Estados Unidos impõe restrição para entrada de brasileiros no país
Leia mais
Quem está planejando uma viagem para a América do Norte em 2022, precisa saber como tirar o visto para os Estados Unidos. São necessários alguns documentos para realizar o processo.
No post de hoje veremos como tirar o visto EUA em 2022, para poder enfim realizar sua viagem, e quais documentos são necessários.
Jeff Zients, coordenador da Casa Branca, comunicou que os brasileiros têm a entrada no país permitida a partir de novembro. A liberação é válida somente para cidadão que estiverem com o sistema de imunização completo. Ou seja, a entrada só é permitida com o comprovante de vacinação e teste de covid-19 negativo – o teste precisa ser feito três dias antes do embarque.
Para tirar o visto americano é preciso fazer uma solicitação online e preencher os documentos DS-160 Visto Americano. Depois disso, é preciso levar toda a documentação até um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Os documentos são:
Para a entrevista, é necessário levar alguns documentos que comprovem o vínculo com o Brasil. Um dos motivos para a entrevista é ter certeza de que o cidadão não vai viver de forma ilegal nos Estados Unidos.
Se a Embaixada ou Consulado achar que seu vínculo com o Brasil não é forte, a solicitação do visto poderá ser recusada. Os documentos que devem ser apresentados são:
É indicado levar na entrevista também:
O visto de turista pode ter validade de, em média, 10 anos. Porém, somente o visto não é garantia de entrada nos EUA, mas permite ir até a uma fronteira e solicitar a entrada no mesmo. Na imigração, o período de permanência nos Estados Unidos recebido, pode chegar a 6 meses.
O prazo para retornar será definido pelo tempo de permanência e não pela validade do visto em si, já que ela serve somente para a entrada no país. Se o seu tipo de visto permitir, é possível solicitar a renovação e estender a estadia nos EUA.
Os tipos de vistos válidos para os Estados Unidos são:
Não é válido para trabalho. Esse visto só é emitido quando há a garantia de que nenhum trabalhador americano vá correr o risco de perder o emprego com a visita e que não vai ter nenhum tipo de remuneração por meio de fonte americana.
Esse visto não permite estudar nem trabalhar no país. Seu tempo de duração é de 10 anos, com tempo de permanência de 6 meses.
Os cidadãos que estão apenas de passagem pelos EUA precisam desse tipo de visto.
É um visto para estudantes admitidos em uma instituição escolar que foi aprovada pelo Serviço de Imigração. O estudante precisa comprovar que tem vínculos com o país de origem, além de comprovar sua situação financeira, já que ele não pode trabalhar nos EUA.
Esse visto não se aplica para intercambistas que vão realizar um curso de curto tempo de duração nos EUA. Quem solicitar esse visto pode ser estudante de pós-graduação, graduados em medicina, docentes temporários e profissionais estagiários.
É um visto para estudantes que tem como finalidade frequentar uma universidade ou uma instituição acadêmica no país.
Os vistos tipo B1/B2, C1/D. F, M e J não necessitam de petição, assim, a taxa de solicitação é, em média, US$ 160.
O pagamento pode ser realizado através do cartão de crédito no próprio site de agendamento, em dinheiro através do banco Citibank ou até mesmo por boleto bancário. Em algumas cidades brasileiras, é cobrada uma taxa no Consulado americano para entregar o passaporte, essa taxa não está inclusa no valor.
Esse valor é o mesmo para viagens em trânsito pelos EUA, para visitantes de intercâmbio, estudantes acadêmicos ou até mesmo para tratamento médico.
Para o visto americano de trabalho, o valor sobe para US$ 190. É muito importante dizer que as taxas pagas não possuem reembolso, caso o visto seja negado. Elas também possuem uma validade de um ano para a solicitação da entrevista presencial.
Nas cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, o processo de retirar o visto acontece em apenas dois dias. O primeiro passo é ir até o CASV para tirar a foto oficial e coletar as impressões digitais. Esse procedimento leva, por volta de, 15 a 20 minutos.
Já no segundo dia é quando acontece a entrevista oficial de imigração, no Consulado Americano. O oficial vai fazer algumas perguntas para entender qual seu propósito com a viagem para o exterior.
É bem comum que a solicitação do visto seja negada. Os motivos, no entanto, podem não ser revelados pelo agente do Consulado, mas eles costumam ser por informações incompletas, comunicação confusa, falta de organização dos documentos, entre outros. Por isso, contar uma assessoria especializada em vistos americanos é recomendada.
A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter dupla cidadania ou requerer algum vistos, entre em contato com nossa equipe para encontrar o melhor caminho.
[:it]
<!-- w