Visto EB americano, o que é e como tirar?

Vistos Americanos 22/05/2022
visto eb americano | Rotunno Cidadania

O Visto EB Americano, também conhecido como Green Card, é o documento que você precisa para conseguir viver nos Estados Unidos sendo um estrangeiro.

Segundo dados dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), cerca de 140 mil vistos dessa classificação são emitidos a cada ano. Ao todo, existem cinco categorias distintas para este visto, que serão explicadas abaixo.

Em síntese, Ele da oportunidade da pessoa nascida em outro país usurfruir dos direitos estabelecidos pelo governo dos EUA. Contudo, o outro principal benefício é transmitir este reconhecimento para seus familiares. Ou seja, filhos e cônjuges podem também ser elegíveis a viver e trabalhar em solo estadunidense.

 

Visto EB Americano

Conhecido como Visto de Imigrante Baseado em Emprego, ele dá a oportunidade para trabalhadores conseguirem um vínculo empregatício. Ademais, sem necessitar de um Documento de Autorização de Emprego.

Ainda assim, para o trâmite ser realizado, é preciso que exista um empregador interessado no seu trabalho e já tenha um contrato firmado com promessa de que a pessoa comece a trabalhar.

Confira a diferença de cada uma das cinco categorias:

 

Visto EB-1 (Emprego de Primeira Preferência)

Este é concedido apenas para trabalhadores de primeira preferência. Que nada mais que as pessoas que possuem grandes capacidades em sua área de profissão.

A capacidade pode vir de qualquer ramo, seja artes, negócios, educação, ou esportes. Aliás, pesquisadores e professores universitários geralmente conseguem o reconhecimento nesta categoria.

Uma constatação importante sobre o EB-1 é que as pessoas, sejam executivos ou gerentes de empresas americanas com sedes em outros países há pelo menos três anos, podem adquirir o visto.

 

Visto EB-2 (Emprego de Segunda Preferência)

Este é reservado para trabalhadores estrangeiros pós-graduados ou que tenham habilidades excepcionais em suas respectivas áreas.

Em resumo, neste visto você terá que provar que sua imigração trará algum benefício para os Estados Unidos, seja na economia, cultura ou educação.

Na EB-2, a pessoa também elimina que o empregador tenha interesse para solicitar o visto, além de só precisar preencher o formulário I-140 para a solicitação ser feita, e se aceita, receber o green card.

 

Visto EB-3 (Emprego de Terceira Preferência)

O Visto EB-3 é focado em trabalhadores qualificados que possuem no mínimo 2 anos de experiência no seu ramo. Além disso, pessoas com diploma no ensino superior também entram nesta categoria.

Existe também o visto EW-3, projetado para ajudar empregadores a trazerem certos trabalhadores não-qualificados e que tenham menos de 2 anos de experiência para os Estados Unidos.

Neste visto, os estrageiros precisam obter uma Certificação de Trabalho com o Departamento de Trabalho dos EUA. Segundo estatísticas do USCIS, esta é a categoria mais requerida pelas pessoas, com procura de 28,6 por cento.

 

Visto EB-4 (Emprego de Quarta Preferência)

Este talvez seja o visto mais específico da lista. Ele é focado para imigrantes especiais, designado para tradutores, trabalhadores religiosos, membros de organizações internacionais, radiofusores e funcionários aposentados da OTAN.

Com isso, acaba sendo o visto menos procurado da lista.

 

Visto EB-5 (Emprego de Quinta Preferência ou Visto de Investidor)

O visto EB-5 envolve mais a parte de investimentos, sendo assim uma categoria mais particular. Nela, os estrangeiros devem investir em uma empresa americana que possui cerca de dez empregados. O investimento deve estar na casa dos $ 500 mil. Contudo, a quantia pode mudar dependendo da região do país.

Outra opção que a USCIS oferece é que a pessoa invista na criação de uma entidade empresarial para receber a designação de ficar no país.

Este visto eb americano foi criado na década de 1990 para atrair aporter estrangeiros para a chegada de mais trabalhadores em solo estadunidense.

Cada região do mundo que é autorizada a ter esse visto pode apenas emitir até 700 deles.

 

Procurando tirar o visto?

Durante a leitura do texto, é possível notar que tirar o visto EB americano pode ser uma tarefa que demanda tempo e concentração por suas diferentes categorias.

Por isso, é recomendável ser auxiliado por uma empresa especialista em casos de imigração.

A Rotunno Immigration Solution & Business é uma dessas organizações que trabalha ajudando pessoas a tirar o visto americano. Se ficou curioso, entre em contato e faça seu orçamento.

Vamos conversar?

Nossos especialistas da Rotunno podem ajudar no seu processo de cidadania, de forma rápida e segura

Leia também outras notícias

  • Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país | Rotunno Cidadania Vistos Americanos

    Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país

    Leia mais

  • Visto EB-2 NIW - Principais dúvidas | Rotunno Cidadania Vistos Americanos

    Visto EB-2 NIW - Principais dúvidas

    Leia mais

  • EUA está cada vez mais perto de abrir portas para portugueses solicitarem vistos E-1 e E-2 | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    EUA está cada vez mais perto de abrir portas para portugueses solicitarem vistos E-1 e E-2

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.