Como saber se tenho descendência portuguesa?

Como saber se tenho descendência portuguesa? | Rotunno Cidadania
Como saber se tenho descendência portuguesa? Descobrir, muitas vezes, um bisavô ou um trisavô português, por mais que o processo seja um pouco mais complexo, é uma chama de esperança que se acende em busca da dupla cidadania. Ter cidadania portuguesa significa ter os mesmos direitos que qualquer cidadão português, para poder viver na Europa, locomover-se e trabalhar no país sem preocupar-se com fatores que os brasileiros precisam conviver normalmente. Sendo assim, esse artigo tem o intuito de lhe mostrar como saber se você tem descendência portuguesa, seja qual for o grau de parentesco com o ascendente português. Conhecendo uma possível origem portuguesa, você poderá, a partir daí, começar a dar entrada no processo para requerimento para ser um cidadão português. Quer saber mais sobre o tema? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!

Descendência portuguesa: Como saber se você a tem?

A presença de portugueses no Brasil se dá desde a época da colonização, ainda no século XVI, mas há muitos portugueses que imigraram para o país já em tempos mais recentes, inclusive depois dos anos de 1830. Isso garante que há muitos brasileiros que ainda possuem laços próximos com ascendentes portugueses, sejam eles trisavôs, bisavôs ou avôs. Descobrindo se algum deles possui nacionalidade portuguesa, isso abre uma grande porta para que você possa pedir a sua cidadania portuguesa. Mas como saber se você tem algum ascendente português? Há algumas formas de descobrir isso, como você verá a seguir!

descendência portuguesa

Busque pela sua árvore genealógica

Essa é uma busca mais simples, já que você pode contar com o auxílio de parentes ainda vivos, como pais, avôs e, em alguns casos, dependendo da sua idade, até mesmo bisavôs. Por meio deles, você pode ir construindo sua própria árvore genealógica, anotando nomes, data e local de nascimento dos seus pais, avôs, bisavôs e trisavôs. Quanto mais informações corretas você tiver, maiores as chances de saber se você realmente possui alguma descendência portuguesa até um determinado grau. Transfira dinheiro Online. Envie através da TransferWise, a forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior

Busque informações em cartórios

Para conseguir informações sobre o passado, nada melhor do que ir a cartórios, que guardam importantes documentos de registros sobre pessoas. Muitos cartórios brasileiros permitem que se façam buscas de forma online em seus arquivos, mas naqueles em que isso não for possível, a dica é visita-los pessoalmente ou contratar uma empresa especializada em busca de documentos. Você deve analisar as certidões de nascimentos e, também, de casamentos, pois eles são sempre requisitados no processo de cidadania portuguesa, e é por meio deles que se pode descobrir sua descendência de um nacional português. Se encontrar informações que comprovem que você possui descendência portuguesa, no próprio cartório já é possível solicitar os documentos para dar entrada no processo de requerimento.

Há sites que auxiliam na busca de imigrantes com descendência portuguesa no Brasil

Na internet, você pode encontrar sites que auxiliam na busca de imigrantes portugueses para o Brasil, a partir dos anos 30 do século XIX. Esses sites possuem acervos de documentos, que no caso são os passaportes dos imigrantes, presentes nesses locais da internet. Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Até mesmo em grupos específicos de Facebook, que tratam sobre famílias portuguesas, há informações relevantes sobre antepassados portugueses que migraram para o Brasil. Fazendo boas buscas, você é capaz de encontrar as informações necessárias para saber se possui descendência portuguesa e se pode pedir a sua cidadania. Você também pode ler mais sobre quem tem direito à cidadania portuguesa, o que irá ajudar a entender as suas possibilidades de se tornar um cidadão português.

Conclusão

Como você viu, o Brasil possui uma grande relação com Portugal desde a época da colonização, e em diversos outros períodos de imigração portuguesa para o nosso país desde então. Neste texto, você viu como há muitos brasileiros que possuem descendência portuguesa, mas muitos sequer sabem disso e perdem a chance de ter o direito à cidadania de Portugal. Para saber mais sobre o tema, leia também o Guia completo para conseguir a cidadania portuguesa. Gostou do artigo de hoje sobre o descendência portuguesa? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Leia também outras notícias

  • Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior

    Leia mais

  • Retificações documentais no processo de cidadania  - o que fazer? | Rotunno Cidadania Cidadania Italiana

    Retificações documentais no processo de cidadania - o que fazer?

    Leia mais

  • Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA | Rotunno Cidadania Cidadania Portuguesa

    Visto de negócios para portugueses é aprovado pela Comissão Judiciária dos EUA

    Leia mais

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.