Se você está pensando em morar em Portugal, saiba que uma das opções é fazendo o pedido do visto D2.
Mas você sabe o que é esse visto de residência em Portugal e como ele funciona?
Antes de dar entrada no mesmo, é importante buscar conhecer mais sobre ele, de modo que você possa saber, os requisitos exigidos para emiti-lo.
Sendo assim, o objetivo nesse artigo é, justamente, falar um pouco mais sobre o visto D2, esclarecendo as principais informações que você precisa saber a respeito dele.
Se você deseja saber mais sobre essa opção de visto que lhe proporciona a possibilidade de morar em terras portuguesas, então não deixe de acompanhar esse texto até o final.
Boa leitura!
Visto D2 de Portugal: Tudo o que você precisa saber!
O que é o visto D2?
Já pensou em morar em Portugal como um empreendedor?
Então saiba que o visto D2 é um tipo de visto voltado, justamente, para permitir essa facilidade aos brasileiros que desejam empreender no país lusitano.
Esse é uma modalidade de visto criada por Portugal para atrair investimentos de cidadãos estrangeiros, de modo a gerar riqueza no país e, também, mais empregos aos portugueses.
Em troca, o governo oferece a residência legal em território português, bem como os benefícios, tanto aqueles que ocorrem de forma direta como indireta, aos que optarem pelo visto D2.
Como funciona o visto D2?
O visto D2 é um visto especial criado pela legislação portuguesa que tem como objetivo, como foi dito, a atração de empreendedores estrangeiros ao país.
Assim, caso você tenha a intenção de abrir um negócio em Portugal, ou seja, iniciar uma “atividade investimento”, essa é uma ótima opção para conseguir morar no país legalmente.
Portanto, você precisa abrir uma empresa, seja ela de pequeno ou de médio porte, que tenha relevância não só econômica, mas também social e tecnológica, por exemplo, ao país lusitano.
Ao conseguir o visto D2, não só você, como também toda a sua família, terão direito à entrada e moradia legal em Portugal, o que enche os olhos de muitas pessoas.
Qual é o público-alvo do visto D2?
O público-alvo do visto D2, como já foi mencionado anteriormente, é composto por pessoas que tenham interesse em realizar uma atividade investimento em Portugal.
Se você já tem um negócio próprio no país e nunca realizou a requisição do visto, por falta de conhecimento sobre ele, então também faz parte do público-alvo do mesmo.
Leia também: Como obter a Cidadania Portuguesa
Quais são os documentos que você precisa enviar para requisitar o visto?
Depois de conhecer o que é e como funciona esse visto, a próxima dúvida comum de quem vai requisitá-lo é quais são os documentos necessários para isso.
Para pedir esse tipo de visto, você precisa enviar os seguintes documentos da empresa que foi constituída em Portugal:
- O plano de negócio (da empresa ou atividade investimento que pretende começar em Portugal)
- A certidão permanente
- O registro de constituição de sociedade
- A declaração de registro de início de atividade
- O extrato bancário com o saldo em conta
Já em relação ao requerente do visto D2, que no caso é você, é preciso enviar os seguintes documentos:
- Fotocópia dos comprovantes das suas habilitações, tanto acadêmicas quanto profissionais, que possui acompanhadas do seu curriculum vitae
- Declaração do próprio: uma declaração sua, assinada por você, em que explica os motivos do pedido dessa modalidade de visto, indicando o local de alojamento (o local definitivo ou provisório) e o período que pretende permanecer em Portugal
- O comprovante de que você possui meios de subsistência: os meios para subsistir em Portugal, durante o período em que irá permanecer no país, bem como a fotocópia da última declaração de imposto de renda
- Comprovante de alojamento ou moradia no país: carta-convite feito por residente legal em Portugal, reserva de hotel (mínimo de uma semana) ou comprovante de aluguel de imóvel
- Seguro médico internacional de viagem: com validade referente ao período em que você pretende permanecer em Portugal
- Atestado de antecedentes criminais: emitido pela Polícia Federal do Brasil
- Duas fotografias 3×4, que sejam coloridas e recentes
- Cópia simples do passaporte (página de identificação e folhas usadas), com validade superior a três meses
- Cópia simples da carteira de identidade
- Declaração se concorda em receber o passaporte pelo correio em sua residência
- Autorização SEF
- Declaração de ciência do fato de não dever viajar a Portugal sem o devido visto
Depois de ter todos os documentos em mãos, você deve dar entrada no pedido do visto D2, através do formulário do pedido de visto e o requerimento preenchido de forma integral (e pago).
A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior
Rotunno Cidadania: Saiba como pedir sua cidadania portuguesa
Se ao invés de pedir seu visto D2 você prefere fazer o pedido da cidadania portuguesa a que tem direito, conte conosco da Rotunno Cidadania.
Por meio da sua dupla cidadania, será bem mais fácil morar em Portugal, já que você será considerado como cidadão português.
Acesse nosso site e leia mais sobre Cidadania Portuguesa 2021 e entenda como funciona.
Conclusão
Como você viu, um dos vistos requisitados para quem deseja morar em Portugal é o visto D2, um dos mais comuns pedidos por brasileiros.
Neste texto, mostramos a você não só o que é esse visto, mas também como ele funciona e o que é preciso para requisitá-lo.
Leia também: Portugal incentiva imigrantes a morarem no interior!
Gostou do artigo de hoje sobre o visto D2 de Portugal?
Agora que você entendeu sobre o visto D2, leia também sobre os caminhos para estudar em Portugal.
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.