Portugal incentiva imigrantes a morarem em cidades do interior
Leia mais
A colonização do Brasil por Portugal criou uma grande relação entre os dois países, que dura até hoje, tendo muitos brasileiros algum ascendente português, o que facilita a cidadania portuguesa para filho e neto, por exemplo.
Se você é filho de português, então a facilidade para a obtenção da cidadania portuguesa é muito maior, já que não há poucos riscos de se obter indeferimento no pedido.
Sendo assim, esse artigo tem o objetivo de mostrar um pouco mais sobre como conseguir a dupla cidadania portuguesa para filho direto.
Quer sabe tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
Para tornar-se cidadão português, há diversas opções, visto que os estreitos laços entre Brasil e Portugal, desde a época da colonização, o permitem.
Uma pergunta comum que surge é: Quem tem direito à cidadania portuguesa?
Desde filhos até trinetos de portugueses possuem o direito de requisitar a dupla cidadania para tornam-se cidadãos de Portugal.
Além disso, há ainda as opções de se pedir a cidadania portuguesa por meio do casamento ou mesmo por tempo de residência em Portugal, que deve ser de, pelo menos, 5 anos (que podem ser corridos ou intercalados).
Dentre todas essas opções, não há dúvidas de que a obtenção da cidadania portuguesa para filho direto é uma das mais vantajosas que existe, e mais fácil de ser conseguida (deferida).
A forma mais barata e rápida de enviar dinheiro para o exterior. Junte-se a TransferWise
Se você é filho de português ou portugueses, as chances de conseguir a dupla cidadania são de, praticamente, 100%, já que dificilmente o pedido é indeferido.
Assim, por conta do jus sanguini ou direito de sangue, você tem a garantia de que poderá se tornar um cidadão português, o que não é tão simples para netos, bisnetos e trinetos de portugueses.
Outra vantagem de ser filho direto de português para obter cidadania portuguesa é que o pai ou a mãe do requerente não precisa ter nascido em Portugal, ou seja, também pode ser português por atribuição.
Isso significa que se um de seus pais não nasceu em território português e solicitou a cidadania portuguesa diretamente do Brasil, ainda assim o filho terá direito à ser um cidadão português.
Além disso, para fazer o pedido de requerimento da cidadania portuguesa, o parente que lhe concede o direito a ela, o pai ou a mãe, não precisa estar vivo para que o processo possa ter andamento.
Não ter que comprovar os laços com a comunidade portuguesa é também uma outra importante vantagem de ser descendente de português como filho direto.
Sendo assim, dá para notar como os filhos de portugueses possuem uma facilidade muito maior para conseguir a sua dupla cidadania.
Para quem é filho de português, é preciso de alguns documentos para comprovar os laços familiares a serem apresentados na abertura do processo de cidadania.
Esses documentos são:
Para você que é filho direto de português e pretende fazer o requerimento do pedido de dupla cidadania portuguesa, uma dica é contar com uma empresa especializada.
Com a Rottuno Cidadania, que oferece os melhores serviços consulares para pedidos de cidadania de outros países, você garante que toda a sua documentação estará dentro do exigido, o que irá garantir um processo célere.
Ela ajuda o requerente à cidadania em todos os processos, por meio da assessoria jurídica especializada.
Acesse o site da Rotunno e saiba mais sobre ela: https://rotunnocidadania.com.br/.
Como você viu, os filhos diretos de portugueses possuem diversas vantagens no momento de realizar o processo para pedir a cidadania portuguesa, como a garantia de que o mesmo não será indeferido.
Neste texto, você ainda pôde ver os documentos necessários para requisitar a cidadania portuguesa como filho de português, bem como a Rotunno pode lhe auxiliar nesse processo.
Leia também o Guia completo para conseguir a cidadania portuguesa para saber tudo sobre esse importante tema.
Gostou do artigo de hoje sobre as vantagens de se obter a cidadania portuguesa para filhos direto?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.