiros têm direito a cidadania italiana
No começo do século 19 e começo do século 20, o Brasil recebeu italianos massivamente, e hoje temos o título de país com mais descendentes italianos fora da Itália, são aproximadamente 30 milhões de ítalo-brasileiros vivendo por aqui.
Como o continente sul-americano foi a terra das oportunidades, onde muitos cidadãos italianos imigravam buscando vida nova, as linhagens italianas estão presentes até hoje por aqui.
Em lugares como o estado do Rio Grande do Sul, cidades como Veranópolis e Caxias do Sul, eram colônias italianas. Em São Paulo, a presença ítalo-paulista é enorme, pois são 15 milhões os que têm sobrenomes italianos, o que representa cerca de 34%, ou seja, 1/3 de paulistas têm descendência italiana.
Os três estados brasileiros que têm os maiores números de imigrantes italianos são:
- São Paulo: com 13 milhões de ítalo-descendentes, o que representa 32,5% da população;
- Paraná: com 3,7 milhões de ítalo-descendente, o que representa 37% da população;
- Rio Grande do Sul: com 3 milhões de ítalo-descendentes, o que representa 27% da população.
Como saber se tenho ascendência italiana?
Como já falamos, não é difícil achar algum descendente de italiano no Brasil. Por conta da colonização, que trouxe essa consequência, muitos são os brasileiros que acabam conseguindo ter facilidades para conseguir passaportes europeus, afinal, existe o chamado jus sanguinis, mais conhecido como direito pelo sangue, pois são considerados também igualmente italianos.
Nesse sistema, a regra de direito à dupla cidadania vem por conta da descendência italiana, ou seja, o sangue.
Além disso, selecionamos dicas para te ajudar a conseguir descobrir se você tem ascendência italiana:
Busca pelo sobrenome
Em alguns casos, não é preciso ir muito longe, o seu nome inteiro/sobrenome já facilitam muito nessas horas, e dizem muito sobre sua história e antepassados.
O seu sobrenome já é um excelente indicativo que você é descendente de italiano.
O site MyHeritage pode se tornar uma ferramenta de grande utilidade na hora de identificar se o seu sobrenome é italiano, nele você encontra várias informações sobre famílias de outros países, de forma gratuita.
Converse com parentes e explore o histórico de sua família
Por que não perguntar para sua própria família? Ela pode ser uma grande fonte de informação. Avôs e avós e se possível, bisavôs e bisavós que são membros mais antigos da família (alguns podem ser vindos da própria Itália), esse podem revelar informações valiosas sobre a história de seu sobrenome, falando sobre seus antecessores.
Ter o nome da cidade em que viveram seus ancestrais italianos é uma informação valiosa na hora de iniciar o processo da sua dupla nacionalidade, pois um dos primeiros passos é montar sua árvore genealógica.
Procure documentos em cartórios
Certidões são ouro na hora da busca com base no sobrenome italiano. Certidões de nascimento e até de casamento trazem dados extremamente fundamentais, pois mostram os sobrenomes originais, antes do casamento e alguns outros registros.
Solicite certidões variadas de seus antecessores nos cartórios que precisar para saber os nomes e a nacionalidade de seus ancestrais.
Se você já conhece as gerações mais novas por completo, tente ir mais para trás, avós, bisavós e se possível, trisavós podem trazer informações muito boas.
Vá atrás de órgãos competentes brasileiros
Sites de órgãos brasileiros podem ter um vasto arquivo para te oferecer, esses arquivos contam com documentos digitalizados e até listas de passageiros dos navios que levaram os ancestrais para o Brasil.
Os principais lugares para procurar são o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Arquivo Nacional. Também temos o Antenati, que é um portal italiano que também pode ser usado e conta com milhões de fotografias e listas oficiais de nomes.
Os sobrenomes italianos mais comuns
Aqui estão o vários sobrenomes italianos para você verificar:
Rossi
Russo
Ferrari
Esposito
Bianchi
Romano
Colombo
Bruno
Ricci
Marino
Greco
Gallo
De Luca
Conti
Costa
Mancini
Giordano
Rizzo
Lombardi
Barbieri
Moretti
Fontana
Caruso
Mariani
Ferrara
Santoro
Rinaldi
Leone
D’angelo
Longo
Galli
Martini
Martinelli
Serra
Conte
Vitale
De Santis
Marchetti
Messina
Gentile
Villa
Marini
Lombardo
Coppola
Ferri
Parisi
De Angelis
Bianco
Amato
Fabbri
Gatti
Sala
Morelli
Grasso
Pellegrini
Ferraro
Monti
Palumbo
Grassi
Testa
Valentini
Carbone
Benedetti
Silvestri
Farina
D’amico
Martino
Bernardi
Caputo
Mazza
Sanna
Fiore
De Rosa
Pellegrino
Giuliani
Rizzi
Di Stefano
Cattaneo
Rossetti
Orlando
Basile
Neri
Barone
Palmieri
Riva
Romeo
Franco
Sorrentino
Pagano
D’agostino
Piras
Ruggiero
Montanari
Battaglia
Bellini
Castelli
Guerra
Poli
Valente
Quem tem direito à cidadania italiana
Existem duas formas de se obter a cidadania italiana são a já falada jus sanguinis (direito de sangue), ele não tem limite de geração e vale para todos que tenham sangue italiano.
No lado do pai, a cidadania italiana é garantida quando os antecessores são todos do sexo masculino. Caso exista uma pessoa do gênero feminino na linha de descendência, em qualquer lugar, ela só pode passar sua cidadania para os nascidos depois de 1º de janeiro de 1948.
Se os nascimentos forem anteriores a esta data, é preciso um encaminhamento judicial, então, só assim este direito será reconhecido.
A cidadania italiana por casamento também é uma opção, se o casamento tiver sido realizado antes de 27 de abril de 1983, essa concessão passa a ser automática.
Se aconteceu depois desta data, é necessário aguardar três anos de casamento ou um ano e meio se tiverem filhos. Porém, neste caso, não existe a possibilidade de dupla cidadania e sim a da naturalização italiana, sendo assim, é necessário renunciar à naturalidade brasileira.
Visto o texto, é possível notar que descendentes de italianos podem ter sua dupla cidadania, porém esse não é um processo fácil.
A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em assessoria para soluções imigratórias. Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas sobre cidadania italiana.
Leia mais: Cidadania Italiana 2021: como iniciar o seu processo