Working Holiday: O que é e como funciona?

Diversos 17/01/2024
Jovem atuando como atendente através do Working Holiday. | Rotunno Cidadania

Se você está procurando uma oportunidade de trabalhar fora do Brasil enquanto descobre uma nova cultura, o Working Holiday ou visto férias-trabalho é uma maneira de realizar esse sonho.

 

Por isso, para te ajudar a transformá-lo em realidade, neste artigo te apresentaremos o que é o Working Holiday, quais países aceitam brasileiros nessas condições e como conseguir esse visto para trabalhar fora durante uma temporada.

 

Continue acompanhando e tenha uma ótima leitura!

 

Índice

 

O que é Working Holiday?

O Working Holiday é um visto que permite que você trabalhe em outro país durante um tempo determinado. Ele é diferente dos vistos de trabalho, porque esse período é bem mais curto e você ainda fica no país na condição de turista, ou seja, não contribuirá para o sistema de aposentadoria, por exemplo.

 

Ele é fruto de uma parceria entre países e tem o objetivo principal de promover oportunidades para a troca cultural. Sendo assim, há menos burocracias para consegui-lo do que outros tipos de visto.

 

Por esse motivo, o Working Holiday tem como público-alvo jovens adultos. A principal diferença deste visto para os outros é que ele não exige que você tenha um contrato de trabalho firmado ao chegar no país de destino. Também não é necessário comprovar matrícula em alguma instituição de estudo.

 

No entanto, existem outros requisitos, como por exemplo a comprovação de uma renda mínima que garanta que você tem condições de se manter no país durante a sua estadia. Alguns países também exigem que você tenha a passagem de regresso ao Brasil comprada.

 

Bom, menos burocracia e intercâmbio temporário parece vantajoso, não é mesmo? Saiba agora como funciona o Working Holiday!

 

Como funciona?

Em resumo, cada país possui suas próprias regras para emitir o visto de férias-trabalho. Essa informação pode ser encontrada nas páginas das embaixadas dos países de destino, junto de todos os passos do processo - que é feito de maneira on-line.

 

De modo geral, o processo de emissão envolve a inscrição, o envio da documentação, o pagamento de uma taxa e a realização de uma entrevista no consulado do país de destino.

 

Existem também alguns requisitos que você precisa cumprir e que dependem do país que você escolheu.

 

4 benefícios do Working Holiday

Os principais benefícios que uma experiência de Working Holiday pode te proporcionar são: vivenciar uma nova cultura e conhecer o mercado de trabalho internacional.

 

#01 Vivenciar novas culturas

 

Trabalhar em outro país é a melhor maneira de viver como um nativo, porque você pode experimentar o estilo de vida daqueles que vivem lá e não como um turista ou estudante. 

 

Dessa forma, você vai viver os feriados, as comemorações, os dias úteis e até mesmo entender o impacto das questões sociais e econômicas daquele país na pele. Uma experiência completa como nativo.

 

#02 Criar novas conexões

Além de vivenciar novas culturas, o Working Holiday te permite conhecer novas pessoas no trabalho e fazer conexões valiosas. Você com certeza não será o único estrangeiro naquelas condições e, por isso, poderá aproveitar para expandir sua rede de contatos.

 

Além disso, também é possível estabelecer algum tipo de relacionamento profissional com os seus contratantes e, se for da sua vontade, estender a sua estadia em um outro momento, com outro tipo de visto.

 

#03 Aprendizados pessoais

A verdade é que qualquer oportunidade de trabalho sempre proporciona grandes aprendizados. No entanto, fazer isso fora do país te oferecerá aprendizado em dobro.

 

Isso porque, além das já conhecidas adaptações profissionais em um novo trabalho, você ainda terá que superar a barreira da comunicação, da cultura e muitas vezes a do clima também. Com certeza você desenvolverá habilidades muito valiosas para adicionar ao seu currículo.

 

Sendo assim, trabalhar em outro país por meio do Working Holiday é um intercâmbio muito valioso de culturas, ideias e aprendizados.

 

#04 Desenvolvimento profissional

Por fim, depois de todo o aprendizado pessoal, ainda existe o aprendizado profissional. Este é adquirido trabalhando em um mercado diferente do seu, no exterior. Mesmo que seja na mesma área, as diferenças culturais podem mudar completamente a atuação de um profissional.

 

Essas diferenças podem ser extremamente benéficas, porque é indo até a fronteira do que conhecemos que incorporamos novos signos e as inovações acontecem.


Com certeza essa é uma ótima maneira de agregar ao seu currículo profissional ou até mesmo começar uma carreira no exterior.

 

Jovem realizando sua aplicação para Working Holiday.

 

Como fazer sua aplicação?

O processo de aplicação para o Working Holiday geralmente envolve inscrição pelo site da embaixada do país, envio de documentação, pagamento de uma taxa e entrevista no consulado.

 

Cada país possui a sua norma e elas variam conforme o país de origem, uma vez que esse visto é fruto de uma parceria específica entre duas nações. Confira a seguir o passo a passo da aplicação para o visto de férias-trabalho.

 

Quais são os requisitos?

De maneira geral, todos os requisitos que os países exigem para emitir o visto de férias-trabalho são:

  • ter entre 18 e 30 anos (com exceção do Canadá, cuja faixa etária permitida é de 16 a 35 anos);
  • liberação médica aprovando que você não faz nenhum tratamento;
  • algum tipo de comprovação de renda que garanta que você tem condições de se manter no país durante o tempo do visto, independente do seu trabalho;
  • a passagem de volta;
  • uma ficha criminal limpa;
  • seguro saúde;
  • ser a primeira vez que você emite um Working Holiday Visa;
  • passaporte brasileiro válido por todo o tempo da estadia;
  • não levar o cônjuge e dependentes consigo.

 

Quanto custa?

O custo da emissão depende do país. Esse valor pode ser encontrado nos sites das embaixadas, mas trouxemos as taxas dos destinos mais procurados, com valores atualizados de 2023. Confira:

  • Canadá: CAD 255;
  • Nova Zelândia: NZD 455;
  • Austrália: AUD 510;
  • Alemanha: EUR 75;
  • França: gratuito, mas exige que você comprove possuir EUR 2.500 para a sua própria manutenção no país e também o dinheiro disponível para comprar a passagem aérea de retorno para o Brasil.

 

Quanto tempo dura?

O visto de férias-trabalho normalmente permite que você permaneça no país por até 12 meses. No caso do Canadá, essa permissão pode se estender por até 24 meses.

 

Quais os melhores destinos?

Alguns países que emitem o visto de férias-trabalho para brasileiros são o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, a Alemanha e a França. 

 

Aqui, destacamos a Austrália que permite uma estadia de até 1 ano e exige que você estude 4 meses de inglês no próprio país além da procura pelo trabalho. Esse ponto pode ser bastante benéfico para você que quer aprimorar o idioma.

 

Afinal, Working Holiday vale a pena?

A decisão de tentar emitir um visto de férias-trabalho depende de vários fatores. Entre eles, objetivos pessoais, situação financeira e disponibilidade de tempo.

 

Ou seja, se o seu objetivo é viver em um país estrangeiro para experimentar uma nova cultura e ganhar experiência de trabalho internacional, o Working Holiday com certeza vale a pena.

 

Mas é preciso saber que o visto exige algum tipo de investimento financeiro. Por isso é importante avaliar a situação das suas finanças antes de tomar essa decisão. Ainda, considere as oportunidades de trabalho no país de destino e o custo de vida que você terá que arcar durante a sua estadia.

 

Sendo assim, um visto de férias-trabalho vale muito a pena quando você está procurando por experiência de vida e trabalho em um país estrangeiro, atende os requisitos para se candidatar ao visto e pode custear os seus gastos.

 

Porém, vale ressaltar que é crucial realizar uma pesquisa detalhada e planejar cuidadosamente antes de tomar essa decisão.

 

Conclusão

Em resumo, o Working Holiday é um visto que oferece a oportunidade de trabalhar de 12 a 24 meses em outro país. Essa experiência pode ser muito enriquecedora se você atender todos os requisitos e for capaz de arcar com os custos da sua estadia, porque você pode se desenvolver tanto no campo pessoal quanto no profissional.

 

Para tornar esse sonho realidade, pesquise todos os detalhes da emissão do visto e planeje o processo antes mesmo de começar, para que você tome essa decisão com clareza das situações.


Se você ficou interessado, uma assessoria especializada pode te ajudar a planejar esse passo na sua vida. Entre no nosso blog e saiba mais sobre o tema!

Leia também outras notícias

  • Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento? | Rotunno Cidadania Diversos

    Dupla cidadania na pandemia é um bom investimento?

    Leia mais

  • Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo | Rotunno Cidadania Diversos

    Como validar diploma brasileiro em Portugal, nos EUA e Canadá. Guia Completo

    Leia mais

  • Morar na Alemanha: Conheça as vantagens | Rotunno Cidadania Diversos

    Morar na Alemanha: Conheça as vantagens

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.