Cidadania Portuguesa por casamento. Como funciona o processo?

Cidadania portuguesa por casamento

Muitos brasileiros dão entrada, anualmente, no requerimento para tornar-se cidadãos portugueses, e uma das formas pelas quais isso é possível é através da cidadania portuguesa por casamento.

Pessoas que se casam com portugueses possuem o direito de conseguir a dupla cidadania por casamento, mas você sabe exatamente como esse processo funciona?

Para aqueles que possuem um cônjuge português e querem saber mais sobre como dar entrada no pedido de cidadania, esse artigo irá mostrar o funcionamento do mesmo.

Quer conhecer tudo sobre o tema? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!

Cidadania portuguesa por casamento: Como funciona o processo?

A cidadania portuguesa por casamento é uma das formas pelas quais é possível tornar-se um cidadão português, passando a usufruir de todos os benefícios de um passaporte europeu.

Em 2018, houve uma alteração na lei da cidadania portuguesa, aprovada pelo governo do país, de modo a não só ampliar o direto a cidadania para mais pessoas, como também deixar o processo mais rápido e ágil.

O direito de ter a cidadania portuguesa por casamento, pela lei 37/81, diz que aqueles que são estrangeiros e são casados com nacional português há 3 anos ou mais podem tornar-se cidadãos portugueses.

Assim, caso você seja casado com um português ou uma portuguesa originária, possui o direito de pedir a dupla cidadania, desde que o matrimônio tenha, pelo menos, 3 anos.

Além disso, caso o mesmo venha a ser anulado ou considerado nulo, você não irá perder a cidadania portuguesa que adquiriu.

Há, entretanto, um porém a mais no pedido de cidadania por casamento, relacionado com a data em que o matrimônio foi realizado.

Cidadania Portuguesa por casamento

Cidadania por casamento: antes e depois de 03/10/1981

Caso você tenha se casado com um nacional português antes do dia 03/10/1981, sendo do sexo feminino, há o direito à cidadania portuguesa sem a necessidade de comprovação de vínculos com Portugal.

Por outro lado, se o matrimônio foi realizado após o dia 03/10/1981, é preciso algumas comprovações de critérios estabelecidos, para requentes de ambos os sexos, que são:

  • O casamento, em primeiro lugar, precisa já ter completado 3 anos no momento do pedido da cidadania
  • Que o requerente atenda às exigências impostas pela Lei da Nacionalidade (caso o requerente e o nacional português possuam filhos com nacionalidade portuguesa, não há oposição à aquisição de nacionalidade)
  • Que o requerente possua laços de ligação efetiva com a comunidade portuguesa

Vistas essas condições para a requisição do pedido de cidadania portuguesa por casamento, é hora de conhecer quais os documentos necessários para o processo.

Transfira dinheiro Online. Envie através da TransferWise, a forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior

Documentos necessários para cidadania portuguesa por casamento

No processo de dupla cidadania portuguesa por casamento, é necessário estar em posse de alguns documentos que serão requisitados, inclusive comprobatórios, como a certidão de casamento.

Assim, você precisará ter em mãos e apresentar a seguinte documentação:

  • Certidão de nascimento do requerente, emitida há menos de 1 ano, original e apostilada
  • Certidão de nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente
  • Atestado de antecedentes criminais do Brasil do requerente
  • Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG) do requerente
  • Atestado de antecedentes criminais de todos os países que o requerente tenha morado, não importa o tempo decorrido, após completar 16 anos
  • Requerimento preenchido, dirigido ao Ministro da Justiça, com assinatura do requerente que deve ser reconhecida em Cartório e, depois, ser devidamente apostilada
  • Documentos que possam contribuir para comprovar a ligação do requerente com a comunidade nacional portuguesa

Leia também sobre as vantagens de se obter Cidadania Portuguesa para filho direto.

Assessoria para o processo de dupla cidadania por casamento

Para você que está pensando em fazer o pedido para o processo de dupla cidadania por casamento e não deseja realiza-lo sozinho, a melhor opção é contratar uma empresa para lhe assessorar.

A Rotunno Cidadania é uma empresa que presta serviços de processos imigratórios e possui muita experiência nesse mercado, portanto, é uma ótima opção para quem deseja tornar-se um cidadão português de forma garantida.

Conclusão

Como você viu, uma das formas para se dar entrada no processo de cidadania portuguesa é por meio do casamento com natural português.

Neste texto, você pôde conhecer mais sobre como funciona o processo, bem como a documentação necessária para apresentar na abertura do requerimento.

Se você quer saber mais sobre, leia também: Quem tem direito à cidadania portuguesa.

Gostou do artigo de hoje sobre como funciona o processo de cidadania portuguesa por casamento?

Se você deseja morar em Portugal e leia mais sobre os caminhos para estudar em Portugal.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira