Visto F1 e F2 para os EUA, quem pode se qualificar?

Vistos Americanos 03/11/2022
Visto F1 e F2 para os EUA, quem pode se qualificar? | Rotunno Cidadania

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, principalmente estudantes. Porém, entrar na terra do Tio Sam não é uma tarefa tão simples, já que o país exige visto para entrar. Para quem pretende colocar esse sonho em prática e deseja morar legalmente no país, o primeiro passo é conseguir o visto americano, e neste post iremos falar sobre dois tipos dele: Visto F1 e F2.

Leia e veja se você se qualifica!

Como tirar o visto americano?

Se você já tem o passaporte, deve primeiramente verificar a validade dele, no qual precisa estar valido a pelo menos seis meses para poder entrar nos Estados Unidos. O próximo passo é dar entrada no visto americano, e ele irá variar conforme o seu objetivo no país (estudos, trabalho, turismo etc.).

1 – Preencha o formulário DS-160

A primeira etapa do processo consiste no preenchimento do formulário DS-160, que está disponível na página do Departamento de Estado Americano. É um questionário longo, que normalmente demora mais de uma hora para ser respondido.

Você precisa anotar o número de sua Application ID no processo. Após o preenchimento das informações, será necessário responder questões sobre trabalho, educação se já visitou os EUA anteriormente, e antecedentes criminais. O site está todo no idioma inglês, mas basta posicionar o mouse sobre o texto, para traduzir para o português.

Vale lembrar que os documentos pedidos mudam dependendo de qual tipo de visto você deseja ter.

2 – Agende a entrevista

Em síntese, antes de enviar o formulário, você deve escolher em qual local realizará a entrevista. Em seguida, faça o agendamento da entrevista, que pode ser realizado pelo site ou pelo call center.

Recomenda-se fazer a solicitação com antecedência, pois a disponibilidade de datas varia muito. Se a entrevista for feita em família, até dez pessoas é possível marcá-la no mesmo horário, desde que cada um tenha seu formulário individual preenchido.

Solicitantes maiores de 65 anos e menores de 16 são dispensados da entrevista, no entanto podem ser convocados, caso o consulado ou embaixada julgar necessário.

Documentos para a entrevista:

  • Caso você já tenha visitado os Estados Unidos, deve levar o passaporte contendo o último visto do país.
  • Página de Confirmação do formulário DS-160;
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa;
  • Formulários complementares: estudantes devem levar o formulário I-20 ou DS-2019, fornecidos pela instituição de ensino, preenchidos e assinados;
  • Declaração de Imposto de Renda; 
  • Os últimos três contracheques;
  • Os últimos três extratos bancários, impressos das máquinas de autoatendimento;
  • Se o solicitante não estiver presente no CASV, é necessário levar uma foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, recente, tirada aprox. nos 6 meses anteriores e fundo branco. Se ele estiver presente, será feita uma foto digital no local. Para crianças com menos de dois anos que estejam solicitando o visto, é recomendável que os pais apresentem uma foto impressa.

3 – Coleta das impressões digitais

Compareça ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), portando seus documentos e comprovantes de pagamento antes da entrevista. Lá será feita a retirada das suas impressões digitais de todos os dedos da mão, e fotografaram seu rosto. Óculos não devem ser usados ao fazer a fotografia.

Visto americano F1

Se você deseja estudar nos EUA, o Visto F1 é dedicado para você!

Ademais, o visto F1 é direcionado a estudantes que são aprovados em alguma escola ou universidade estadunidense aprovada pelo Serviço de Imigração, que possui a permissão para produzir o formulário I-20 (formulário utilizado pelas instituições acadêmicas dos Estados Unidos que determina se a pessoa está apta para estudar no país ou não).

Para conseguir esse visto, o estudante deve comprovar se tem condições financeiras para se mantar no país sem precisar de um emprego, e se tem vínculos nos EUA para retornar ao final do curso.

Visto americano F2

Se o estudante deseja levar um acompanhante com ele para os Estados Unidos, o visto F2, é feito para isso.

O Visto F2 vem acompanhado do visto de estudante (F1), ele é necessário para a pessoa que deseja estar junto do estudante, como cônjuge e filhos menores para acompanhá-lo enquanto ele esteja estudando.

Nesse caso, os dependentes do estudante são elegíveis para o Visto F2, e assim como o estudante também não podem trabalhar.

No entanto, se o dependente quiser estudar inglês enquanto faz a sua estadia nos EUA, pode.

Se o visto for negado, posso solicitar novamente?

Se o visto for negado, você pode tentar novamente sem um tempo mínimo. Caso tenha acontecido um erro do DS que negou seu visto, você pode tentar novamente na semana seguinte.

Contudo, se houver negação do visto, você terá que pagar a taxa consular novamente, e o valor da empresa que irá fazer seu processo, caso tenha uma.

Ainda tem dúvidas sobre os vistos F1 e F2? A Rotunno Cidadania pode ajudar a tirar todas suas dúvidas.

Entre em contato e agende uma consultoria, para te ajudarmos com os tramites exigidos para a sua viagem!

Leia também outras notícias

  • Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país | Rotunno Cidadania Vistos Americanos

    Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país

    Leia mais

  • Visto EB-2 NIW - Principais dúvidas | Rotunno Cidadania Vistos Americanos

    Visto EB-2 NIW - Principais dúvidas

    Leia mais

  • EUA está cada vez mais perto de abrir portas para portugueses solicitarem vistos E-1 e E-2 | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    EUA está cada vez mais perto de abrir portas para portugueses solicitarem vistos E-1 e E-2

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.